O que você procura?

Aqui no Superela você encontra de tudo: textos sobre empoderamento, amor, sexo, moda, beleza, mas… que tal falarmos um pouquinho mais sobre cultura? Calma! A gente não vai te encher de textos acadêmicos nem resenhas de livros chatos. Pensando naqueles dias em que a gente tá irritada pelos problemas da vida, desde o machismo a uma unha quebrada, decidimos fazer um post com ideias de lugares para visitar e relaxar. A primeira edição do post é do Rio, mas pode deixar que chegaremos na sua cidade!

Ideias de lugares para visitar e relaxar na Cidade Maravilhosa

1. Parque Lage

Verde

Sabe o clipe de Beautiful, do Pharrel e do Snoop Dogg? Foi gravado no Parque Lage! O jardim foi projetado em 1840 e hoje em dia faz parte da memória histórica da cidade. Fica no bairro Jardim Botânico, e tem uma área ao ar livre reservada para piqueniques, cavernas e aquários incrustados nas paredes que fazem muito sucesso com as crianças. A floresta é nativa da Mata Atlântica e tem palmeiras imperiais, lagos e ilhas artificiais. É o point dos apaixonados <3 Nos fins de semana o Parque Lage costuma ficar mais cheio, por isso, se você procura lugares para visitar e relaxar, o ideal é visitar durante a semana.

Na área interna funciona a Escola de Artes Visuais do Pargue Lage (EAV), e tem até programação gratuita! No pátio central, à beira da piscina tem um bistrô, que você pode ir para tomar café da manhã, almoçar, jantar ou só sentar para tomar um cafézinho. O Parque fica aberto de 8h às 17h, e o bistrô funciona de 09h às 23h todos os dias exceto aos sábados, que abre 13h. A entrada é gratuita 🙂

2. Quinta da Boa Vista

lugares-para-visitar-03

A Quinta da Boa Vista foi residência oficial da família Real (ui, que chique!) de 1808 a 1889, quando aconteceu a Proclamação da República. Fica no bairro de São Cristóvão, e é um dos maiores parques urbanos da cidade. A Princesa Isabel nasceu no antigo palácio da família, onde hoje funciona o Museu Nacional. É frequentado por gente de toooodas as idades e também é bem legal para fazer piqueniques. Você pode andar de pedalinho no lago principal, ou praticar esportes nas quadras poliesportivas. Os cariocas brincam que a Quinta é o “Central Park do Rio”. Bom, pelo menos a gente sonha né. A entrada também é gratuita.

3. Pedra Bonita

lugares-para-visitar-04

O trajeto até o topo da Pedra Bonita não é beeem uma forma de relaxar, mas para quem gosta de fazer trilhas, a vista compensa. A entrada para a trilha fica exatamente entre a Pedra da Gávea e os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca. É uma das trilhas mais tranquilas da cidade, mas tem alguns trechos íngremes que podem ser pesadinhos para quem não está acostumado. Depois dessa parte, vem uma caminhada bem agradável e mais pra frente o percurso passa por uma área de reflorestamento de mata fechada.

No cume, os visitantes conseguem ver a Pedra da Gávea, as praias da Barra, São Conrado, Leblon e Ipanema, além do Morro Dois Irmãos, Floresta da Tijuca e outras partes da Zona Sul. Como tem áreas que não tem proteção contra o Sol, não é legal fazer o caminho de tarde. Tem muita gente que gosta de ver o amanhecer da Pedra, então é só chegar uns 40 minutinhos antes do Sol nascer. No mesmo lugar funciona a rampa de voô livre do Rio. Que tal terminar o dia voando de asa delta?

4. Confeitaria Colombo

lugares-para-visitar-05

A Confeitaria Colombo é patrimônio cultural e artístico do Rio de Janeiro. O café já tem mais de 120 anos de idade, e é conhecido por ter sido ponto de encontro de intelectuais e artistas como Olavo Bilac, Rui Barbosa, Villa-Lobos e Chiquinha Gonzaga. A sede fica no Centro, mas você também pode visitar a loja em Copacabana ou ir na do Galeão, direto do voô. A loja do Centro tem 5 salões, todos decorados no estilo art nouveau, com enormes espelhos de cristal da Antuérpia e vitrais franceses. A casa serve café da manhã até as 11h, almoço e chá da tarde. Funciona de segunda à sexta, de 9h às 19h. Nos finais de semana fecha às 17h.

Se você preferir ir na do Forte, não deixe de visitar o Museu Histórico do Exército e as Fortificações e Exposições. Em Copa, o café fica aberto à visitação de terça a domingo e feriados, das 10h às 20h.

5. Instituto Moreira Salles

lugares-para-visitar-06

O Instituto Moreira Salles é perfeito para quem gosta de cinema, ou arte em geral. É uma instituição sem fins lucrativos que tem importantes patrimônios em quatro áreas: Fotografia, Música, Literatura e Iconografia. O instituto ocupa a casa que foi da família Moreira Salles (duh), na Gávea. A casa foi projetada por Olavo Redig de Campos e o jardim planejado pelo paisagista Roberto Burle Marx.

Todos os dias tem sessões de cinema, com filmes fora do roteiro tradicional e de vez em quando rolam umas exposições. Além de livros de fotografia, literatura e música, o IMS publica regularmente as revistas ZUM, sobre fotografia contemporânea do Brasil; e Serrote, de ensaios e ideias. A casa fica aberta de terça a domingo, das 11h às 20h.

6. Livraria Argumento

15624023_333930926994156_5702951807211274240_n

Nos anos da ditadura militar, a Argumento ficou conhecida como uma das pouquíssimas que tinha a literatura proibida. Agora a livraria é famosa pelo Café Severino, um cafézinho no fundo da loja que tem um clima super agradável. O endereço tradicional é na Dias Ferreira, badala rua do Leblon, mas a livraria tem uma unidade maior ainda na Barra da Tijuca.

O Café Severino tem máquinas de café italiana e paredes decoradas com fotos feitas pelo fotógrafo Pedro de Moraes, filho do poeta Vinícius de Moraes. A especialidade do cardápio são os doces e sanduíches. Os crepes e o bolo de laranja também são incríveis! Vale suuuper a pena a visita.

7. Joatinga

E já que estamos falando do Rio de Janeiro, não podia faltar uma praia, né? A Joatinga com certeza tá no meu TOP 3 de lugares para visitar e relaxar por aqui. As praias do Leblon, Ipanema e Copacabana são lindas e bem gostosas, mas são mais conhecidas e costumam ficar mais cheias. Apelidada carinhosamente de Joata, a praia era mais “secreta” há alguns anos, mas continua sendo beeem mais vazia que as outras. O acesso é feito apenas por carro, porque ela fica no meio da estrada do Joá, que liga São Conrado à Barra da Tijuca.

Ao chegar, você vai precisar descer um pequeno caminho entre pedras para chegar à praia. Essa parte deixa tudo mais divertido, mas tem que ter bastante atenção com as crianças. A areia é branquinha, e o mar é ótimo para surfar.

Gostou das minhas dicas de lugares para visitar e relaxar no Rio? Conta nos comentários onde mais vocês gostam de ir para se distrair!

Imagens: Divulgação

 


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)