Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Sabe quando você conversa consigo mesma? Tem aquela vozinha na sua mente que diz coisas sobre você, sobre os outros, sobre as situações como um todo… É isso que chamamos de ‘self talk’, quando você mantém diálogos na sua mente, e essas conversas podem ser positivas ou negativas. Se você perceber, nem sempre você fala bem de você mesma, e esses pensamentos são os grandes responsáveis por afetarem a sua saúde mental.

Isso porque eles ditam a sua percepção e a sua capacidade – social e profissional, por exemplo –, e são um baque na sua autoestima. Ou seja, esses pensamentos conseguem comprometer a sua saúde mental e levar a quadros de depressão e ansiedade crônicas, por exemplo.

A gente não quer dizer que todo mundo que pensa alguma coisa ruim uma vez ou outra desenvolve uma depressão. Porém, existe uma correlação entre esses pensamentos e essas doenças, afinal, essas são condições da mente e é claro que o que você pensa tem um efeito. Mas mais do que isso, a gente quer mostrar como esse hábito (porque não deixa de ser um hábito) afeta a sua saúde mental diariamente e você, muitas vezes, nem percebe que isso está acontecendo.

Por isso, separamos alguns pensamentos para você ficar de olho:

1.’A vida dessa pessoa é muito melhor que a minha’

saúde mental

Foto: StockSnap

Comparação é um veneno para a alma e toda vez que nos comparamos com outro alguém, fazemos um movimento duplo que mexe com a nossa autoestima: 1) nos colocamos para baixo porque acreditamos que alguém está ‘acima’ de nós e, 2), não olhamos para as dificuldades e esforços que essa outra pessoa teve para chegar onde chegou. Você não sabe o caminho que as pessoas fizeram e o que tiveram que enfrentar para chegar onde estão, e o mesmo vale para você: não diminua os seus esforços porque você acha que alguém está melhor do que você, isso não é verdade.

2.’Eu não faço nada certo’

Você já parou para pensar como isso limita as coisas que você faz? Achando que você não faz nada certo, com certeza pensa que não vale nem a pena tentar, afinal, o fracasso é certeza. O truque é fazer uma substituição saudável de ‘Eu não faço nada certo’ para ‘Isso não deu certo’. Você troca o sujeito de si mesma para a ação em si e não trava a sua capacidade só porque uma coisa não saiu como você esperava. É um exercício que exige dedicação e paciência, mas vale a pena. Você não merece acreditar que não pode ser bem-sucedida.

3.’Eu não serei feliz até fazer *insira o seu sonho aqui*’

É um erro a gente achar que só vai ser feliz quando conseguir um emprego dos sonhos, fazer aquela viagem incrível ou encontrar o namorado perfeito. Isso cria expectativas muito altas para você mesma e um padrão praticamente impossível de alcançar. Saiba que você pode ser feliz agora, com tudo o que tem, e ainda mais quando você alcançar os seus objetivos.

4.’Isso sempre acontece’

Usar termos absolutos, como ‘sempre’ ou ‘nunca’, é muito mais tóxico do que você imagina. Por mais que algumas situações pareçam semelhantes, um fato nunca é igual ao outro e existe um certo alívio em encarar cada momento como se fosse totalmente novo (porque é mesmo). O que aconteceu, se foi ruim, aconteceu dessa vez e não ‘sempre’.

5.’Eu sou muito feia’

Aceitar o próprio corpo é difícil quanto temos revistas nos dizendo o tempo inteiro que estamos fora do padrão. Mas, acredite, você não é a única que se sente assim. Falar isso para si mesma o tempo inteiro é apenas uma forma de falar mal de você e não ver a verdade dos fatos. Comece um trabalho de aceitação, a focar em coisas que você gosta no seu corpo e a cuidar dele com carinho.

6.’Eu não consigo fazer isso’

É normal pensar algo assim quando você está de cara com algo novo, mas não deixe esse pensamento rondar a sua cabeça por muito tempo. Ele é um indicativo de que você não acredita que pode ser bem-sucedida e reforça uma visão negativa da sua própria capacidade.

7.’Tem alguma coisa errada comigo’

O problema com esse tipo de pensamento é que ele coloca uma carga de culpa nas suas costas que é difícil de superar. Não tem nada errado com você, mas pensar assim dá a sensação de que você está sempre em falta consigo mesma e com os outros, e isso afeta todas as suas ações, porque tudo o que você fizer será com essa ideia por trás. Respire fundo e faça uma reversão: não há nada errado com você e você é capaz de fazer o que quiser.

8.’As coisas nunca dão certo para mim’

Com isso me mente, não importa qual for o resultado, você vai achar que ele é negativo. É uma visão de vítima, entende? O que quer que aconteça, não é a seu favor e atingir o padrão que você criou na sua cabeça do que é ‘certo’ será sempre impossível.

9.’Eu nunca serei boa o suficiente’

Pensar dessa maneira tira o poder das suas mãos, já reparou? Você coloca a responsabilidade nas outras pessoas que jamais vão considerar você ‘boa o suficiente’, segundo as expectativas que você mesma criou. Isso evita que você explore o seu potencial e aprenda a viver como você é, sem levar em conta as ideias das outras pessoas sobre você.

10.’Eu deveria estar melhor do que estou agora’

saúde mental

É normal você querer uma vida melhor para si mesma, mas tire o ‘deveria’ da equação. O melhor da vida é descobrir o que você quer conforme as situações se apresentam, e construir uma vivência em que você se sente confortável e feliz. Você não é obrigada a ter tudo o que a sociedade diz que uma pessoa deve ter… Mas saiba que a sua felicidade depende 100% de você e das escolhas que você faz. Por isso, escolha com carinho e seja sincera com você mesma.

 

Ah, e se você perceber que esses pensamentos rondam a sua mente muito mais do que deveriam, não hesite em pedir ajuda. Cuidar da sua saúde mental deve sempre ser uma prioridade. Ter a mente clara é essencial para você tomar decisões que deixem você com o coração em paz e viva uma vida, de fato, feliz. E tudo bem precisar de ajuda para chegar nesse ponto, ok?

Foto de capa: StockSnap


Você sabe como evitar pensamentos que afetem a sua saúde mental? Que tal dar algumas dicas respondendo a pergunta abaixo ou clicando aqui?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)