Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Acho que eu não tenho sequer uma amiga que não tenha sido traída por algum(a) de seus(as) namorados(as) pelo menos uma vez na vida. Mas essa ~estatística~ pouco diz respeito às pessoas aqui citadas. Não quer dizer que somos todas insuficientes e incapazes de construir um relacionamento confiável. Ela, na verdade, deve servir para você ao menos entender que se isso aconteceu ou acontece com você não quer dizer que você é pior que ninguém. Muita gente já passou por uma traição e muita ainda vai passar. E quanto a isso, é muito pouco provável que haja alguma coisa a fazer a respeito; isso tem muito mais a ver com o(a) traidor(a) que com o(a) traído(a).

O motivo pelo qual se escolhe (sim, é uma opção) trair pode vir carregado de ~justificativa~, ser fruto de imaturidade, de uma sem-vergonhice momentânea ou, quem sabe, de uma paixão avassaladora.

traição 1

3 desculpas que as pessoas usam para justificar traição

  • Insatisfação como justificativa

Posso até mudar de ideia um dia, mas até o momento, para mim, a insatisfação com o relacionamento ainda não justifica a traição. Até porque todo relacionamento gera algum grau de insatisfação em algum momento e, se a outra pessoa não é capaz de lidar com isso, ela simplesmente não se encontra apta para ter qualquer tipo de relacionamento interpessoal, incluindo aí até mesmo a amizade e o coleguismo.

Quem quer o bônus deve saber lidar com o ônus. Alguém que apenas sabe lidar com o seu melhor e que, ao menor sinal de instabilidade do relacionamento, está disposto a mostrar o pior de si faltou às aulas de custo-benefício. Relacionamento é troca, é reciprocidade e é apoiar e ser apoiado nos momentos mais desafiadores.

A insatisfação pode sim ser motivo para uma D.R. sinistra; para que vocês acordem que, a partir daquele momento, uma relação aberta funciona melhor para vocês; ou para que decidam simplesmente que não dá mais. Mas a pessoa decidir unilateralmente que pode se aventurar por aí enquanto espera que você se mantenha fiel além de sacana é puta injusto. O que vale para um deve valer para todos ou ao menos possuir a anuência de todos os integrantes daquele compromisso.

traição - insatisfação casal

  • Imaturidade e sem-vergonhice

A imaturidade e a sem-vergonhice, nesse aspecto, para mim, quase se equivalem. Trair no impulso após uma briga, ou por um desejo sexual enlouquecedor de momento, meio que demonstra uma fraqueza para lidar com situações cotidianas que chega a me dar preguiça.

Sejamos sinceros: é possível ter o interesse despertado por outra pessoa mesmo quando possuímos um compromisso com alguém. O que a pessoa fiel faz é não dar corda a esse interesse e não se deixar levar pela atração física, intelectual ou sexual despertada e cometer uma traição. Então, se uma das partes dessa relação se mantém assim porque o combinado é uma relação monogâmica, ainda que não se trate propriamente de um casamento, é justo que a outra também o faça. E se a pessoa com quem você se relaciona se encontra nesse baixo grau de evolução pessoal, é para se pensar se ela é a certa para se manter um relacionamento.

traição - imaturidade

  • Paixão avassaladora

Por mais que alguém fiel se esquive, há vezes – e não é na maioria delas -, em que somos contaminados por algo transcendental. Um sentimento que supera a razão e praticamente a capacidade autodeterminação de alguém. Aquela paixão que toma conta da vida sem pedir licença.

Mesmo assim, é possível terminar um relacionamento antes de começar o outro. Até porque se realmente se trata de uma grande paixão genuína, dificilmente o apaixonado seguirá com a relação anterior. Então, traição é algo que dá para evitar, certo?

traição - paixão avassaladora

Seja por qual motivo for, a traição não afeta apenas a conexão carnal de um casal, mas também a cumplicidade, os laços de afeto, confiança, amizade e respeito não só para com o outro, mas por vezes com a família do outro. É parar de reconhecer o rosto à sua frente e deixar de entender do que ele é capaz de fazer pelas suas costas. Então, não é algo natural ou simplório. Machuca. E, colocando isso na balança, dificilmente haverá um saldo positivo.

Eu já cometi uma traição

E aqui, ainda fazendo uso da sinceridade que eu chamei à mesa, eu digo que já traí alguma vez na vida. Não estou aqui para me pintar de santa. Mas não quer dizer que o que eu fiz naquele momento estivesse certo. Eu optei por agir de uma forma e errei. Magoei pessoas. Ou seja, a conclusão a que chego é que trair realmente não é bacana; não é sequer justificável.

E, ainda que apenas por um dia, que depois haja arrependimento, confissão ou o que for, não muda o fato de que uma pessoa escolheu enganar a outra. Então, se há alguém que deve se sentir mal, este alguém deve ser aquele que mentiu, traiu e enganou. Sentir-se mal pelo que fizeram a você é acreditar que as vítimas são culpadas pelo que lhes acontece; que há justificativa para o mal causado e não há.

Então, a principal coisa que tenho para dizer é: não se culpe. Outra pessoa decidiu fazer isso com você sem que fosse permitido a você se manifestar a respeito naquela ocasião. Você confiou em alguém que amava e que muito provavelmente acreditava que amava você de volta. E isso não é reprovável. Pelo contrário. Demonstra que você se permitiu ser vulnerável; que você se abriu e amou, mesmo que aquele alguém não merecesse.

traição 2

Se esse alguém optou por quebrar isso, é essa pessoa que deve lidar com o peso dessa decisão. Sinta-se, a partir de agora, livre e mais leve para continuar sua vida da forma que achar melhor. Não deixe de se amar nem por um minuto pela sordidez de outra pessoa. Ela não mostra quem você é; apenas o que ele(a) é e fez com você.

O amor que sentiu é seu, é parte de você e ninguém, nem uma traição, pode lhe tirar isso. Ele sim mostra do que você pode ser capaz. Use-o em seu próprio favor até decidir a quem dá-lo novamente.

Imagem: Pinterest


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)