O que você procura?

Pode respirar aliviada, você não é a única a se sentir mais agitada com a chegada do fim do ano. Esta época sempre traz consigo um momento de ponderação, quando avaliamos tudo que fizemos no ano que passou. E, com essa reflexão, uma série de sentimentos pode vir à tona: felicidade, surpresa, gratidão, arrependimento, angústia.

Essas inquietações de fim de ano são normais e estão relacionadas, principalmente, à mudança. Quando mudamos, por melhor que seja, sentimos o receio e a insegurança de estar indo para algo que ainda não conhecemos. A dica é ficar alerta para que esse medo não se torne desproporcional à situação, o que pode caracterizar uma ansiedade.

inquietações de fim de ano 1

Veja só como lidar com as inquietações de fim de ano:

1. Não se atormente pelo o que passou

É preciso saber lidar com as decepções do ano velho. É aquela famosa premissa: o que passou, passou. Normalmente, a maior parte das nossas inquietações de fim de ano acontece porque nos sentimos mal por aquilo que não realizamos. Por mais difícil que seja, o passado deve ficar para trás. Não é possível mudar aquilo que já aconteceu, mas podemos pensar positivo e trabalhar no progresso que ainda poderemos (e iremos) alcançar. Remoer o passado gera uma angústia incurável… Por isso, abandone todos os fantasmas de 2016 e siga em frente!

2. Saiba trilhar suas metas

O bom e velho caderninho de planos e metas ainda tem muito valor (leia mais aqui)! Pôr no papel tudo aquilo que desejamos nos ajuda a ter mais foco e aumentar a possibilidade de concretizarmos. E comprometimento é fundamental. Pense: qual é o valor do seu objetivo para você? Quanto mais importante, maior deve ser o seu esforço para fazer acontecer. Para não se desmotivar, procure sempre estipular metas em curto prazo e/ou que possam ser realizadas passo a passo. Ou, se preferir, divida a meta maior em pequenas tarefas mensais. Vai com tudo!

inquietações de fim de ano

3. Busque suas forças

 Para muitos, 2016 foi um ano mais pesado que o normal… E, de maneira geral, realmente foi um ano mais difícil! Por isso, em meio a crises e negatividade, é preciso se focar naquilo que te fortalece. Reconheça suas habilidades, desenvolva suas qualidades, invista em atividades que te fazem bem. Exercite a sua capacidade de olhar para o “copo meio cheio” de todas as situações, aprendendo a transformar o pessimismo em otimismo. Reclame menos e faça mais! Colocando em prática essas ações, eu garanto que 2017 vai te presentear com melhores energias.

4. Faça acontecer

Quem faz, recebe de volta… Esse é o mantra para 2017! Nada de ficar sentada e esperar que tudo caia do céu. Até porque, não vale lamentar pelas oportunidades não conquistadas se nada foi feito para realizá-las. Todos nossos objetivos requerem esforços e isso depende apenas da sua força de vontade. A minha principal dica emocional para o novo ano é trabalhar a resiliência. Entenda que cair faz parte do percurso, mas é fundamental se levantar e saber lidar com as adversidades do dia-a-dia em prol de um objetivo maior.

inquietações de fim de ano 3

Eu sei que todas essas inquietações de fim de ano acabam deixando a gente meio pra baixo nessa época, mas é uma ótimo oportunidade para rever tudo que passou, traçar melhorias nas nossas vidas e estar de braços abertos para receber 2017!

Imagem: Pinterest


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