O que você procura?

Já estamos em 2016, faltando exatamente um mês para 2017, e AINDA TEM GENTE que espalha mil e um mitos sobre feminismo que são uma completa baboseira. Ainda mais depois da decisão do STF de ontem sobre o aborto. Vamos dar uma lidinha rápida aqui e parar de vez de espalhar bobagens sobre um movimento social de extrema relevância? Vamos. Sem preconceito, hein? Ao invés de fazer cara feia e fechar a janela, vem ler comigo:

Os maiores mitos sobre feminismo da face da terra

mitos sobre feminismo

1 – O feminismo favorece apenas a mulher

mitos sobre feminismo

Quem aqui já ouviu aquela expressão: homem não chora? Acontece que o homem nasce com um peso gigante nas costas. Ele tem que ser agressivo, duro, e aceitar que deve respeitar sua função de único provedor de uma família inteira. Além disso, se ele quiser seguir algo mais artístico como carreira, tipo ballet, deve estar preparado para a chuva de comentários maldosos que escutará dali para frente. E nem me deixe começar a falar sobre obrigatoriedade de alistamento no exército.

Quando o feminismo prega a igualdade entre homem e mulher, estamos incluindo o fato de que nenhum de nós deva estar aprisionado a um estereótipo de gênero. Se a menina fosse ensinada, desde cedo, que não precisa sentar como mocinha, o menino poderia ser sensível sem problemas. Uma mão lava a outra.

2 – A feminista odeia os homens

mitos sobre feminismo

Muita, mas muita gente MESMO, acha que o Feminismo é tipo uma oposição ao sexo masculino. Na verdade, o feminismo é composto por várias correntes ideológicas e a parte que, de fato, acredita que os homens não deveriam sequer existir, é muito pequena.

Todo movimento desse nosso planeta terra tem seus lados mais radicais. Mas a essência da luta feminista é a igualdade de gênero. É você defender que a mulher deve ganhar o mesmo que o homem se eles ocupam o mesmo cargo e as mesmas tarefas em uma empresa. É a menina poder brincar de outras coisas que não boneca e casinha. É a esposa poder trabalhar e não carregar o ônus de criar os filhos sozinha. É por essas coisas que feministas lutam. O resto pode ser encaixado, com segurança, na caixinha de mitos sobre o feminismo.

3 – Donas de casa não podem ser feministas

mitos sobre feminismo

Você já parou pra pensar que o machismo começa dentro de casa, e grande parte pela mãe? Aquela que só deixa a filha sair se o irmão for junto, a que manda a menina sentar que nem mocinha e não deixa ela usar a roupa que quiser? Outra coisa: o feminismo prega que a mulher deve ser o que ela quiser. Ninguém é menos feminista porque escolheu ser dona de casa. A diferença é ela poder escolher essa condição. Tem gente que prefere dar mais atenção aos filhos e ao lar, e isso não é problema algum. Estamos acostumados a pensar que o movimento que desvaloriza o trabalho doméstico é o feminismo. Só que não.

4 – Feminista não pode ser vaidosa

mitos feminismo

Repetindo: A MULHER DEVE TER O DIREITO DE SER E FAZER O QUE QUISER. Se ela não quer raspar o sovaco gente, deixa. Se você, que assiste Game of Thrones e acha que aquelas perninhas e pererequinhas alí são todas peladinhas assim, lisinhas, sai desse mundo de fantasia que tá te fazendo mal.

A mulher arruma para ela, e por ela. Ela quer sair de vestidinho tubinho pra mostrar a bunda gigante e seduzir geral, porque morre de orgulho do corpo? Deixa ela. A moça tem uma barriguinha mas vai usar cropped porque gosta da moda? Deixa ela. Apenas DEIXA ELA. Pára de achar que feminista não pode se arrumar. Pára de acreditar em mitos sobre feminismo, por favor.

5 – Feminismo é o contrário de machismo

mitos sobre feminismo

Se eu ganhasse uma moeda pra CADA VEZ que eu tive que explicar que feminismo não é o contrário de machismo, eu ia ser mais rica que o Silvio Santos, certeza. Eu ia ter triplex até no alto da serra. Só ia passar esmalte Channel.

Então: feminismo é um MOVIMENTO SOCIAL e POLÍTICO, que luta pela IGUALDADE de gênero. O machismo é uma PRÁTICA SOCIAL opressora, onde o homem se julga mais importante e inteligente que a mulher, e por isso merece mais grana, mais direitos e mais “benefícios da dúvida”.

6 – O feminismo é uma ditadura

mitos sobre feminismo

Esse é um dos mitos sobre feminismo que eu acho mais irritante. Cara, o feminismo não te obriga a nada. Não usa de força, coesão e medo para te convencer que homem e mulher devem ser tratados como iguais. Se fosse pra relacionar alguma coisa à ditadura, tinha que ser o machismo, oras. Não podemos abortar (ou seja, sermos donas de nossos próprios corpos), se a gente beija dois na mesma noite é tudo puta e piranha, até umas décadas atrás, a mulher que traía podia ser assassinada que isso não era crime, enfim. Emancipação da mulher não tem nada a ver com opressão. Muito pelo contrário.

mitos sobre feminismo

Então, pessoas queridas. Não concordar é um direito seu. Mas, pelo amor de Beyoncé Knowles, para de sair por aí reproduzindo mitos sobre o feminismo que nem você faz com sua lista de balada chiclete do Spotify. Se não for para ajudar, ou pra participar, pelo menos não atrapalha, pô!

Imagem: Pinterest


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)