Receba nossos e-mails incríveis
Amor Sexo Autoestima Corpo Vida Carreira & Finanças Beleza Estilo Vídeos
Escreva seu texto

Leia temas do seu interesse:

7 lugares para visitar e relaxar no Rio de Janeiro

Carina Caldas

Colunista Superela

Mais textos

Aqui no Superela você encontra de tudo: textos sobre empoderamento, amor, sexo, moda, beleza, mas… que tal falarmos um pouquinho mais sobre cultura? Calma! A gente não vai te encher de textos acadêmicos nem resenhas de livros chatos. Pensando naqueles dias em que a gente tá irritada pelos problemas da vida, desde o machismo a uma unha quebrada, decidimos fazer um post com ideias de lugares para visitar e relaxar. A primeira edição do post é do Rio, mas pode deixar que chegaremos na sua cidade!

Ideias de lugares para visitar e relaxar na Cidade Maravilhosa

1. Parque Lage

Verde

Sabe o clipe de Beautiful, do Pharrel e do Snoop Dogg? Foi gravado no Parque Lage! O jardim foi projetado em 1840 e hoje em dia faz parte da memória histórica da cidade. Fica no bairro Jardim Botânico, e tem uma área ao ar livre reservada para piqueniques, cavernas e aquários incrustados nas paredes que fazem muito sucesso com as crianças. A floresta é nativa da Mata Atlântica e tem palmeiras imperiais, lagos e ilhas artificiais. É o point dos apaixonados <3 Nos fins de semana o Parque Lage costuma ficar mais cheio, por isso, se você procura lugares para visitar e relaxar, o ideal é visitar durante a semana.

Na área interna funciona a Escola de Artes Visuais do Pargue Lage (EAV), e tem até programação gratuita! No pátio central, à beira da piscina tem um bistrô, que você pode ir para tomar café da manhã, almoçar, jantar ou só sentar para tomar um cafézinho. O Parque fica aberto de 8h às 17h, e o bistrô funciona de 09h às 23h todos os dias exceto aos sábados, que abre 13h. A entrada é gratuita 🙂

2. Quinta da Boa Vista

lugares-para-visitar-03

A Quinta da Boa Vista foi residência oficial da família Real (ui, que chique!) de 1808 a 1889, quando aconteceu a Proclamação da República. Fica no bairro de São Cristóvão, e é um dos maiores parques urbanos da cidade. A Princesa Isabel nasceu no antigo palácio da família, onde hoje funciona o Museu Nacional. É frequentado por gente de toooodas as idades e também é bem legal para fazer piqueniques. Você pode andar de pedalinho no lago principal, ou praticar esportes nas quadras poliesportivas. Os cariocas brincam que a Quinta é o “Central Park do Rio”. Bom, pelo menos a gente sonha né. A entrada também é gratuita.

3. Pedra Bonita

lugares-para-visitar-04

O trajeto até o topo da Pedra Bonita não é beeem uma forma de relaxar, mas para quem gosta de fazer trilhas, a vista compensa. A entrada para a trilha fica exatamente entre a Pedra da Gávea e os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca. É uma das trilhas mais tranquilas da cidade, mas tem alguns trechos íngremes que podem ser pesadinhos para quem não está acostumado. Depois dessa parte, vem uma caminhada bem agradável e mais pra frente o percurso passa por uma área de reflorestamento de mata fechada.

No cume, os visitantes conseguem ver a Pedra da Gávea, as praias da Barra, São Conrado, Leblon e Ipanema, além do Morro Dois Irmãos, Floresta da Tijuca e outras partes da Zona Sul. Como tem áreas que não tem proteção contra o Sol, não é legal fazer o caminho de tarde. Tem muita gente que gosta de ver o amanhecer da Pedra, então é só chegar uns 40 minutinhos antes do Sol nascer. No mesmo lugar funciona a rampa de voô livre do Rio. Que tal terminar o dia voando de asa delta?

4. Confeitaria Colombo

lugares-para-visitar-05

A Confeitaria Colombo é patrimônio cultural e artístico do Rio de Janeiro. O café já tem mais de 120 anos de idade, e é conhecido por ter sido ponto de encontro de intelectuais e artistas como Olavo Bilac, Rui Barbosa, Villa-Lobos e Chiquinha Gonzaga. A sede fica no Centro, mas você também pode visitar a loja em Copacabana ou ir na do Galeão, direto do voô. A loja do Centro tem 5 salões, todos decorados no estilo art nouveau, com enormes espelhos de cristal da Antuérpia e vitrais franceses. A casa serve café da manhã até as 11h, almoço e chá da tarde. Funciona de segunda à sexta, de 9h às 19h. Nos finais de semana fecha às 17h.

