O que você procura?

A gente já sabe que viver com depressão é um desafio, por mais que a gente siga os tratamentos e adapte a nossa rotina para tentar conviver bem até chegar em um ponto de cura. Mas além de topar um tratamento, é importante a gente lembrar que as pessoas depressivas precisam, principalmente, de apoio e encorajamento das pessoas ao seu redor.

As pessoas depressivas pedem um ambiente que seja propício para a melhora – ou seja, não adianta você encontrar uma amiga no meio de uma crise de depressão e soltar ‘sai dessa, a sua vida é muito boa!’. Isso não vai ajudar. Ao contrário, fará com que a sua amiga se feche ainda mais e guarde tudo o que ela sente para si – o resultado pode ser crises mais intensas, já que ela tem a sensação de que não pode contar com ninguém para aliviar a tristeza.

Lidar com pessoas depressivas não é fácil, mas também não precisa ser difícil. Tudo começa com um exercício de interesse pelo próximo. De olhar com sinceridade e tentar entender o que aquela pessoa precisa e o que fará com que ela se sinta melhor.

Para isso, pedimos ajuda das nossas leitoras, a partir do nosso grupo #superelas, no Facebook, para saber o que nós podemos fazer por pessoas depressivas para ajudá-las nessa jornada de recuperação.

1.Evite os clichês

pessoas depressivas

“Não falar aquelas coisas clichês do tipo: ‘aí, se anima/ não liga pra isso/ porque você não faz tal coisa ao invés de ficar pensando assim’. E também acho que agir sempre. A pessoa que está assim também tem a sensação de estar incomodando os outros de alguma forma, então, ao invés de falar: ‘porque a gene não marca um jantar?’, apareça na casa dela com cerveja e peça pizza, avise que está passando lá para ela sair e tomar sorvete. Algo que a pessoa não sinta que está pedindo algo…” – Ana Elisa.

2.Não diga que ela está querendo chamar atenção

“Jamais dizer que ela está querendo chamar a atenção ou que tem pessoas passando por problemas e não estão reclamando. Digo isso porque já ouvi essas coisas e é muito, mas muito ruim” – Erika.

3.Não deixe a pessoa sozinha

“Não deixar a pessoa se sentindo sozinha. Demonstrar preocupação e apoio” – Thaís.

4.Incentive a pessoa a buscar ajuda profissional

“O melhor conselho que eu posso dar é encontrar um bom psicólogo e um bom psiquiatra. Quem está doente precisa estar bem aparado e esses médicos são fundamentais pra sua melhora. Quanto a amigos e familiares, estar disponível ajuda muito. Muitas vezes a gente quer chorar, quer gritar e só precisa de alguém que escute, que não fale que tudo vai dar certo ou que é falta de Deus. No meu caso eu não arranjei ninguém daí adotei 2 cachorros e eles me escutam, me alegram, lambem minhas lágrimas. Sem eles, eu estaria muito mal. Adotei os cachorros depois que li uma pesquisa sobre cachorros e tratamento de depressão. A mim ajudou muito” – Carol.

5.Ajude essa pessoa a sair um pouco de casa

pessoas depressivas

“Tratamento médico, atividades físicas, atividades que tragam prazer e muito amor” – Priscila.

6.Incentive a conversa

“Chama a pessoa para sair, para fazer alguma coisa que ela goste, ou peça para ela te ajudar em alguma tarefa (vai ser mais difícil ela recusar!). Passeios ao ar livre fazem bem para quem tem depressão, assim como uma boa conversa, umas boas risadas…” – Simone.

7.Faça a pessoa se sentir importante

“Dê bastante atenção, faça essa essa pessoa se sentir importante. Quando estamos depressivos, nós achamos que não servimos para nada e que ninguém se importa, dê sempre muito carinho, procure falar de coisas que não estão relacionadas a depressão. Distrações ajudam, mas é momentâneo. Lembre-se que essa pessoa pode até sorrir com você, mas é momentâneo.  Não a deixe sozinha, faça ela sentir que não está só, acho que ela precisa de cuidado 24 horas. Se você ama, você não irá fazê-la sentir que é um fardo” – Ligia.

8.Acima de tudo ouça

pessoas depressivas

“A maior dificuldade que eu tinha durante a depressão era encontrar alguém disposto a ouvir o que eu tinha para falar sem me julgar. Eu tinha medo de comentar o que sentia para as pessoas, porque sabia que elas não estavam tão abertas assim para ouvir sem achar que eu estava de drama ou exagerando sobre o que eu sentia. Acho que saber ouvir é sempre o mais importante”- Marcela.

Foto: Reprodução / Stranger Things


Como você ajudaria pessoas depressivas? Conta para a gente respondendo a pergunta abaixo:


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)