Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Que a Anitta virou um sucesso mundial todos já estão carecas de saber. Em apenas 24 horas, o novo clipe da cantora carioca Sua Cara alcançou mais de 18 milhões de visualizações no YouTube em menos de 24 horas. Mas enganam-se as invejosas que pensam que o resultado da parceria de com Pabllo Vittar e Major foi acidental. Pelo contrário, a cantora tem dado verdadeiras e preciosas lições para mulheres que, como ela, querem conquistar o mundo e serem donas da própria trajetória.

Apesar de parecer uma ascensão meteórica, o sucesso atual da cantora carioca de 24 anos é fruto de muito trabalho, estudo e dedicação. Afinal, ainda há sete anos ela compartilhava tweets de gente como a gente, quando ainda perdia o ônibus ou estava atrasada para o estágio.

anitta-tuite

Mas o que levou Anitta do Rio para as paradas nacionais e internacionais? Aqui segue em cinco estratégias que Anitta adotou e que podem ser incorporadas ao seu negócio, para que você também se torne um fenômeno.

Conheça também: Mulheres que apoiam mulheres – 8 projetos inspiradores para você conhecer

O que podemos aprender com Anitta:

1. Foco

Nascida no Rio de Janeiro, Larissa de Macedo Machado começou a cantar ainda aos oito anos, no coral da igreja. “Penso em ser cantora desde que nasci. Antes eu fazia show para as minhas bonecas, eu apresentava programas para os meus bichinhos”, contou ela à revista Trip.

Já aos 16, ela cursou técnico em administração e era estagiária da Vale. Mas o sonho de ser famosa já estava lá. Porém, ainda que ela tivesse iniciando uma carreira no mercado de trabalho, ela nunca deixou de correr atrás dos sonhos e sabia onde queria chegar. “Quando eu fizer o clipe vou dançar que nem a Beyoncé”, postou ela em 22 de maio de 2010 no Twitter, sonho este que se tornou realidade logo que ela lançou Show das Poderosas.

Anitta - Poderosas

Uma das principais estratégias para que você possa se dar bem como a Anitta no mundo dos negócios é ter o foco. Ainda que ela investisse em um estágio para pagar as contas, o objetivo da carioca era ser famosa por suas músicas e também por apresentar um programa de TV, ambas metas conquistadas com sucesso.

Então, amiga, não perca seu tempo com projetos, pessoas e reuniões que não vão te levar a lugar algum. Defina sua meta e trace o passo a passo para atingi-la. Acredite: com planejamento e foco, seu sucesso será mais simples do que você imagina. Mas é preciso começar já.

2. Liderança

Anitta está no grande mercado fonográfico desde 2013, ano em que assinou contrato com a Warner Music Brasil. A princípio, sua carreira era administrada por uma empresária. No entanto, o contrato foi rompido no ano seguinte e as duas se encontraram em uma batalha judicial.

Desde então, quem cuida de toda sua carreira é ela. Ainda que a cantora tenha uma assessoria responsável pela agenda de compromissos e outra que administra os compromissos publicitários, nada “sai sem o seu ok”. “Eu sei o quanto custa de energia tomar conta de tudo perfeitamente. Eu consigo porque amo o que faço. Nem me sinto trabalhando. Sou uma pessoa estrategista, não faço nada assim, à moda qualquer coisa. Quando não presto atenção em tudo, você pode ter certeza de que em algum lugar vai ter falha”, declarou ela outra entrevista.

anitta - bang

Dica: A maioria das empreendedoras começa a empreender por necessidade, especialmente porque ficam desempregadas durante ou logo após a gravidez. Assim, muitas não estão preparadas para assumir toda a responsabilidade que desenvolver uma empresa exige.

Mas não se abale. Ter sucesso no mundo dos negócios é possível sim e a Anitta está aí de prova. E para que você consiga ser este fenômeno todo, é preciso assumir a liderança em suas mãos. Não tema se apropriar de todo o seu negócio e nem de tomar decisões. Quanto antes você se tornar sua própria líder, mais rápido você irá voar como a cantora carioca.

3. Parcerias

Uma das características mais marcantes da carreira de Anita são as parcerias. A carioca soma uma lista imensa, que vai desde Simone e Simaria e Wesley Safadão até artistas já consagrados no mercado internacional, exemplos de Maluma e Iggy Azalea. E o número de ‘feats’ deve aumentar, visto que ela já está em negociação com outros artistas de renome internacional e também fechou contrato para gravar um disco em inglês.

