O que você procura?

Você com certeza já ouviu falar no Pinterest ou já viu as fotos incríveis que circulam por lá. Mas, você sabe para que realmente serve essa rede social? Ele é como se fosse o bombril, tem 1001 utilidades. Você pode usar para planejar festas, escolher a próxima tatuagem, descobrir séries novas ou saber como combinar suas roupas. Basicamente, o Pinterest funciona como um catálogo de ideias.

Dentro da plataforma, existem milhares de fotos que servem como inspiração. Você abre o buscador, digita o que está procurando e voilá! Provavelmente irão aparecer imagens tão perfeitas que parecem ter saído… do Pinterest. A rede social é conhecida por ter uma curadoria de imagens incrível. Os casamentos têm decorações dignas de virginianas, os penteados perfeitamente desarrumados e os looks saídos direto de um editorial de revista.

pinterest

Por outro lado, o Pinterest têm uma vantagem em relação às outras redes sociais. Além de valorizar os perfis através da tecnologia, ele valoriza as fotos através da curadoria do olhar humano. Ou seja, na verdade, as fotos maravilhosas que aparecem lá foram os usuários que colocaram e os usuários que classificaram! Botando em exemplos, aquele look baphônico da Camila Coelho que você já viu rodar a rede social foi porque um dia ela colocou no Pinterest, os seguidores amaram e pronto, a foto fez sucesso.

A grande questão é que você, você mesma que sofre com a correria do dia a dia e nunca pensou em ser blogueirinha, pode sim ser uma influenciadora no Pinterest. Seja qual for o seu talento, montar looks estilosos com perfeição, um delineado gatinho como ninguém, ou receitas que a sua avó ensinou, TUDO pode ser postado na rede social e quanto mais você postar, melhor. Chega de se sentir engessada que nem no Instagram. Não existe um número máximo de fotos que você deve postar, filtros, muito menos horário mágico que dá muitos likes.

Por valorizar esse lado humano, o Pinterest é a rede social perfeita para a gente explorar. Por quê? Bem, porque os looks das influenciadoras que a gente tá cansada de ver no Instagram são lindos de morrer, mas as vezes quem tá do outro lado precisa de inspirações reais. Nem todo dia a gente pode calçar uma ankle boot com saia de vinil, meia arrastão e um baby liss impecável. Por isso, quanto mais mulheres comuns compartilharem seu conteúdo na rede social, mas ele vai aparecer, e isso é uma vantagem tanto pra quem salva quanto para quem compartilha os pins.

Além disso, ele não é organizado em timeline. Ou seja, o conteúdo não morre. Se você compartilha uma foto hoje da maquiagem que você fez para o casamento da sua prima, daqui a dois, três anos ela ainda será encontrada, diferente de redes sociais que dependem do imediatismo. Isso permite que o Pinterest funcione de forma mais orgânica e menos artificial.

Como organizar seu perfil no Pinterest

Para montar o seu perfil, a primeira coisa que você precisa fazer é organizar suas fotos em pastas. Os nomes devem ser curtos e objetivos, para que mais pessoas te encontrem com maior facilidade. Separe uma pasta para cada assunto (Ex: Tatuagens, Looks, Makes, Receitas, Viagens, etc). Cada usuário pode ter até 500 pastas, separadas entre públicas e secretas. Ou seja, se você vai organizar uma festa supresa para a sua melhor amiga, é melhor colocar numa pasta secreta #fikdik.

pinterest

Se você tem um smartphone, as fotos podem ser colocadas direto do celular. É só abrir o seu perfil, clicar no símbolo de + e escolher a foto do rolo de câmera. Já pelo computador, apenas quem tem uma conta corporativa pode fazer upload de fotos. De qualquer modo, em poucos cliques você consegue mudar a conta, basta colocar um site vinculado à conta. Se você não tiver nenhum blog, coluna em site ou algo do tipo, pode colocar o seu perfil de alguma outra rede social.

pinterest

A descrição é o ponto matador do seu pin. Quanto mais palavras e mais descritiva for, mais chances você terá de ser encontrada. Na minha foto, por exemplo, quem procurar por camiseta oversized, casacos de faux fur, óculos coloridos ou looks do São Paulo Fashion Week pode ver a minha foto. Se eu colocasse apenas “look do São Paulo Fashion Week”, imagina quantas possibilidades eu estaria perdendo?

Outra coisa que você pode fazer é criar pastas colaborativas para pinar com as suas amigas. Agora que você já sabe tudo sobre o Pinterest, corra para dar uma carinha nova ao seu perfil e não esqueça de seguir a gente no perfil do Superela!


Será que uma expert em Pinterest poderia ajudar uma amiga no Clube Superela?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)