9 hábitos tóxicos dos seus 20 anos que estão sabotando o seu corpo

Aprender a amar o seu corpo significa que você sabe a importância que ele tem. Por isso hábitos tóxicos ou que machuquem o seu corpo perdem a força, certo? Ainda assim, você vai ficar surpresa com quantas atividades dessas você pegou o costume de fazer durante os seus 20 anos, sem saber o quanto isso afeta a saúde do seu corpo como um todo.
E isso vai além do básico: fazer exames preventivos com uma certa frequência (pelo menos uma vez no ano, né?) e evitar bebidas em excesso e cigarros. São pequenas coisas do dia a dia que, com certeza, afetam a relação que você tem com o seu corpo e como ele vai – com o perdão da palavra – deteriorando com o tempo. São hábitos tóxicos para você riscar da sua rotina imediatamente!
Vale a pena você usar essa lista para rever como passa os seus dias e ligar essas mudanças com um movimento de autoconhecimento e cuidado – adotar hábitos saudáveis é, sim, uma forma de gentileza consigo mesma, entende?
1.Dormir muito pouco
Tudo bem, não é toda noite que você consegue dormir as 8 horas completas. A gente entende que entre trabalhos da faculdade, TCC, estágios e as baladas de fim de semana, fica difícil manter uma rotina de sono saudável. Porém, dormir muito pouco afeta o seu sistema imunológico, níveis de hormônios, o seu humor e acaba com a concentração. Por mais que seja difícil, tente criar o hábito de dormir um mínimo de 6 horas todas as noites. Você vai agradecer no futuro.
2.Comer fast food várias vezes na semana
É super válido você colocar o pé na jaca de vez em quando e comer todo o fast food que ver pela frente, encher o estômago de batatinhas do McDonald’s e de muffins gostosos no Starbucks. Mas isso tem um preço: toda essa comida processada não faz bem para o seu corpo, tem altos níveis de gordura e poucos nutrientes. O ideal é lembrar de comer a cada três horas e manter uma alimentação saudável: reserve um dia da semana para comer tudo o que quiser e, se possível, faça um acompanhamento nutricional para saber o que você precisa comer para ficar com o corpo saudável e funcionando direitinho.
3.Ficar queimada de sol algumas vezes durante o verão
O sol é maravilhoso – e muitas vezes é usado como tratamento para depressão, sabia? Mas se deixar queimar com frequência é um veneno para a pele. O câncer surge assim, de pequenos descuidos acumulados como tempo. O ideal é passar o protetor solar todos os dias – mesmo quando não faz sol e você fica em um escritório o dia inteiro. As luzes fluorescentes mancham a pele e podem causar danos também.
4.Não tomar água o suficiente
O nosso corpo é feito por água, em grande parte. Se você não bebe o suficiente, é óbvio que isso vai aparecer na sua pele, cabelo e até na forma como o seu corpo funciona. Beber águas ajuda na manutenção dos rins, limpa toxinas do corpo, ativa a memória e melhora a condição de juntas e músculos. Leve uma garrafinha com você a todo momento e tente tomar dois litros de água por dia.
5.Pular o café da manhã
Dizem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia por um motivo: ele é a primeira dose de energia que o seu corpo recebe. Depois de passar horas em jejum, é muito importante comer um café da manhã saudável para evitar que você passe o dia com fome e coma mais do que o necessário em outras refeições – como o almoço ou jantar. Se você não tem esse hábito, tente pelo menos acordar uns minutinhos antes para comer uma fruta.
6.Transar sem camisinha
Muita gente diz que transar sem camisinha é mil vezes melhor – e isso pode até ser verdade – mas os perigos disso são muitos. O principal, claro, é você pegar doenças sexualmente transmissíveis do parceiro. Por mais que seja ‘um saco’, sempre peça para o cara colocar a camisinha antes da transa. E se ele falar que não tem uma, tenha certeza de ter uma na bolsa.
7.Dormir sem tirar a maquiagem
Quer ver a sua pele sofrer? Durma com maquiagem. Esquecer de tirar aquele olho esfumado de balada uma vez ou outra é normal, muitas de nós já passamos por isso. Mas esse é um daqueles hábitos tóxicos que destroem a pele muito rápido: ela envelhece precocemente, enche de espinhas e cravos e ainda colabora para a oleosidade. Tente lembrar de sempre usar um demaquilante e lavar o rosto antes de dormir.
8.Usar o celular na cama (com o quarto escuro)
Difícil, eu sei. Mas a luz azul que sai da tela do seu celular ou computador machucam demais a sua pele. Além de causar manchas, essa luminosidade afeta o seu ciclo de sono e você dorme menos e pior por conta dessa exposição. Na hora de deitar, fique longe das telinhas, ok? Tente passar no mínimo meia hora longe do celular antes de dormir.
9.Não deixar espaço na sua rotina para desestressar
Todo mundo precisa desestressar de tempos em tempos. E por ‘desestressar’ a gente não quer dizer passar o dia assistindo séries deitada no quarto, mas movimentando o corpo de alguma maneira para aliviar a tensão e o estresse. Fazer exercícios físicos regularmente é essencial para o seu corpo e a sua mente – é o melhor remédio contra o estresse, sabia? E tudo bem se você não quiser virar uma musa fitness, mas você pode tirar uma hora na semana para caminhar no parque, andar de bicicleta ou fazer alguma coisa que ajude esse processo todo, sabe?
Imagem: Reprodução / Legalmente Loira