Receba nossos e-mails incríveis
NOVO App Clube Superela!! ♥
Pergunte e converse anonimamente
Amor Sexo Autoestima Corpo Vida Carreira & Finanças Beleza Estilo Vídeos
Escreva seu texto
Receba nossos e-mails incríveis

Leia temas do seu interesse:

/ /

O mito de que um corpo saudável é um corpo magro

Ligia Fabreti

Colunista Superela

Mais textos

Em algum momento da sua vida, você decidiu que tinha alguma coisa errada com seu corpo e que ele deveria ser diferente do que era. Você não nasceu com essa ideia. Você recebeu essa informação de alguém ou de alguma situação e passou a aceitá-la como verdade. Quando foi que você começou a achar que seu corpo era um problema? Quem te fez pensar assim?

Eu não tenho uma lembrança exata de quando meu corpo começou a ser um problema pra mim, mas eu tenho certeza que não teve nada a ver com saúde ou bem-estar. Tinha a ver com aparência mesmo e a ideia distorcida de que beleza depende de magreza.

A fachada de saúde ainda é o argumento de muitas pessoas e a busca por um ‘corpo saudável‘ preenche a rotina e os pensamentos de cada vez mais mulheres. Preenche MES-MO, não é uma preocupaçãozinha, não. Ser magra virou uma obrigação e um objetivo de vida.

corpo saudavel - 1

E todos os dias surgem milhares de novas matérias, notícias e pesquisas. Um turbilhão de informações – muitas vezes, desencontradas e até contraditórias – chega até nós e nos faz sentir que precisamos urgentemente alcançar esse corpo saudável, que mais parece um troféu merecido apenas pelos fortes, aqueles seres de luz que tem foco, fé e força de vontade (esses seres especiais que representam uma pequeníssima parcela da população).

Durante todo esse tempo em que venho trabalhando com centenas de mulheres que enfrentam dificuldades para lidar com a alimentação, com o peso e com o corpo, uma das grandes justificativas que ouço por parte da maioria delas está relacionada ao mesmo motivo: a preocupação com a “saúde”.

Eu te convido a refletir sobre este paradoxo: nunca na história se falou tanto em saúde, mas ao mesmo tempo nossa sociedade nunca foi tão doente. Até o final desse texto, você perceberá o quão relativo e amplo é o conceito de corpo saudável, e como a abordagem dessa temática tem sido manipulada de forma excludente e preconceituosa.

O que te vendem por aí sobre corpo saudável

Você já parou pra reparar que todo mundo agora é um pouco expert em saúde? As redes sociais estão cada vez mais cheias de pessoas mostrando umas às outras como ter uma vida saudável. As hashtags #vidasaudavel, #corposaudavel, #geracaosaude e suas variações são usadas com tanta frequência por tanta gente  e em contextos tão distantes de SAÚDE que sinceramente não sei como isso ainda não virou uma piada, de tão contraditório…

Ironias à parte, o fato é que a “geração saúde” nunca foi tão vazia e infeliz.  Isso acontece devido à grande hipocrisia contida nas informações que recebemos: a de que saúde é medida em apenas alguns números – seja em quilos ou no tamanho do jeans. Pensa comigo. Quantas vezes você já viu numa revista de “corpo e saúde” as seguintes matérias:

“Reduza seu colesterol LDL até o verão!”

“Dieta infalível para controlar os picos de insulina em 7 dias!”

“Desafio de 30 dias para normalizar as taxas hormonais”

A verdade é outra e bem cruel. Em uma rápida pesquisa pelo termo ‘corpo saudável‘ nas imagens do Google (se quiser, pesquise também), o que se pode ver além de frutas, saladas e, claro, atividade física, são imagens de corpos esculturais, em sua maioria envoltos por uma fita métrica na região abdominal, o que nos faz concluir que as pessoas saudáveis são necessariamente magras, e que nunca seremos suficientemente saudáveis enquanto não alcançarmos uma “barriga chapada”.

Falando em barriga, quantos apelidos nossas barrigas não ganham nesse mundo fitness, não é?! #barriganegativa #barrigadossonhos #barrigazero #barrigaseca #barrigatanquinho sarada, trincada, desejada, definida, chapada… Tem até #desafiodabarriga (!) e a mais engraçada que eu vi “barriga no lugar” e barriga lá tem outro lugar, meu deus?!

corpo saudável - fitness

Magreza, gordura e risco de doenças

Se você é gordo, você pode correr o risco de desenvolver uma série de doenças. Essa afirmação não é novidade pra ninguém. O que muitas vezes ninguém considera é que se você é magro, você também pode correr o risco de desenvolver uma série de doenças. Um corpo gordo pode ser saudável ou não, assim como um corpo magro também pode ser saudável ou não.

