O que você procura?

2017 está chegando ao fim e você percebe aquela sensação de frustração profissional. O mínimo que passa pela sua cabeça é como você pode melhorar a sua vida profissional em 2018. Olhando assim, parece impossível: a pressão é grande demais e a gente nunca sabe o que vai acontecer.

Porém, existem maneiras de você melhorar a sua vida profissional sem precisar de grandes mudanças de carreira (se você não quiser, claro). Mas muito da nossa sensação de frustração em relação ao trabalho aparece porque a gente fica num conflito constante sobre qual é a nossa meta – e até perde ela de vista no meio de todas as cobranças.

Por isso, o primeiro passo para essa melhora é você saber exatamente qual é a sua meta profissional e ter a certeza de que tudo o que você fizer no seu dia a dia é uma forma de andar um passo nessa direção. Se você quer se tornar gerente da sua área, então fazer cada função da sua posição atual muito bem é trabalhar por essa meta, entende?

No mais, pense nas ideias a seguir para melhorar a sua vida profissional em 2018:

1.Saiba a hora de descansar

Para um primeiro ponto, isso parece estranho, certo? É, a gente sabe. Mas é que assim, se você só pensar em trabalho o tempo inteiro e no que fazer para melhorar a sua vida profissional 24 horas por dia, você vai se sentir frustrada, cansada e sem energia para fazer o que você precisa para atingir a sua meta. Então, saiba a hora de descansar. Preste atenção no que o seu corpo está dizendo, aproveite os finais de semana livres para, de fato, ficar longe de trabalho e tire alguns dias de folga de tempos em tempos para recuperar as energias – pode ser um feriado prolongado ou uma semana de férias. Mas dê tempo para descansar a cabeça, renovar as energias criativas e voltar com força total para fazer o que você sonha.

2.Organize-se

Não adianta: se tem uma coisa que a gente aprendeu em 2017 é a importância de ser organizada. Quer você use um bullet journal, quer você seja adepta dos aplicativos de organização, é importantíssimo você ter alguma forma de acompanhar os seus prazos de entrega e eventos importantes do trabalho. Ser organizada não é só um hábito bom de ter na vida como um todo, mas uma maneira de você diminuir o estresse no trabalho e não se sentir (tão) sobrecarregada.

como melhorar a vida profissional

Foto: StockSnap

3.Faça um curso

Pode ser uma pós-graduação, um curso de algumas semanas ou um workshop de 2 dois dias. Mas faça algum tipo de curso para você se atualizar na área e saber o que está rolando de novo na sua profissão. Acredite se quiser, esse pode ser um verdadeiro motivador para você ver a sua situação por uma outra perspectiva, atualizar a forma como você trabalha e ainda investir num bom networking.

4.Converse com outras pessoas da sua área

Falando em networking, uma forma de você ter uma visão maior de como as coisas funcionam na sua área é buscando conversar com quem está ali. Às vezes, a gente fica tão perdida nas próprias tarefas que esquece que não somos a única pessoa no mundo trabalhando com contabilidade ou advocacia, por exemplo. Ou seja, abra a sua mente e converse com outras pessoas da sua área. Peça conselhos, troque figurinhas, descubra outros modos de lidar com as cobranças. Essa é uma receita 100% sem falhas para você melhorar a sua vida profissional, porque mostra formas diferentes de encarar uma mesma função, por exemplo – e aí você pode adaptar o que funciona para você, ganhar mentores e ainda entender melhor como a sua área funciona. Ah, e não tenha medo de compartilhar o que você sabe, troca de conhecimento é imprescindível para um bom networking, e ele é uma via de mão dupla, ok?

5.Peça um feedback (e dê feedbacks também)

É comum a gente achar que está indo mal no trabalho – principalmente porque tem o costume de sempre se cobrar muito profissionalmente. Porém, uma forma de acabar com essa cobrança é pedir um feedback dos seus superiores. Não hesite em pedir a opinião deles sobre o seu trabalho e vá de coração aberto para receber críticas construtivas e como você pode melhorar. E, claro, dê o seu feedback de volta, converse com a sua equipe sobre o que está indo bem e o que vocês podem melhorar, comece uma política de transparência para abrir esse fluxo de posicionamento: a gente rende muito mais quando sabe que está indo bem e o que pode fazer para melhorar. Ah, mas fica a dica: reunião de feedback não é lavagem de roupa suja, deixe as picuinhas de lado e seja profissional. E lembre-se, se você pediu um feedback, esteja preparada para ouvir críticas. Mas elas devem servir como um impulso para você melhorar e não um desmotivador.

como melhorar a vida profissional

Foto: StockSnap

6.Reveja as suas conquistas e pense aonde você quer chegar

É importante você rever as suas realizações profissionais, o que você já conquistou de incrível até agora e pensar aonde quer ir no futuro com a sua carreira. Pode ser que esse momento de reflexão te indique uma mudança de carreira ou de área, um novo objetivo profissional ou uma mudança de emprego. Mas não tenha medo de buscar uma resposta verdadeira para o que você quer.

Você não precisa de muito para melhorar a sua vida profissional. Basta ter paciência para olhar com carinho o que você deseja, ser sincera com as suas metas e ter organização o suficiente para cumprir as suas tarefas da melhor maneira possível. No mais, não tenha dúvidas de você está dando o seu melhor a todo momento!

Foto: Reprodução / O Diabo Veste Prada


O que você faria para melhorar a sua vida profissional? Dê a sua opinião respondendo a pergunta abaixo ou clicando aqui.


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)