O que você procura?

No mês passado, a renomada revista americana The New York Times divulgou uma reportagem muito interessante, enriquecedora e intrigante a respeito dos novos hábitos alimentares dos brasileiros e as consequências desses para a saúde. Vale muito a pena ler a reportagem na íntegra, mas resolvi levantar aqui alguns pontos que achei mais importantes de serem abordados:

Cuidado com Junk food e obesidade!

A taxa de obesidade dobrou em 73 países desde 1980. Na última década, a taxa de obesidade do Brasil quase dobrou para 20%. A cada ano, 300 mil pessoas são diagnosticadas com Diabetes tipo 2 e a consequência disso está na obesidade!

A ditadura da saúde também prejudica!

junk food

Vivemos tempos difíceis no que diz respeito à nossa alimentação. Nunca o terrorismo alimentar e o “foco” em alimentação saudável foi tão exacerbado. Contraditoriamente, as pesquisas indicam que nunca, pela primeira vez na vida, o número de pessoas obesas supera o número de pessoas de baixo peso. Não é muito louco isso?!

Esse fato pode ser relacionado a outro dado preocupante que é o seguinte: a venda de alimentos industrializados (Junk food) cresceu 25% no mundo todo de 2011 a 2016. Sendo assim, quanto mais informado e crítico o público, menor o consumo de produtos industrializados. Porém, esse resultado não é tão positivo quanto parece. Acontece que a indústria criou meios de seus produtos chegarem a regiões pobres e isoladas, que 10 anos atrás lutavam para combater a fome e a desnutrição.

Os alimentos industrializados estão substituindo alimentos naturais nas mais diversas regiões do país, principalmente nas regiões mais pobres. Eles são mais práticos de serem consumidos, demoram mais para estragar e são vendidos como alimento de qualidade superior aos alimentos naturais. As empresas estão contratando e treinando vendedoras ambulantes (sendo a maioria mulheres da comunidade) para distribuir esses alimentos em regiões que antes esses industrializados não chegavam. Com isso, aumentaram os índices de Diabetes tipo II, problemas cardíacos, doenças crônicas associadas à obesidade e ainda altos índices de DESNUTRIÇÃO, já que estamos falando de alimentos altamente calóricos e pobres em nutrientes.

Não é tudo muito incoerente?

As pesquisas indicam que há de fato uma tendência natural do ser humano a ingerir maiores quantidades de alimentos quando o poder aquisitivo permite comprar mais comida. E se esses alimentos tiverem em sua composição doses extras de sal, açúcar e gordura (ingredientes que sabemos que são o “carro chefe” dos alimentos industrializados, que são os responsáveis por tornar seu sabor “irresistível”, “impossível comer um só”), caímos então em um ciclo vicioso. Sendo baratos, de consumo imediato (exigem, geralmente, pouco ou nenhum preparo; em muitos casos, basta abrir a embalagem), melhor ainda!

Informação NUNCA é demais! Se cuide!

junk food

Mesmo com todo esse conhecimento e com todos esses dados a nossa disposição, vivemos reféns das propagandas enganosas, colocando em risco nossa saúde e qualidade de vida. O crescente poder das empresas de alimentos provoca influências não só na alimentação, mas também na política: o anseio pelo lucro e a ganância desenfreada destroem todas as tentativas das autoridades em saúde pública de regulação de propagandas, aumentos de impostos para determinados alimentos (refrigerantes e Junk food, por exemplo) e aprovação de leis cuja intenção é restringir o consumo de alimentos processados e estimular uma alimentação mais saudável.

Reflita e se cuide! A forma como estamos nos alimentando está literalmente nos matando….

Imagem: visualhunt


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)