O que você procura?

Aaah, o órgão sexual feminino. Esse mundo tão cheio de segredos e poucas descobertas. Essa caverna repleta de tabus e mitos. Bem, nós do Superela decidimos travar uma batalha contra toda essa timidez com relação à sexualidade da mulher. E daí hoje, em homenagem ao Dia da Saúde, chegou a hora falar de lubrificação vaginal.

Será que você realmente sabe tudo sobre lubrificação vaginal?

calcinha-abaixada-molha-desenh

Bem, para começar já com as pernas bem abertas:

O que é, de fato, a lubrificação vaginal?

calcinha-molhada-meme

Sabe quando a gente brinca que não dá pra içar uma bandeira com o mastro caído? Pois bem, saibam que com as mulheres funciona mais ou menos assim também.

Então, assim como a ereção do pênis é uma indicação de que o homem está preparado para o ato, a lubrificação vaginal é a indicação de que a mulher também já tá pronta pro ato. Daí, rola toda uma conversinha de que as moças já vêm preparas, e que não precisam de tanto estímulo assim e coisa tal.

Errado. Apenas errado. Rudemente, ainda por cima. Assim como o mastro caído não iça uma bandeira, uma relação sem lubrificação vaginal fica bem mais complicada de acontecer. Mas vamos pra aula de anatomia que vocês vão entender tudo direitinho, e de uma vez por todas:

De onde vem a lubrificação vaginal?

c5ae8a5e1b01bcc0349e6856216458a7

Apresento a vocês nossa querida genitália!

Então vamos lá: a vagina possui dois conjuntinhos de glândulas que são as responsáveis pela lubrificação vaginal: o primeiro são as glândulas de Bartholin, que estão localizadas na entrada do canal da vaginal. O segundo são as glândulas de Skene, localizadas na entrada do útero.

Ambas produzem uma substância mucoide que promove a lubrificação da região. Porém, somente estes dois conjuntos ainda não são o suficiente para uma lubrificação vaginal completa. Acontece que…

… grande parte dos nossos estímulos está na ‘imaginação’!

in_bed_by_superphazed-d9tf1tw

A mulher, quando está excitada, passa por uma série de transformações em seu corpo. Seu fluxo sanguíneo começa a ficar mais rápido, fazendo com que a circulação sanguínea se torne mais rápida e, consequentemente, se acumule região da genitália. Em seguida, ocorre a transudação, que nada mais é que o transporte de gotículas de plasma sanguíneo pelo epitélio do canal vaginal, que já está naturalmente distendido em função dos estímulos.

E aí o corpo humano é uma coisa muito doida mesmo, porque o canal vaginal vira tipo uma peneira. Em função dessa distensão, ele permite a passagem do plasma sanguíneo pelo epitélio, mas barra a entrada das células sanguíneas, que são as responsáveis pela cor vermelha do nosso sangue. Por isso é que nossa lubrificação não tem cor, nem cheiro.

Enfim, essas gotículas lisinhas e limpinhas é quem são as responsáveis por nossa lubrificação vaginal completa. Mas não se engane: nosso canal vaginal não se torna um tipo de peneira a la x-men que barra qualquer tipo de substâncias que não o plasma não, viu? É por isso que o uso da camisinha continua sento de extrema importância, pois é somente com ela que conseguimos prevenir as DSTs.

 E por que a lubrificação vaginal é tão importante?

hand_on_legs_gif2_by_superphazed-d8acja1

Bem, digamos que sem a lubrificação correta, a relação sexual tende a se tornar desagradável, e até mesmo perigosa. Acontece que a penetração consiste, também, na fricção do pênis com o canal vaginal. Ou seja, são dois tecidos que se esfregam ao longo dos movimentos de “vai e vem”.

Se o canal vaginal não recebe a lubrificação ideal, a mulher sentirá dor, desconforto, e correrá mais riscos de pegar alguma infecção caso seu tecido vaginal se machuque muito.

Por isso que é muito importante que a mulher exija paciência e estímulo de seu parceiro, porque assim como ele, ela também deve se sentir preparada para a penetração.

