O que você procura?

É só falar em menstruação que nós mulheres lembramos do incomodo de estar “naqueles dias”. Quantas vezes já escutei a piada: como confiar num animal que sangra 7 dias e não morre. Não me leve mal, rio todas vezes que escuto, mas também problematizo o que está por trás disso. As fortes mudanças de humor, o comportamento destoante, a “outra personalidade” que toma conta das mulheres nessa época… basta perguntar a qualquer homem que eles irão dizer isso.

menstruação

Desde que perdi a virgindade, ou até antes dela (me tratei com anticoncepcional para regular meu ciclo hormonal), utilizei bastante os mais variados anticoncepcionais. Hoje posso dizer que resolvi conhecer meu corpo, ser a dona dele pela primeira vez. Provavelmente o meu trabalho tenha me dado essa visão biológica e sexual. É notável que quando tomamos a pílula, pra mim pelo menos, perdemos a libido completamente, fora as enxaquecas. Mudei bastante de medicação até achar uma que não me desse as reações adversas.

Então, onde eu quero chegar com isso? A pílula te ajuda muito nos sintomas menstruais, TPM, melhora a pele e alguns hoje têm até ação diurética. Mas como ainda vem ocorrendo problemas de trombose e muitos outros, as mulheres têm procurado por outros meios.

Afinal, estamos mais perceptivas do que acontece conosco, principalmente ao cair na toca do coelho.

Mas o que é isso? Leslie Carol Botha, uma especialista hormonal feminina, fez um experimento nos anos 80 com adolescentes entre 13 e 17 anos. Essas meninas estavam em casas de reabilitações. Sra. Botha as ensinou a utilizar o gráfico básico de fertilidade e, durante 3 meses, as adolescentes escreveram nos seus gráficos as suas emoções e sentimentos. O resultado disso foi que 90% das adolescentes cometeram os seus delitos na fase pré-menstrual, onde a raiva, os comportamentos destrutivos e autodestrutivos, ideações suicidas e até os desejos de drogas e álcool estão com lentes de aumento.

Que mulher não caiu e cai sempre nessa toca de coelho, onde mora aquela época do mês em que queremos nos esconder do mundo? Remoemos dores, angustias e vazios existenciais. Não importa a vida que temos, a toca é maior do que VOCÊ! É impressionante como essas mudanças de humor são fortes, hormônio puro e fabricado no nosso querido corpo.

Mas não acaba aqui, essa pesquisa que desde os anos 80 ajuda as adolescentes a se empoderarem e conhecerem a si mesmas deve e pode chegar a todas nós. Conhecer nosso ciclo não envolve apenas saber que dia menstruamos, ou se estamos férteis. Envolve nos preservarmos e conhecer nossos limites. Aqui em casa o marido sabe e respeita essa época do mês. Quando me envolvo no meu casulo/toca, não perturba, apenas me deixa existir e, se caso eu precise, ele está ali.

Sei que algumas não sabem nem que trem as atingiu quando estão assim, mas saibam que sempre passa. A fase pré-menstrual passa, assim como a menstruação, que nada mais é do que seu corpo sendo saudável do jeitinho que ele é.

Apenas deixem a vida seguir seu fluxo e a menstruação também.

E após tudo isso ainda sobra fazer sexo, pra autoestima voltar com gás. Se você e seu parceiro não têm nojinho, o relação sexual é super indicada. Aliás, a menstruação até ajuda no atrito gostoso ;).

E então me contem: como vocês se sentem? É algo passageiro? Deixem seus comentários…

Referências:

Mitos e fatos sobre a menstruação

Cycle mindfulness: what happens when you teach fertility awareness to teen girls

Imagem: Pexels


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)