Se você preferir ir na do Forte, não deixe de visitar o Museu Histórico do Exército e as Fortificações e Exposições. Em Copa, o café fica aberto à visitação de terça a domingo e feriados, das 10h às 20h.

5. Instituto Moreira Salles

lugares-para-visitar-06

O Instituto Moreira Salles é perfeito para quem gosta de cinema, ou arte em geral. É uma instituição sem fins lucrativos que tem importantes patrimônios em quatro áreas: Fotografia, Música, Literatura e Iconografia. O instituto ocupa a casa que foi da família Moreira Salles (duh), na Gávea. A casa foi projetada por Olavo Redig de Campos e o jardim planejado pelo paisagista Roberto Burle Marx.

Todos os dias tem sessões de cinema, com filmes fora do roteiro tradicional e de vez em quando rolam umas exposições. Além de livros de fotografia, literatura e música, o IMS publica regularmente as revistas ZUM, sobre fotografia contemporânea do Brasil; e Serrote, de ensaios e ideias. A casa fica aberta de terça a domingo, das 11h às 20h.

6. Livraria Argumento

15624023_333930926994156_5702951807211274240_n

Nos anos da ditadura militar, a Argumento ficou conhecida como uma das pouquíssimas que tinha a literatura proibida. Agora a livraria é famosa pelo Café Severino, um cafézinho no fundo da loja que tem um clima super agradável. O endereço tradicional é na Dias Ferreira, badala rua do Leblon, mas a livraria tem uma unidade maior ainda na Barra da Tijuca.

O Café Severino tem máquinas de café italiana e paredes decoradas com fotos feitas pelo fotógrafo Pedro de Moraes, filho do poeta Vinícius de Moraes. A especialidade do cardápio são os doces e sanduíches. Os crepes e o bolo de laranja também são incríveis! Vale suuuper a pena a visita.

7. Joatinga

"O desejo vence o medo, atropela incovenientes e aplana dificuldades." . 📍 Praia de Joatinga, Rio de Janeiro. Créditos: @franciscanasciment #tourpelomundo

A post shared by Viagem / Travel / Wanderlust (@tourpelomundo) on

E já que estamos falando do Rio de Janeiro, não podia faltar uma praia, né? A Joatinga com certeza tá no meu TOP 3 de lugares para visitar e relaxar por aqui. As praias do Leblon, Ipanema e Copacabana são lindas e bem gostosas, mas são mais conhecidas e costumam ficar mais cheias. Apelidada carinhosamente de Joata, a praia era mais “secreta” há alguns anos, mas continua sendo beeem mais vazia que as outras. O acesso é feito apenas por carro, porque ela fica no meio da estrada do Joá, que liga São Conrado à Barra da Tijuca.

Ao chegar, você vai precisar descer um pequeno caminho entre pedras para chegar à praia. Essa parte deixa tudo mais divertido, mas tem que ter bastante atenção com as crianças. A areia é branquinha, e o mar é ótimo para surfar.

Gostou das minhas dicas de lugares para visitar e relaxar no Rio? Conta nos comentários onde mais vocês gostam de ir para se distrair!

Imagens: Divulgação

 

Carina Caldas

Colunista Superela

Mais textos

Leia temas do seu interesse:

Leia temas do seu interesse:

E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Um email por semana só com o melhor conteúdo do Superela
Você vai adorar ❤
Obrigada!

Recebemos seu pedido de cadastro e enviamos a você um email com o link para você confirmar o recebimento dos nossos emails.

Por favor, acesse seu email e click no link de confirmação.


Click aqui para voltar ao site.
Não perca mais nenhuma novidade!
PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbS9wbHVnaW5zL3BhZ2UucGhwP2hyZWY9aHR0cHMlM0ElMkYlMkZ3d3cuZmFjZWJvb2suY29tJTJGU3VwZXJlbGFPZmljaWFsJTJGJnRhYnMmd2lkdGg9NTIwJmhlaWdodD0yMjAmc21hbGxfaGVhZGVyPWZhbHNlJmFkYXB0X2NvbnRhaW5lcl93aWR0aD10cnVlJmhpZGVfY292ZXI9ZmFsc2Umc2hvd19mYWNlcGlsZT10cnVlJmFwcElkPTE3MTExNDI3NjM4MDkzNiIgd2lkdGg9IjUyMCIgaGVpZ2h0PSIyMjAiIHN0eWxlPSJib3JkZXI6bm9uZTtvdmVyZmxvdzpoaWRkZW4iIHNjcm9sbGluZz0ibm8iIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd1RyYW5zcGFyZW5jeT0idHJ1ZSI+PC9pZnJhbWU+
Curta o Superela no Facebook ❤
teste
teste