O que você procura?

Os padrões de beleza têm mudado muito ao longo dos anos. Se você conhece o Superela sabe que a gente prefere ficar longe de normas impostas pela sociedade. A nossa missão é ajudar cada mulher a encontrar a beleza da forma que ela quiser, seja aceitando as características naturais ou mudando ou que não a faz feliz. Por outro lado, é interessante conhecer o que era o padrão ideal de cabelo, pele, roupas e até sobrancelha, tanto para ganhar inspirações quanto refletir sobre o quanto essa indústria da moda e da beleza pode ser dura e ao mesmo tempo bem liberal.

Se nos anos 70 as ondas de Farrah Fawcett eram sucesso, nos anos 90 o liso de Naomi Campbell fez a cabeça das mulheres. Independente da forma e do talento, todas essas mulheres se tornaram ícones por algum motivo. Vem descobrir quais são na lista abaixo:

 

Padrões de beleza: uma viagem ao longo do tempo

Anos 50

design-sem-nome-9

“Os homens preferem as loiras” (1953), filme que inspirou o videoclipe icônico de Material Girl, foi a oportunidade perfeita para lançar Marilyn Monroe como ícone de beleza e estilo internacional. O título do filme já indica que os padrões de beleza da época por um lado não fugiam dos estereótipos que infelizmente existem hoje em dia. Por outro, tanto a atriz quanto a primeira Miss Brasil Martha Rocha seriam tabeladas como modelos plus size de acordo com a os padrões da moda atual. O que é inegável é que essas duas mulheres eram lindas, e se hoje ousamos chamá-las de gordas (o que não é nenhuma ofensa, porém não é o caso), talvez devêssemos rever nossos critérios.

Anos 60

ice-cream-party-1

Nos anos 60, as mulheres passaram a ter controle do seu próprio cabelo. Parece loucura, né? Há muito pouco tempo, mulheres de cabelos curtos não eram bem vistas na sociedade. Modelos como a britânica Twiggy deram uma repaginada no corte e passaram a inspirar as jovens modernas de sua geração. Foi nesta época que a “cultura do corpo” começou a surgir. Lá fora, Twiggy foi considerada a primeiro modelo “superskinny“, algo que seria traduzido como “super magra”. No Brasil, a musa da década foi Helô Pinheiro, a “moça do corpo dourado”, a Garota de Ipanema de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Anos 70

ice-cream-party-2

Assim como Twiggy, Farrah Fawcett inspirou o corte de cabelo de milhares de mulheres ao redor do mundo. Muito antes de Drew Barrymore, Lucy Liu e Cameron Diaz, Farrah foi a primeira “pantera” e ela detonava em um pôster de 7 a 10 quartos dos adolescentes da década. Na nossa terra, Sônia Braga chamava a atenção pelos seus cabelos crespos e visual transgressor. Se até hoje tem gente que reclama de mulher com pelo na axila, imagina nos anos 70? Isso não impediu a atriz de ser considerada uma das mulheres mais bonitas e talentosas da década.

Anos 80

ice-cream-party-3

A moda dos anos 80, que faz seu retorno nas tendências de Primavera/ Verão,  era divertida e exagerada. Quem não viveu a década pode venerar Britney Spears e Lady Gaga, mas naquela época, junto com Michael Jackson, Madonna praticamente inventou o pop. Quase quarenta anos após o início de sua carreira, ela não deixa de inventar tendências e experimentar novos visuais. Falando em música, aqui no Brasil, nenhum gênio da MPB conseguia bater o recorde de venda de discos de Roberto Carlos. A única que conseguiu este feito foi uma mulher, que cantava músicas infantis. Xuxa Meneghel, ex- rainha dos baixinhos, é outra diva dos anos 80 que não para de se reinventar.

Anos 90

ice-cream-party-4

A década de 90 foi a era das supermodelos. Nesta época, a “cultura da magreza” volta a aparecer com força. As modelos tinham personalidades tão grandes quanto suas famas. Naomi Campbell chamava atenção pelo seu rosto tão perfeito quanto um diamante negro lapidado. Gisele representava a simplicidade da mulher dos anos 90. Para contrastar com o exagero dos anos 80, as mulheres preferiam usar pouca maquiagem e roupas mais básicas, que inspiraram os estilos minimalista e normcore.

Anos 2000

ice-cream-party-5

A década de 2000 é outra grande referência para a moda atual. Acho que agora a gente cansou do óbvio, e resolveu se divertir com o que era considerado “cafona” pra montar o look mais estiloso possível. Beyoncé era, e é até hoje, a maior referência do pop e por isso um dos maiores ícone de estilo e beleza da nossa geração. Ela tem o poder de transformar tudo o que toca em ouro. Falando em ouro, desde a novela O Clone (2002), Giovanna Antonelli é a atriz queridinha do Brasil e lança tendências a cada vez que troca de personagem. Quem nunca se vestiu de odalisca no Carnaval ou se inspirou em um visual da Athena?

Toda essa “viagem no tempo” foi para provar que os padrões de beleza ao longo dos anos não são estáticos. Todas essas mulheres são igualmente bonitas, independente da cor de pele ou tamanho do corpo. Porém, quem quer que seja eleita “a mulher mais bonita” do mundo, ela é apenas uma representação do que a mídia determinou que seria bonito naquela determinada época. E isso é uma porcentagem mínima das milhares de belezas que existem tanto ao longo dos anos quanto ao redor do mundo. É divertido seguir tendências? Eu adoro! Mas o segredo principal para ser bonita é ser fiel a si mesma. Você não precisa ter “o corpo da Beyoncé” ou os “batons da Kylie Jenner”. Pense no que te representa e o que combina com o seu estilo. Não faz mal testar e errar, a moda é para se divertir!


Agora que você leu esse texto sobre padrões de beleza, que tal ajudar uma leitora no Clube Superela?

 


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)