O que você procura?

Você é muito ansiosa? Caso seja, você sabe que aprender a controlar a ansiedade depende de muitos fatores – sendo a medicação e o acompanhamento médicos essenciais para o tratamento. Mas se você não sofre com essa doença e conhece alguém que passa por isso diariamente, indo das crises ansiosas aos ataques de pânico, saiba que você pode, sim, ser uma fonte de força para essa pessoa.

O que a gente quer dizer com isso é que você tem um papel importante na vida de alguém que está aprendendo a controlar a ansiedade – todo mundo serve ou como um gatilho para as crises ou como uma forma de evita-las. É preciso equilíbrio e, principalmente, uma dose extra de atenção e interesse: buscando se envolver com a outra pessoa, prestar atenção no que ela fala, você consegue ajudar muito nesse processo todo.

1.Não demore para responder mensagens

Mesmo que a resposta em questão não seja das mais animadoras. Seja ágil, porque, para um ansioso, esperar muito tempo por uma resposta pode ser desconfortável e incômodo. Você não precisa estar disponível 24 horas do dia, sete dias por semana, mas fique atenta para ser mais rápida nessa resposta.

2.Seja paciente – o que é simples para você pode ser complicado para um ansioso

Fazer uma ligação para pedir uma pizza ou perguntar uma informação para o segurança do shopping pode ser comum para você, mas um gatilho para a ansiedade de alguém. Tenha em mente que quem está tentando controlar a ansiedade pode ver essas situações com muito medo e você precisa se manter firme para acalmá-la e esperar o tempo dela para fazer cada uma dessas coisas – ou ainda que você precisará fazê-las por ela.

3.Seja objetivo!

Ao invés de soltar só um ‘vamos tomar um café no fim de semana?’, faça planos concretos e completos. Mande, ao invés disso, algo do tipo ‘vamos tomar um café no sábado, naquele lugar que você gosta, às 16h?’. Isso diminui a ansiedade porque quem sofre da doença vê um compromisso marcado e confirmado, e não uma ideia vaga do que pode acontecer no fim de semana.

4.Ouça, ouça, ouça

A pessoa ansiosa vai se sentir mais confortável e segura sabendo que alguém está disposto a ouvir o que ela tem a dizer. Coloque-se à disposição dela, e ouça com atenção. É importante fazer um exercício de não julgar o que ela está dizendo e confortá-la quando ela precisar.

5.Pergunte o que fazer em momentos de crise

Você não precisa esperar que ela tenha uma crise de ansiedade ou um ataque de pânico para saber como agir. Com cuidado e gentileza (afinal, falar sobre as crises pode ser um gatilho para novas crises) pergunte o que você pode fazer para ajudá-la, se é preciso ligar para alguém e como acamá-la. Algumas pessoas precisam de uma abordagem mais próxima, outras de espaço e tempo.

6.Não crie suspenses desnecessários

Nada de soltar um ‘preciso falar com você’ e sumir por três horas. Evite fazer suspense, porque isso é um causador de ansiedade muito comum. Antes de soltar uma frase dessas, pense no impacto para quem está aprendendo a controlar a ansiedade.

7.Não cobre mudanças do dia para a noite

Assim como a depressão, a ansiedade é uma doença que precisa de tempo para mostrar melhoras. Exigir mudanças do dia para a noite é ofensivo e frustrante para quem está lidando com a doença. Ou seja, não force uma barra e exija mudanças milagrosas de comportamento de um momento para outro.

8.Convide a pessoas para atividades que acalmam

Como assistir uma série divertida no Netflix, cozinhar uma refeição gostosa ou andar de bicicleta pelo parque.

9.Não deixe a ansiedade te afetar também

Se você é ansiosa ou tem tendências ansiosas, o melhor a fazer para ajudar alguém que também é ansioso é cuidar de si mesma antes. Se você sofrer com a doença, cuide para que você não se deixe levar pelas crises da outra pessoa – isso não é otimizado e, com certeza, não ajuda o ansioso.

Foto: Reprodução / Pretty Little Liars


Você pode ajudar a nossa usuária que está tentando controlar a ansiedade respondendo a pergunta abaixo:


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)