Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

A Força do Querer chegou ao fim e dará espaço para uma nova novela das 21h, O Outro Lado do Paraíso. A trama da Globo já tem tudo para ser polêmica, e a gente espera que esse seja o começo de mais uma novela que vai levantar discussões importantes para o momento.

O estupro de Clara

Já no primeiro episódio, O Outro Lado do Paraíso traz um assunto que é muito polêmico: o estupro marital. A protagonista Clara se casará com Gael no segundo episódio, mas não terá uma noite de núpcias tão feliz assim: depois de uma crise de ciúmes, o noivo vai expulsar os convidados da festa e será violento com a agora esposa, rasgando o seu vestindo e se forçando para cima dela. Ou seja, essa é claramente uma cena de estupro.

A gente já comentou por aqui sobre como o estupro marital é um assunto pouco falado, porque existe uma regra velada de que se o casal está junto, então nada do que acontece entre 4 paredes pode ser considerado estupro, já que a mulher está com o homem por livre e espontânea vontade. Isso, claro, não é verdade, e um casamento não é justificativa para violência de nenhum tipo, principalmente a doméstica.

No mundo todo, com seus 193 países membros da Organização das Nações Unidas, apenas 52 reconhecem o estupro marital como um crime – no Brasil, ainda bem, ele é coberto pela Lei Maria da Penha.

Acredita-se que no mundo todo, mais de 2,6 bilhões (isso mesmo, bilhões) de mulheres e meninas vivem situações de violência sexual dentro de um casamento, em países onde essa situação não é considerada um crime. E um dado mais alarmante ainda é que a estimativa oficial diz que 1 em cada 3 mulheres já sofreu algum tipo de violência física ou sexual, cometida pelo parceiro na maioria das vezes.

É óbvio que a gente ainda não sabe onde essa trama vai dar, mas podemos esperar, pelo menos, uma discussão mais séria sobre estupro e a forma como esse tipo de violência é tratada no Brasil – mesmo com uma legislação, ainda falha, que protege as mulheres, os casos de estupro e violência doméstica não diminuíram, mas as denúncias dobraram nos últimos 5 anos.

A mãe que humilha a filha

Outro ponto de destaque da novela será a relação da vilã Sophia com uma de suas filhas, Estela, que é anã. Na história, a matriarca da família se recusa a adaptar a casa para que a jovem tenha uma vivência mais confortável e isso, claro, terá as suas consequências.

Principalmente, Estela será muito humilhada pela mãe por sua condição, e Sophia fará questão de fazer pouco caso da filha o tempo inteiro. Essa relação com certeza cai no antro das mães que são abusivas, que para se sentirem bem consigo mesmas, sentem a necessidade de colocar os filhos para baixo.

Não só isso, mas a relação das duas também vai trabalhar a questão da discriminação – por ser anã, Estela sofrerá muito preconceito por parte da mãe, que não reconhece a sua condição e não se dispõe a ajudar a filha a superar as suas dificuldades, ou, pelo menos, aprender como adaptar o seu dia a dia para ter uma vivência mais tranquila.

Juliana Caldas, intérprete de Estela em O Outro Lado do Paraíso, já comentou em entrevista como, no mundo real, o nanismo não é visto com seriedade e muitas vezes essas pessoas não conseguem manter um padrão de vida normal porque caem em um limbo: apesar de reconhecida dessa forma, sua condição não é vista como uma deficiência e elas são tratadas sempre com um ‘coitadismo’ que limita a sua vivência.

O Outro Lado do Paraíso estreia nesta segunda-feira, dia 23, e já promete uma chuva de polêmicas. A gente espera, claro, que todas elas sirvam para criarmos mais consciência do quanto é importante discutirmos esses assuntos para criamos um ambiente de igualdade: tanto em relação à trazer mais vista aos crimes de violência contra a mulher como para aprendermos a lidar e respeitar as diferenças.

Foto: Reprodução / TV Globo


Você está animada para ver d’O Outro Lado do Paraíso? Deixe o seu comentário respondendo a pergunta abaixo ou clicando aqui.


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)