Eu posso ter várias doenças. Você pode ter várias doenças. A Gisele Bündchen pode ter várias doenças. Todo mundo pode. Isso se dá não somente por causa do peso e da gordura corporal, mas por uma série de outros fatores, combinados ou não ao excesso de peso.

O fato é que, explícita ou não, a “preocupação” das pessoas e da mídia em relação ao peso não é científica e não tem a ver somente com a saúde. Existe um padrão social a ser perseguido, que movimenta milhões em dinheiro todos os dias.

Há quem use drogas e os maaaaais controversos métodos para manter um corpo magro e sarado, mas que não poucas vezes são apontados como exemplos de saúde e boa forma. Por outro lado, existem pessoas gordas que mantém hábitos alimentares totalmente equilibrados e aliados a uma rotina de atividades físicas, mas que ainda assim são julgadas como preguiçosas, doentes, indisciplinadas… apenas por serem gordas.

Saúde não é algo que se mede em quilos. A saúde tampouco é determinada apenas em taxas hormonais, vitaminas ou o que quer que seja. Saúde é um conjunto complexo de fatores.

O conceito global de saúde

Segundo a Constituição da OMS: “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.”

Isso significa que:

  1. Fazer loucuras para emagrecer e deixar de oferecer ao seu corpo o que ele precisa, não é saudável.
  2. Comprometer sua vida social e sua sanidade mental em nome da plenitude física também não é saudável.

Todas as vezes que você faz dieta, se coloca em momentos de restrição, passa por consequentes episódios de compulsão alimentar e sofre por se sentir culpada e incapaz, você está prejudicando a sua saúde física e mental, porque além de todo o sofrimento envolvido, fazer dieta é sinônimo de ganho de peso futuro. Medo, culpa, compulsão e depressão não tem nada de saudáveis. Tentar manipular o peso para se enquadrar em padrões sociais não é nada saudável.

E hoje eu estou aqui para te dizer que você pode pensar diferente. A partir de hoje, pense na sua saúde de forma integral. Considere que seu corpo é o lugar onde mora a sua alma, e que sua saúde depende da harmonia entre corpo, mente, emoções e espírito. Você pode começar hoje mesmo a olhar para si como um universo em movimento, como algo muito mais complexo e incrível do que simplesmente números.

Eu tenho um programa online de 33 dias que já ajudou centenas de mulheres a enxergarem a totalidade de si mesmas, abraçando, por amor e não por medo, uma vida mais saudável – no sentido amplo da palavra. Para saber mais sobre o Detox de Dietas, clique aqui.

Espero que esse artigo tenha te ajudado! Se você gostou, não se esqueça de compartilhar com os suas amigas!

Importante: se preocupar com a aparência é importante e cuidar da saúde é necessário, mas precisamos repensar o fato de ter essa preocupação como o centro da nossa vida, o maior objetivo de uma mulher e o nosso principal foco de energia, tempo e dinheiro. A vida é muito mais!

corpo saudavel - 2


Você já teve dificuldades em aceitar seu corpo? Ajude alguém no Clube respondendo a pergunta abaixo:

Ligia Fabreti

Colunista Superela

Mais textos

Leia temas do seu interesse:

/ /

Leia temas do seu interesse:

/ /

E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Um email por semana só com o melhor conteúdo do Superela
Você vai adorar ❤
Obrigada!

Recebemos seu pedido de cadastro e enviamos a você um email com o link para você confirmar o recebimento dos nossos emails.

Por favor, acesse seu email e click no link de confirmação.


Click aqui para voltar ao site.
Não perca mais nenhuma novidade!
PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbS9wbHVnaW5zL3BhZ2UucGhwP2hyZWY9aHR0cHMlM0ElMkYlMkZ3d3cuZmFjZWJvb2suY29tJTJGU3VwZXJlbGFPZmljaWFsJTJGJnRhYnMmd2lkdGg9NTIwJmhlaWdodD0yMjAmc21hbGxfaGVhZGVyPWZhbHNlJmFkYXB0X2NvbnRhaW5lcl93aWR0aD10cnVlJmhpZGVfY292ZXI9ZmFsc2Umc2hvd19mYWNlcGlsZT10cnVlJmFwcElkPTE3MTExNDI3NjM4MDkzNiIgd2lkdGg9IjUyMCIgaGVpZ2h0PSIyMjAiIHN0eWxlPSJib3JkZXI6bm9uZTtvdmVyZmxvdzpoaWRkZW4iIHNjcm9sbGluZz0ibm8iIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd1RyYW5zcGFyZW5jeT0idHJ1ZSI+PC9pZnJhbWU+
Curta o Superela no Facebook ❤
teste
teste
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Obrigada!

Seu nome e email foram enviados com sucesso.

Desejamos boa sorte!


Click aqui para voltar ao site.
Queremos te enviar OS MELHORES conteúdos do Superela.
Você vai adorar ❤
Vamos ser amigas? :)