O que você procura?

A ocasião era um evento para profissionais que precisavam se motivar na realização de suas metas. O tema era desenvolvimento pessoal e a palestrante era eu. Até que, inesperadamente, fui surpreendida por uma pergunta fora do script. Talvez alguma palavra que falei tenha desencadeado reflexões éticas e introspectivas na plateia, pois fui solicitada para definir o que é honestidade, uma virtude tão rara de se encontrar hoje em dia em nosso contexto cultural.

Diante de tantas polêmicas, discussões e opiniões partidárias divergentes….

… parece que perdemos o conceito do que é ser honesto na prática.

honestidade

Pensei nas palavras que poderiam definir o conceito, mas a primeira lembrança que tive foi a imagem do rosto do meu pai. Não é corujice de filha, acredito que todas as pessoas que o conhecem também lembrariam dele.

João, vulgo meu pai, é um verdadeiro homem de honra, mas não vou escrever provas e exemplos disto. São muitas histórias que presenciei e testemunhei de que “o combinado não sai caro” e que “a palavra é mais importante do que a assinatura”. Entretanto, não foi sua conduta com familiares, vizinhos ou colegas de trabalho que me fizeram admirar e aprender estes valores.

Aprendi o que é honestidade, lealdade e fidelidade observando o exemplo do meu pai que sempre praticou demasiadamente essas virtudes comigo e me convenceu de que viver assim é a melhor escolha, como também a mais fácil. Ele combina e cumpre sem atrasar, falhar ou titubear.

Para mim, honestidade é ser responsável por aquilo que se comprometeu com os outros ou consigo mesmo, agindo conforme suas crenças e valores.

Afinal, somos livres para escolher onde queremos depositar nossas qualidades.

Não tenho a intenção de me estender falando sobre o Sr. João. Apenas citei seu exemplo para afirmar de que o único jeito de formarmos filhos honestos, leais e fiéis é nos tornarmos realmente honestos, leais e fiéis todos os dias e com todas as pessoas. As crianças estão por toda parte e, apesar de não ouvirem tudo o que falamos, elas nos observam o tempo todo. Por isto, se torne o adulto que você quer que o seu filho seja e se ele desviar o caminho (porque os pais não são sempre os culpados), você fez o seu papel honestamente como acreditou ser o melhor para ele.

Diante da tragédia diária que acompanhamos em nosso sistema nacionalmente corrupto, só penso em uma solução:

nos conscientizarmos de que será um de nós o pai ou a mãe do próximo presidente(presidenta).

honestidade

O exemplo que seu filho está recebendo hoje poderá influenciar na conduta dele com todos nós, que seremos seus eleitores, pacientes, clientes, alunos, entre outros. Não vale disfarçar e ser infrator quando a criança não está vendo. Ela está te observando em turno integral, acredite. Eu mesma já peguei meu pai no flagra diversas vezes e, em todas elas, ele estava sendo honesto.

Por isto, nós, cidadãos de bem, devemos parar de perder forças nos separando por ideologias políticas. Os bons precisam se unir para que acima de partidos esteja a honra do sujeito. Atualmente, vejo as pessoas que deveriam estar no mesmo time desfazendo amizades e entrando em conflito em nome de partidos políticos, quando na verdade todas querem a mesma coisa: um país honesto. Enquanto os bons não se juntarem, os maus irão continuar fingindo estarem separados e ganhando cada dia mais expressividade, enquanto os justos discutem qual deles apresenta a pior conduta.

E você é de qual tribo? Seja do bloco da honestidade!

Imagem: Reprodução / House of Cards


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)