E sobre as dificuldades de lubrificação?

lubrificação vaginal

Ocorre que, por mais que a lubrificação vaginal seja de extrema importância, muitas mulheres têm dificuldades de ‘fazê-la acontecer’. Na maioria das vezes, tal dificuldade pode estar associada a uma produção inadequada de hormônios sexuais. Logo, tudo que, de alguma forma, possa provocar essa alteração hormonal, precisa ser levado em conta na hora de pensar sem soluções.

Alguns medicamentos, como anti-histamínicos ou simpaticomiméticos, por exemplo, podem inibir a lubrificação vaginal porque costumam secar toda a região da mucosa vaginal. Além disso, alguns eventos de grandes desequilíbrios hormonais, como menopausa, gravidez, lactação, diabetes, e etc, também podem interferir na lubrificação feminina.

A melhor forma de evitar a falta de lubrificação vaginal apropriada é ficar atenta a todos os remédios que vêm tomando. Leia as bulas e converse com sua ginecologista e com o médico responsável pelas receitas para saber se não existem outras alternativas.

Aliás, um bate papo sincero com a ginecologista é sempre a solução, principalmente se você estiver passando por situações de grande desequilíbrio hormonal. Afinal, precisamos admitir que ser mulher não é fácil, né não?

Tudo depende, também, do seu emocional

lubrificação vaginal

Como eu disse alí em cima, a lubrificação vaginal acontece mais pela “cabeça” do que pelas glândulas maravilhosas que citei. Então uma boa transa está diretamente proporcional a um emocional tranquilo. Não adianta viver toda natureba tipo Bela Gil se você leva o stress do dia-a-dia pra cama.

Eu sei que abstrair nem sempre é possível, mas é preciso tentar. Não há remédio algum que ajude a alavancar uma boa lubrificação vaginal se sua cabeça continuar enfiada em seus problemas.

E como incentivar, então, uma boa lubrificação vaginal?

1 – Relaxe

lubrificação vaginal

Afinal, chegou a sua hora de ganhar um pouquinho de prazer. Se permita esquecer dos problemas um pouco, e se entregue à relação.

2 – Pompoarismo

lubrificação vaginal

Sabe aqueles exercícios famosos onde você contrai e relaxa o canal vaginal várias vezes durante o dia? Pois é, além de reforçar a musculatura da vagina, ele também é um excelente gatilho para a lubrificação vaginal.

Os exercícios podem ser feitos, também, com a ajuda daquelas bolinhas tailandesas. Ao colocá-las no canal vaginal, você vai sentir sua vagina se contraindo e ficando mais “molhadinha”.

3 – Lubrificantes

lubrificação vaginal

No começo da relação, para quem ainda não está muito habituada a se lubrificar bem, o uso de lubrificantes pode facilitar o movimento da penetração, e excitar a mulher de forma que, depois de um tempo, ela consiga produzir seu lubrificante vaginal sozinha.

4 – Preliminares

lubrificação vaginal

Gente, o SEGREDO a lubrificação vaginal se encontra nas preliminares. Nada de pressa. Se aproveitem e se estimulem bastante. Usem e abusem de sexo oral e de posições como o 69. Deixe o canal BEM lubrificado para que a experiência seja tão gostosa quanto!

5 – E, por fim, se joga!

lubrificação vaginal

Sem vergonhas, sem limitações e sem tabus. Não se prenda mais ao conservadorismo alheio! Afinal, a lubrificação vaginal foi feita por Deus para ser usada!!!!

 

Imagens: Phazed

Área especial sobre Orgasmo Feminino

Sabia que a gente tem uma área especial sobre Orgasmo Feminino com muitas dicas, técnicas, fotos e vídeos?

Veja uma prévia do que espera por você

Você ainda poderá participar do nosso grupo fechado no Facebook e tirar dúvidas com uma Sex Coach, além de falar sobre o assunto com outras mulheres!
Vamos nessa? 😉

Acessar o especial Orgasmo Sozinha

@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)