O que você procura?

Já estamos cansados de saber que nossa sociedade carrega o machismo dentro de si, não é? Quando é preciso defender os ideais feministas em discursos, não existe perda de tempo. Os argumentos são muitos para vários (se não todos) dos comportamentos machistas imagináveis. Mas porque, em tantos momentos, ao testemunhar ou até mesmo ser vítima de um desses comportamentos, não nos incomodamos?

Muitas vezes a cultura machista está tão arraigada dentro de nós que nem mesmo percebemos que estamos sendo vítimas dela. Quer ver só?

O machismo tem que te incomodar!

1. Você já mudou seu visual para agradar algum namorado/marido

machismo

Se isso já aconteceu e você nem reparou, você foi vítima do machismo. Nenhuma mulher deve, ou precisa, se adaptar a padrões estéticos que não são dela para agradar ninguém. Seja um outro homem, mulher ou padrão social.

2. Você já trocou de roupa antes de sair para que não pensassem mal de você

Uma das ideias machistas mais vistas hoje é essa: mulheres devem se vestir de determinada maneira para serem respeitadas. Se você já passou por algo assim, mais uma vez foi vítima de valores deturpados. Você deve se vestir como quer. Sua roupa não determinam seu caráter.

3. Você já abriu mão de gostos seus por ser “coisa de homem”

Parece até ridículo quando lemos algo assim, mas sabemos bem o quanto isso é verdade. Quantas coisas hoje são consideradas “coisas de homem” e fazem com que muitas mulheres sejam julgadas? Seja porque você gosta de futebol, de cerveja ou de filmes de ação. Se você ainda tem esse limite, deixa isso pra lá! Nada foi feito para homens ou mulheres, mas para quem mais se identificar com aquele hobbie, atividade, música ou esporte. Se joga!

4. Você mudou hábitos para não ser considerada “mulher de balada”

Quantas vezes mulheres deixam de se divertir para não serem rotuladas de determinadas maneiras? Homens de balada são ótimos exemplares de seu sexo. Mas mulheres, nem tanto. A mais pura bobagem! Faça o que você tem vontade de fazer, e seja feliz do seu jeito.

5. Você acha que precisa ter filhos para ser uma mulher completa, mesmo que não queira

Essa ideia machista muitas vezes nos engana, não é? Mas ei, nossa missão na vida não é procriar. Se não quiser ter filhos, tudo bem! Não seja vítima de uma sociedade e transforme sua vida por padrões que nada tem a ver com você. Afinal, você acha mesmo que vale a pena trazer uma vida pra esse mundo só pra seguir regras que não são suas? Ei, pensa bem! Se você quer ter filhos, ótimo, se programe pra isso e viva seu sonho. Mas não viva sonhos que não são seus. Você não deve fazer nada se isso não fizer sentido para você.

6. Já ouviu comentários desrespeitosos em momentos diversos

machismo

Essa é clássica né? Por que nós podemos ser cantadas em nosso ambiente de trabalho? Por que temos que ouvir “piadas” de duplo sentido o tempo todo pelo simples fato de sermos mulheres? Ei, não precisamos ser objetos sexuais. Nossa vida é muito mais do que isso. E se você ainda ri de piadas assim, pensa bem!

Se incomode!

Viu só? Antes de engolir qualquer discurso ou padrão que nos é imputado, pense sobre isso. Se incomode com o machismo, e com regras que não são suas e que não devem ser apropriadas por você se não for essa a sua vontade. Abra os olhos para isso. Essa é a diferença entre um discurso e uma real mudança de pensamento e cultura.

As mudanças vêm de dentro, daquele incomodo que nos alerta sempre que algo está fora do lugar. Não adianta gritar aos quatro cantos que sabemos nosso lugar, se realmente não sabemos. Comece de você! Não escute calada, não faça sem pensar. Seja você, mesmo que ninguém entenda suas escolhas. Elas são suas e de mais ninguém.

Imagem: Reprodução/The Big Bang Theory


E o que você responderia a essa pergunta aqui embaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)