Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Olá, Superamiga! Tá boa, querida? Eu estou aqui hoje para conversarmos sobre aquele medo de ficar sozinha. Sabe quando você está ótima, jogando um brilho caminhando belíssima pela rua, mas, de repente, entra uma música mais Adele ou Coldplay na sua lista de músicas aleatórias do Spotify e você começa a ter um ataque de ansiedade e questionar seu futuro? Pode confessar, estamos a sós aqui. Não se preocupe! Daremos um chega pra lá nele nos próximos 5 minutos ou abriremos o pote de sorvete que está no congelador juntas. Na verdade, você vai, sozinha, para já começar a treinar (leia mais aqui).

medo de ficar sozinha

O que eu sei?

Coincidentemente, enquanto escrevo para você, estou sozinha – exceto pelo Stallone, cachorro da minha irmã, que também está aqui sofrendo da coluna e vendo um documentário sobre o assassinato de uma garotinha. Ele gosta de alternar entre esse tipo de programa com o canal Canção Nova. E, também em outra coincidência, assim como uma de nossas leitoras em nosso clube, minha irmã me perguntou sobre como eu consigo ser tão “auto-suficiente e não me importar por passar tempo sozinha”. Sim, passo mesmo bastante tempo sozinha.

Coisas (publicáveis) que já fiz sozinha: viagens para outros países onde não conhecia ninguém ou falava o idioma local, sessões de cinema naquele horário das 22h de sábado bem casalzinho, visitas a pubs, idas a festivais de música. Não sou nenhuma terapeuta, só posso falar por experiência própria. Seja qual for o caso, seja você alguém que é incapaz de sair de casa sem uma companhia ou uma pessoa super independente que preocupa-se com os próximos anos, eu acredito que é possível – e até mesmo preciso – estar sozinha sem sentir-se um fracasso.

medo de ficar sozinha

Minha BFF, eu mesma

Bom, eu gosto da minha própria companhia e, para ser bem sincera, na metade do tempo em que estou só não me sinto sozinha (leia mais aqui). Escuto muita música, converso com outras pessoas por meios virtuais, falo sozinha – o que irrita minha mãe e a preocupa por seus netos, ainda inexistentes. Ainda assim, como qualquer ser humano, ou heptapod como o do filme que vi ontem, tenho meus momentos de dúvidas, os quais você aprende a contornar com o tempo. Fica a pergunta para você, leitora: você gosta da sua companhia? Pode parecer meio psicologia pop, porém, se você fosse outra pessoa, ia querer ser sua amiga?

Tudo bem se a resposta for não. Pense um pouco sobre isso. Fale um pouco sobre  isso com outra pessoa. Ou escreva um pouco sobre isso para si própria, como a Bridget Jones faria, e mantendo o mesmo nível de bom humor, se possível. Lembre-se que até mesmo ela conseguiu um Colin Firth para chamar de seu em meio a toda a paranoia e insegurança. Sim, eu sei que ela não é uma pessoa de verdade, mas é uma personagem bem realística, você há de concordar.

medo de ficar sozinha

Conselhos

Meus conselhos para alguém que não consegue ficar sozinha são: faça por escolha e faça algo de que goste muito. Pode ser ir a um show muito esperado ou simplesmente tomar açaí na esquina, desde que seja algo que te traga satisfação, que você queira fazer mesmo que ninguém queira fazer ao seu lado. Há uns anos eu perdia estreias de filmes que queria muito ver por não ter com quem ir ao cinema, mas não mais, não vale a pena. A ideia é que você se distraia tanto com o que está fazendo que, quando perceber, já tenha passado duas horas bem-sucedidas apenas com sua sombra.

Parte 2: fazer por escolha implica em passar tempo sozinha por vontade e não por falta de opção. Resolva ir ao museu sozinha e então convide pessoas, se for o caso. Se alguém resolver acompanhar, ótimo. Se ninguém responder, ótimo também porque a ideia original era ir com você mesma, de toda forma. Seja como a Bela no número de abertura, saia por aí sem medo de ser feliz, observando as pessoas, aceitando suas esquisitices, absorvendo a paisagem, desviando dos haters. Na pior das hipóteses, você pode simplesmente ir embora, sem dar satisfação, porque você é a responsável pela programação e pode ser tão espontânea ou metódica quanto quiser.

medo de ficar sozinha 3

Mas e depois?

Agora, se você se ama, está numa super relação bem resolvida com si mesma, mas se preocupa com o futuro, em todas as pessoas casando, estabelecendo raízes e famílias, eu tenho uma pergunta diferente: o que te preocupa nesse cenário? É não encontrar alguém com quem envelhecer? É ficar sem amigos? É ser julgada dona de centenas de gatos e marginalizada? É engasgar um dia sozinha comendo azeitonas em casa e não ter alguém para fazer a Heimlich em você? São todas as opções anteriores?

medo de ficar sozinha 4

Em primeiro lugar, medo é uma emoção vazia, então evite-o. Ele não faz nada além de te paralisar. Sabe o que as pessoas dizem, que medo atrai as coisas ruins? É mais ou menos por aí. Cai fora! Só se pode controlar a si mesmo, nenhum dia é garantido, portanto, o melhor que se pode fazer é tentar e tentar no agora, não em 10 anos. Apesar do Hitch, não há formas garantidas de se encontrar o amor.

Para conhecer a pessoa certa, conheça pessoas e quem sabe o cosmos te ajude (leia mais aqui). Quer manter amizades com casados e pais? Vá a seus casamentos e visite-os em suas casas. “Doidas dos gatos” não são solitárias, elas têm milhares de amigos donos de outros gatos. E para não morrer engasgado, fique de quatro e depois abra os braços fazendo seu peito bater no chão –  de verdade, vi isso no YouTube. Se tudo isso falhar, o que você fará?

Será uma eremita, cínica, sem sonhos, com aquele olhar desacreditado de Fantine? Tá boa? Não, né? Você continuará tentando e superando, como com certeza já fez com outras adversidades dessa vida. Estar sozinha é diferente de ser sozinha. Nas palavras de meu amado Sondheim: “Ninguém se vai para sempre…você não está sozinho…ninguém está sozinho…verdadeiramente”.

Imagem: Pinterest


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)