Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Eu sempre tive uma rotina de beleza bem específica, mas na época do colégio, do alto dos meus 15 ou 16 anos, eu tinha o costume de fazer uma maquiagem completa todos os dias. Eu passava base, corretivo, pó compacto, blush, iluminador, lápis para sobrancelhas, delineador e rímel para qualquer situação – até para ir na padaria comprar pão. Eu nunca saia de casa sem maquiagem. Hoje em dia, as coisas são bem diferentes.

Acho que a vida adulta tem muito dessas de mostrar que as prioridades são outras, e enquanto eu tinha tempo o suficiente para esse ritual todo na escola, agora que eu só trabalho (muito!) as coisas mudaram um pouco. Trabalhar de casa também incentiva um dia sem maquiagem (“ninguém vai me ver mesmo”), e se eu preciso sair para resolver burocracias da rotina, a cara limpa não é um problema tão grande assim.

selfiezinha de olho fechado™ só pra mostrar o óculos novo!

A post shared by maki de mingo (@desancorando) on

 

Nossa, mas você consegue se sentir bonita sem maquiagem?” Olha, consigo sim. Acho que não tem nada a ver com a chegada dos 30 ou com a tal ‘maturidade’ e tudo a ver com o entendimento que eu tenho de mim mesma: eu sou bonita. E isso não é arrogância, é um olhar carinhoso comigo mesma, sabe?

Se você não acredita que dá para se sentir linda sem maquiagem, eu te conto um segredo:

A maquiagem não foi criada para fazer você bonita, mas para realçar a beleza que você já tem. É aquela velha história do padrão de beleza: tentando ficar mais próxima das mulheres que a gente vê nas revistas e nos anúncios, compramos maquiagens para ‘disfarçar as imperfeições’ e ‘deixar a pele mais homogênea’ e ‘fazer contornos’. A maquiagem virou uma ferramenta para você mudar a sua aparência e não para destacar o que você já tem de lindo.

Hoje, eu percebo que uso uma maquiagem muito básica quando quero me arrumar mais: pó, corretivo, blush, rímel e um delineado simples. Um batom colorido se estiver a fim (de preferência vermelho ou amarronzado). Mas nada além disso. No meu Instagram, o que você mais vai ver são selfies de cara limpa – e uma ou outra com esse look mais arrumadinho. E eu me sinto bem assim. Eu me sinto eu mesma, entende?

oi! 🌟

A post shared by maki de mingo (@desancorando) on

Agora, se sentir linda sem maquiagem não significa:

  1. Que você é obrigada a não usar maquiagem ou que usar make é ‘errado’;

  2. Que você não precisa cuidar da sua pele.

O primeiro ponto é um processo: você vai se sentir mega exposta a primeira vez que sair sem maquiagem e existe uma certeza inabalável de que todo mundo está olhando para a sua cara e achando que tem alguma coisa faltando. Você pode até ouvir alguns ‘você tá doente?’ ou ‘nossa, você tá abatida, tá tudo bem?’. Mas esse é o efeito que não usar maquiagem têm nas pessoas – se você não usa, alguma coisa não vai bem.

É uma questão de costume, sua e dos outros. Com o tempo, isso vira normal e você começa a perceber que é mesmo bonita de qualquer jeito. A maquiagem é só um ‘plus a mais’.

Eu, desde pequena, fui ensinada a cuidar muito bem da pele. Como sou muito clarinha, minha mãe me catequizou na arte de passar protetor solar todos os dias do ano. Mesmo quando está nublado. Mesmo se eu não sair de casa. O hábito teve os seus efeitos, claro. Também nunca dormi maquiada. Nunca, nunca, nunca, nunca. Nem quando cheguei em casa às sete da manhã de uma festa de formatura. E sempre lavei o rosto duas vezes por dia e visitei um dermatologista uma vez por ano.

O cuidado é bonito. Se tratar com carinho é bonito e, pelo menos com a minha pele, eu aprendi bem essa lição (com o cabelo já são outros 500). Mas acho que o principal mesmo é você aprender a se olhar com mais gentileza – aceitar o seu corpo e a sua beleza como são, porque você é, sim, linda. É tudo uma questão de saber olhar.

Imagem: Instagram / Maki De Mingo


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)
Recomendado para você...