O que você procura?

Dar vida a um novo ‘serumaninho’ é uma coisa que acredito que NENHUMA mulher consiga fazer sem REALMENTE pensar muito nisso. Excluindo os casos onde a gravidez rolou por acidente, quem planeja se tornar uma mamãe fica noites e mais noites em claro pensando em como serão os 9 meses de gestação, o parto, o que ela pode fazer, o que precisa abrir mão, e por aí vai.

 

E aí, nessas horas, algumas sabedorias populares vem e vão com MUITA facilidade. E aí, minhas caras, acabamos caindo em alguns mitos que nos assustam demais, ou que apenas nos enganam. Hoje, então, tô aqui em serviço inspirada por um certo ‘baby boom‘ maravilhoso que tá acontecendo comigo ultimamente (sim, MUITAS pessoas próximas a mim estão engravidando). O “dizem que” acaba crescendo ainda mais e, para não fritar a cabeça das futuras mamães, preparei esse post com os mitos mais comuns sobre gravidez que poderemos deixar de lado.

Não garanto a ninguém que essa publicação vai livrar alguém de algumas noites mal dormidas, mas que vai ajudar vai! Bora?

A gravidez e seus mitos mais comuns

gravidez

1. Não pode viajar de avião durante o primeiro e/ou o último trimestre.

Falso! A mamãe em potencial pode voar sempre que quiser. O motivo dos alertas sobre viajar durante a gestação tem mais a ver com ter complicações longe de casa e dos médicos que já conhecem o seu caso, ou ainda com o risco de entrar em trabalho de parto em pleno vôo. Aliás, algumas companhias aéreas não deixam mulheres grávidas nesse último trimestre viajarem exatamente por isso. Afinal, uma vez que o parto começar, o vôo precisa forçar o pouso.

No mais, é bom evitar porque a gravidez exige certo cuidado e acompanhamento. Quando você se afasta MUITO de casa, o risco de não ser socorrida ou atendida da maneira certa se torna bem maior.

2. Não pode ingerir nenhuma bebida alcoólica durante a gravidez

Digamos que é um mito pela metade. O correto, caso você goste bastante de beber e faça isso com frequência, é dar uma maneirada. O Ministério da Saúde aconselha a não tomar NENHUM tipo de bebida durante os 9 meses, mas alguns estudos afirmam que a ingestão de álcool moderadíssima (uma dose duas vezes POR SEMANA) não prejudica o bebê.

Neste momento, o que vale é o bom senso e a sua confiança na sua médica.

3. Você deve comer por dois

gravidez

Gente, eu fiquei TÃO arrasada quando soube que isso é um mito, sério. Acontece que, infelizmente, a gravidez não é desculpa para comer mais, mas sim comer MUITO bem. Para o bebê ficar saudável, é preciso que você fique também, então toda aquele cuidado com glicemia, sobrepeso e colesterol, por exemplo, deve ser redobrado. Porém, a boa notícia (pra mim, pelo menos, que adoro comer) é que as mulheres, quando grávidas, precisam de aproximadamente 300 calorias extras por dia. É um Big Mac? Não. Mas é um lanchinho a mais? Com certeza.

4. Não pode pintar os cabelos e nem ir à manicure

Mitão! A gravidez não precisa comprometer sua aparência, mas é preciso bom senso (na verdade, até mesmo sem bebê na barriga, né?). Acontece que, embora exista um risco teórico associado à coloração de cabelo (produtos químicos que estão sendo absorvidos pelo couro cabeludo), alguns estudos não mostraram nada conclusivo. Então o aconselhável é evitar esses produtos pelo menos no primeiro trimestre, que é quando os órgãos do bebê estão se formando. Caso você ainda assim tenha uma neura (o que seria o meu caso, por exemplo), sempre existem alternativas como tintura vegetal natural ou algo semi-permanente, que não precise de muito tempo para tingir.  E procure sempre por um ambiente arejado para realizar essa tarefa.

Sobre a manicure, pode ficar tranquila. Você precisaria de uma exposição maciça e de longo prazo aos produtos antes que houvesse qualquer chance de algo prejudicar a sua saúde e a do bebê. O mais importante, na verdade, é certificar-se de que o salão esteriliza todas as suas ferramentas. E se ainda rolar uma neura, procure por sugestões de sua médica e/ou uma dermatologista que fujam de qualquer tipo de perigo ao bebê.

5. Nada de cafeína

gravidez

Mentiraa gente. A lógica aqui é a mesma da bebida. A verdade é que uma pequena xícara de café por dia está perfeitamente ok. Todo o medo em torno do café é que saiu um estudo recente da Universidade McGill, em Montreal, que descobriu que a quantidade de cafeína equivalente a três xícaras de café por dia pode aumentar o risco de aborto espontâneo. SÓ QUE tal pesquisa não considerou COMO esse café foi fabricado e nem o TIPO de café utilizado. Ou seja? Pensa comigo: uma xícara de preto é muito mais forte do que uma xícara de café com leite, por exemplo. Logo, é só saber dosar direitinho e, é claro, não abusar.

Vale ressaltar o uso do bom senso. Por ser um assunto controverso, o ideal é pedir a opinião da sua médica e evitar, de forma prudente e não desesperada, qualquer fator que possa comprometer a saúde do seu bebê.

No mais…

Amores, gravidez não é doença e, por mais que eu seja SUPER a favor da sabedoria popular, alguns mitos podem deixar qualquer gestante de cabelo em pé. O segredo é ir com calma, sempre bater um papo sincero com a sua médica e relaxar um pouco.

Se você fizer tudo direitinho e sem neuras, pode ficar tranquilíssima. Vai dar tudo certo.

Imagem: Reprodução/ Instagram Line Severinsen


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?

 


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)