O que você procura?

Quando eu era uma criança cacheada, acreditava em quaisquer mitos sobre cabelo que você me contasse. Além de ter pouca informação, eu tinha menos interesse ainda de procurar. Era difícil aceitar meus cachos quando eu ouvia coisas do tipo: “cabelo liso cresce mais rápido”, “cabelo crespo é mais ressecado”, fora as ofensas das quais eu prefiro poupar meus leitores.

Seis anos depois de começar os alisamentos, hoje posso dizer que tenho uma relação bem mais saudável com os meus fios. Não me oponho mais à ideia de voltar para os cachos, então precisava de um tratamento que resgatasse pelo menos o aspecto ondulado dos meus fios, que estavam espigados e ressecados. Para isso, foi preciso muita pesquisa para descobrir o que realmente faria bem para o meu cabelo. Mesmo que eu nunca tivesse feito uma escova progressiva- prefiro alisamentos à base de aminoácidos, e não formol-, as químicas podem ser agressivas se você não tiver os cuidados necessários. Decidi procurar tratamentos capilares mais naturais e me encontrei no low poo.

Através dessa técnica, fica proibido colocar agentes pesados nos fios, como as fórmulas com sulfatos, petrolatos, parafinas líquidas, óleos minerais, vaselina, entre outros. Esses componentes servem como uma espécie de “maquiagem”, porque deixam o cabelo bonito por um tempo, mas não agem como tratamentos que realmente podem mudar a estrutura dos fios. Foi assim que eu comecei a desmascarar uma série de mitos sobre cabelo e passei a enxergar como meu cabelo se comportava de verdade, sem o aspecto “pesado” e espigado dos produtos proibidos.

Allure fez nesta semana uma matéria que lembrou muito as minhas redescobertas capilares e, por isso, trouxe as dicas de um especialista entrevistado pela revista junto com meus relatos pessoais para montar um super guia de mitos e verdades sobre o cabelo. Qual desses você não sabia?

Mitos sobre cabelo para não repetir nunca mais!

01. Cortar o cabelo faz os fios crescerem mais rápido

Cortar o cabelo e depilação são duas coisas que eu tenho pavor. Pavor mesmo. A última vez que passei as tesouras foi em maio do ano passado, única e exclusivamente para doar para a Fundação Laço Rosa, que fabrica perucas para mulheres com câncer. Não me levem a mal, a boa ação foi ótima mas o resultado não me agradou tanto. Investi pesado no low poo para fazer o cabelo crescer e estou há mais de um ano sem cortar. Meus fios nunca cresceram tão rápido e tão saudáveis.

Cortar o cabelo pode até deixá-lo com a aparência mais saudável, já que some com as pontas duplas, mas isso não tem relação direta com o couro cabeludo, que é o verdadeiro responsável pelo crescimento dos fios. Para acelerar o crescimento, você deve investir em cremes de nutrição, que literalmente repõem os nutrientes que o cabelo precisa.

02. Lavar o cabelo com água gelada aumenta o brilho dos fios

Se você já foi a qualquer salão de beleza e se sentou em um lavatório, provavelmente se deparou com a pergunta: “fria ou morna?”. Curiosa do jeito que sou, sempre perguntava se a temperatura da água faria alguma diferença para o cabelo, e a resposta era a mesma: “ah, gelada dá mais brilho e limpa mais, né?”.

Segundo Ken L. Williams, autor do livro  Hair Transplant 360: Follicular Unit Extraction, “a temperatura da água não tem a ver com a limpeza do couro cabeludo, ou a aparência do cabelo como um todo”. O especialista diz que a água gelada funciona como um remédio placebo: você sente que é um tratamento, mas aquilo não tem efeito algum. Por outro lado, ele conta que o condicionador é o segredo para deixar o cabelo brilhoso.

03. Pintar o cabelo faz mal

“Isso é meio verdade”, diz Williams. Se tem uma coisa que eu aprendi com as minhas amigas de cabelos platinados e coloridos é que a coloração (ou descoloração) pode até prejudicar os fios, mas se você tiver os cuidados necessários seu cabelo facilmente ficará saudável. Tudo depende dos produtos, do estado do seu cabelo antes da química e até do profissional! A única coisa que você não pode fazer é mudar de cor quando os fios estiverem quebradiços ou ressecados. A ordem é tratar antes e pintar depois.

04. Pontas duplas são reparáveis

De todos os mitos sobre cabelo, esse foi o mais difícil de abandonar porque eu realmente queria que fosse verdade. A ponta dupla acontece quando a cutícula, a camada protetora do cabelo, está danificada.  Depois que as pontas dos fios se quebram, nada pode fazer com que elas voltem ao estado natural. Por isso, não existe tratamento melhor do que se livrar das pontas secas e começar um novo tratamento do zero.

05. Shampoo seco é melhor do que shampoo normal

Praticidade é uma coisa, eficácia é outra. O shampoo seco realmente é uma mão na roda quando você não tem tempo para lavar os cabelos ou tem fios oleosos e quer dar um tempo até a próxima lavagem. Porém, o couro cabeludo precisa ser lavado e hidratado com o shampoo para que o cabelo fique realmente limpo.

Imagem de capa: Reprodução/ Disney Channel


Agora que você já desvendou vários mitos sobre cabelo, que tal ajudar uma amiga no Clube Superela? Você pode responder a pergunta abaixo ou clicar aqui.

 


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)