Receba nossos e-mails incríveis
NOVO App Clube Superela!! ♥
Pergunte e converse anonimamente
Amor Sexo Autoestima Corpo Vida Carreira & Finanças Beleza Estilo Vídeos
Escreva seu texto
Receba nossos e-mails incríveis

Leia temas do seu interesse:

/

O que a Mulher Maravilha pode nos ensinar sobre ter um propósito

Evana Ribeiro

Colunista Superela

Mais textos

Já nos primeiros minutos de exibição do filme Mulher Maravilha, em cartaz nos cinemas brasileiros desde 1º de Junho, essa foi a primeira palavra que me veio à mente: propósito. Logo depois, veio a força interior (bem, acredito que são sinônimos ou que, pelo menos, uma coisa completa a outra).

O filme, que mostra o “nascimento” da super heroína que faz parte da Liga da Justiça (e que até então não tinha tido um filme apenas sobre ela), deixa essas duas características da Mulher Maravilha bem claras desde as cenas da pequena Diana. Ainda sem ser formalmente treinada, Diana é atraída para o lugar onde as amazonas são treinadas e vai tentando imitar seus movimentos. Não adianta impedir: ela começa a perceber qual é a sua missão e, logo, aprende qual é o seu propósito: salvar o mundo.

mulher maravilha 4

É a consciência de sua missão e o desejo profundo de salvar o máximo de pessoas possível, acabando com as guerras (ou seja, destruindo o deus da guerra, Ares) que faz com que ela não se detenha. Obstáculos? Muitos! A jovem Diana se envolve em um mundo dominado por homens nos anos de 1940 – período em que o longa é situado – e naturalmente tentam silenciá-la.

Mas em um tempo onde tantas outras mulheres se calam, ela se destaca por fazer diferente. Sua força interior e sua motivação rumo ao propósito não permitem que ela retroceda ou seja como esperam que uma mulher da época seja. Uma frase que ela diz a sua mãe quando está se despedindo da ilha rumo à Europa da Segunda Guerra Mundial, ao ser alertada de que pode não voltar para casa, é emblemática:

“Mas quem serei eu se eu ficar?”

A Mulher Maravilha entende quem ela é, e que sua natureza de amazona, de guerreira, é absolutamente incompatível com se acovardar diante das injustiças. Lutar pelo bem, pelo amor e pela paz é o seu propósito, que a motiva a seguir em frente, mesmo diante das negativas.

mulher maravilha 2

E o que tudo isso tem a ver com a gente? Bem, é simples: a Mulher Maravilha, com todos os seus superpoderes, é um arquétipo da força que toda mulher tem dentro de si para cumprir seu propósito, independentemente de qual seja ele. Se a gente olhar bem pra dentro de nós mesmas, vamos encontrar a nossa missão, o que nos motiva a acordar de manhã todo santo dia. E a pergunta é: “quem seremos nós se não seguirmos o nosso propósito?”

Não temos as armas fantásticas da Mulher Maravilha, mas, com a nossa força interior, podemos fazer, sim, muitas coisas e enfrentar os monstros da indiferença e da incredulidade, entre outras mazelas. A gente sabe muito bem que em algumas situações, nossa capacidade e nossa voz não é muito levada em consideração e podem até questionar o que dizemos ou o que fazemos em um determinado espaço – infelizmente, não é um comportamento que ficou no século passado – mas podemos tomar a Mulher-Maravilha como exemplo de força e valorizar nossa voz, mesmo quando somos as únicas mulheres do recinto.

mulher maravilha 1

Nossa força pode não estar em uma espada ou em um laço, mas está nas nossas palavras, nossa criatividade, na força física mesmo (quantas mulheres hoje nós temos se destacando em modalidades esportivas, as mais variadas?), no talento único que cada uma de nós tem.

Provavelmente, de todas as lições que podemos extrair do filme Mulher Maravilha, essa é a que fica mais forte para mim: precisamos ser fiéis ao nosso propósito, mesmo com as dificuldades internas e externas que surjam no caminho. Não salvamos o mundo inteiro (afinal, quem poderia?), mas podemos fazer a diferença no nosso espaço com a nossa força interior – e é isso o que faz de cada mulher uma Mulher Maravilha.

Imagem: Divulgação/Reprodução

Evana Ribeiro

Colunista Superela

Mais textos

Leia temas do seu interesse:

/

Leia temas do seu interesse:

/

E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada!

Recebemos seu pedido de cadastro e enviamos a você um email com o link para você confirmar o recebimento dos nossos emails.

Por favor, acesse seu email e click no link de confirmação.


Click aqui para voltar ao site.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES conteúdos do Superela.
Você vai adorar ❤
Vamos ser amigas? :)