Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Sabe quando a gente insiste em dizer que peso e saúde são duas coisas totalmente não relacionadas? Então. Se você ainda não entendeu como é que isso funciona (e onde entre o feminismo nisso tudo), MC Carol (essa maravilhosa) fez questão de explicar muito bem para os seus fãs no Facebook.

Em uma postagem incrível em sua página na rede social, MC Carol comentou que uma fã questionou o seu posicionamento de defender a forma plus size, alegando que a obesidade é, na verdade, uma doença. Se a saúde da funkeira está ou não em dia, porém, não é o foco do post, e sim a auto aceitação. Afinal, de nada adianta você estar magérrima, mas com muitos problemas de saúde, e o contrário também é válido.

“Então eu pergunto: será que a saúde está diretamente ligada ao formato do seu corpo? O meu ponto aqui é mostrar que a bandeira que eu levanto é da auto aceitação. Gordas ou magras podemos ter doenças e morrer, podemos trabalhar, podemos nos casar ou nao, e ser felizes sem os padrões que a sociedade impõe pra gente. Quero apenas provar que ser gorda não é sinal de depressão, limitação ou qualquer outra coisa negativa! Quero ajudar quem nunca se aceitou porque se sentia pior do que os outros por não estar num padrão X ou Y… Essa é a minha verdadeira bandeira pq a gente só consegue amar o próximo quando se ama primeiro!”, escreveu.

O post veio acompanhado de duas fotos incríveis de mulheres plus-size praticando yoga, só para mostrar que o peso não é limitador mesmo. Até agora, a publicação de MC Carol já foi compartilhada mais de 13 mil vezes e recebeu milhares de comentários de mulheres que apoiam a visão de mundo da cantora.

De fato, uma mulher só vai ser verdadeiramente saudável quando amar a si mesma. Caso contrário, vai fazer de tudo para tentar atender à um padrão de e beleza que é totalmente irreal. Fazemos dietas restritivas, cortamos o glúten e a lactose sem o acompanhamento de um médico, tomamos remédios para emagrecer, laxantes, tingimos os cabelos, fazemos plásticas…

Mas saúde de verdade é amar a si mesma e aceitar o seu corpo como ele é. É ficar em paz com a sua própria imagem e usar o corpo como uma ferramenta para alcançar os seus objetivos e não como uma punição por não sermos de um jeito X ou Y.

Ou seja, peso não tem nada a ver com saúde. E para saber se o seu peso está ou não afetando a sua saúde, só consultando um médico para ter certeza. A gente precisa para de pensar de uma vez por todas que o número da balança define o seu estado de saúde.

Imagem: Facebook

@ load more