Graças às parcerias, Anitta ganhou visibilidade por meio de marketing cruzado. Foi esta a estratégia que possibilitou a internacionalização de sua carreira. “Primeiro fiz um remix de um colombiano [J. Balvin] que fez sucesso em todos os países, menos no Brasil. Foi uma música que já era sucesso dele e não tinha nenhum risco para mim. Ele subiu o vídeo no canal dele, para o público dele”, pontua Anitta.

anitta - iggy

Dica: A maior lição da cantora sobre parcerias é a reciprocidade. Não é só Anitta que ganha quando investe em um single com outros artistas. Afinal, ainda que a cantora ganhe exposição em países latino-americanos também, artistas latinos também abrem portas no Brasil.

Por isso, inspire-se e encontre parceiras que complementem o seu negócio. Se você tem um salão de cabeleireiro, por que não expor acessórios produzidos por uma artesã? Ou por que não se unir a uma “concorrente” e investir em um stand em um grande bazar? Assim, você e sua parceira dividem os custos e têm a possibilidade de vender muito mais. Acredite: fazer parcerias é muito mais simples e lucrativo do que você imagina!

4. Estudo

Antes de atravessar fronteiras, Anitta conta ainda que teve de pesquisar muito. “Quando tenho dois ou três dias livres, eu viajo para outros países. Faço reunião com a gravadora local, com managers locais, grandes cantores e pergunto como funciona. Tenho feito estes estudos porque não quero dar um passo em falso”, contou ela em entrevista ainda em 2016.

Depois de dois anos de estudo, ela optou pelo reggaeton e músicas em espanhol como inovação, especialmente para o mercado brasileiro, que nos últimos dez anos não estava aberto a artistas latino-americanos. “O que fiz foi introduzir o espanhol em doses homeopáticas. Fiz Sim ou Não com o Maluma e tive de lutar para que aceitassem o espanhol, porque as rádios queriam cortar a parte dele na música. Disse que não, que era a novidade que eu trouxe para o Brasil”, lembra ela.

anitta - maluma

Dica: Assim como Anitta, as empreendedoras de maior destaque no mundo dos negócios investiram (e muito) em estudo e mentorias. Aliás, geralmente o sucesso só vem depois de muito trabalho e, claro, muita dedicação em entender o negócio para potencializá-lo. O que você está esperando para começar a investir em você e na sua empresa? Existem diversos cursos gratuitos online disponíveis por aí. Também é possível encontrar workshops de diferentes valores e para todas as empreendedoras. Então, não perca mais tempo e aprenda a ser um sucesso ainda hoje.

5. Empoderamento

Outra tendência qual Anitta está antenada é o de empoderamento. Isso porque a artista inclui pessoas em suas parcerias que são, comumente, excluídas da sociedade. As dançarinas Thaís Carla e Tatiana Lima exemplificam a aposta, já que ambas são plus size e representam uma quebra de padrão (veja o texto sobre ela aqui).

Anitta lançou ainda parceria com Pabllo Vittar e agora luta para que a drag queen seja reconhecida em suas entrevistas. No último domingo, após o lançamento de Sua Cara, Anitta chamou a atenção de Amin Khader por ignorar a parceira durante entrevista.

anitta - entrevista

Dica: No quesito empoderamento, a principal lição de Anitta pode ser observada no posicionamento dela. E este posicionamento é essencial para você e sua empresa especialmente na comunicação da sua empresa. Todo cuidado é pouco. Infelizmente, toda a nossa sociedade ainda está acostumada (em menor escala, ainda bem) a reproduzir diversos tipos de preconceito e desrespeito inconscientemente. Porém, tomar cuidado para não ofender ninguém e também não reforçar velhos padrões pode salvar a sua empresa. Afinal, quantas empresas já não tiveram um super marketing negativo por conta de posturas não mais aceitas?

Mas lembre-se que empoderar e valorizar as diferenças não é uma questão de marketing, e sim de respeito. E respeito todo mundo gosta. E gosta muito. É por isso que a Anitta faz o sucesso que faz.

Imagem: Reprodução


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)