O que você procura?

Sempre fui uma fiel admiradora de Tom Jobim, e penso que se ele tivesse produzido apenas 1% de sua obra já seria o suficiente para ter o mérito de ser um dos maiores músicos brasileiros de todos os tempos. Felizmente, Tom foi generoso e nos deixou um grande repertório de bossa nova e algumas pérolas para refletir. Em certa ocasião, o músico declarou: “No Brasil, sucesso é ofensa pessoal”. Bingo!

Em tempos em que todos estamos diariamente expondo nossas realizações nas redes sociais, por que os bem-sucedidos são julgados como exibidos e arrogantes ao mostrarem suas realidades? A plateia sempre se mostra mais gentil nos fracassos, e as vitórias se tornam ofensivas porque mostram o que o outro conquistou o que os demais não conseguiram.

Nunca concordei com aqueles que dizem que amigos se descobrem nas horas ruins, penso exatamente o contrário.

Uma pessoa que está por algum interesse obscuro ao seu lado ou que tenha inveja de você não vai suportar ver sua felicidade e será a expressão mais pálida na hora do seu brinde. Afinal, a famosa “falsiane” irá representar um ótimo papel no seu pior momento, para sentir a satisfação em acompanhar alguém que está pior do que ela, e claro, para ser a melhor amiga que você ficará devendo e tentando retribuir a ajuda até perceber que está sendo explorada ou manipulada por ela.

chegar lá

Portanto, é nesse ponto que quero chegar ao dizer que se você fizer sucesso, irá insultar alguém que gostaria de seguir o seu caminho, mas como não conseguiu ou nem tentou, irá criticar quem teve a ousadia. Tom Jobim estava certo em dizer que triunfar é ofender pessoalmente quem não chegou no mesmo lugar que você, pois toda vez que se deparar com alguma conquista sua será um sermão da vida mostrando o que ela poderia ser se tivesse tomado outras decisões ou atitudes, e até mesmo se tivesse coragem para ir atrás dos seus sonhos.

A época de idealizações de que existem pessoas mais especiais, doutores, celebridades e com uma vida perfeita ficou no século passado. Com raríssimas exceções de pessoas que possuem uma capacidade maior do que a média, posso garantir que a pessoa que você mais admira não tem nenhuma qualidade extraordinária e possui muitas fraquezas.

A pessoa com sucesso não é superior a ninguém. A fórmula é simples: a pessoa bem sucedida apenas conseguiu enxergar os seus maiores talentos e buscou as melhores oportunidades para explorar, aperfeiçoar e atingir seus objetivos sustentados por eles. Da mesma forma, também sabe reconhecer seus pontos fracos para não exigir capacidades que não tem em tarefas rotineiras ou que sejam o foco da sua vida profissional. Afinal, não podemos escolher como ofício fazer algo que irá nos gerar um desgaste mental diário, assim como também não terá um resultado tão bom como quando fazemos algo que envolve nossas melhores habilidades que nos sinalizam o que mais gostamos de fazer, pois tudo que envolve prazer se torna mais fácil e contribui para o nosso bem-estar ao longo da vida.

Em poucas palavras, quero dizer que o sucesso vêm quando aprendemos a mostrar nossas forças e poupar nossas fraquezas para conseguir chegar lá.

chegar lá

Infelizmente são poucas as pessoas que conseguem conciliar prazer e ofício. Sabe aquelas pessoas que parecem não se esforçar? O motivo é que elas estão no lugar certo e fazendo a atividade que não lhes parece difícil porque envolve o talento delas. Quando descobrimos nossos talentos e capacidades parece que tudo flui mais fácil e, consequentemente, nos tornamos mais felizes ao facilitar nosso dia-a-dia fazendo algo que nos gere satisfação, começando um ciclo que flui em plena harmonia onde um bom resultado influencia o nível de prazer, e vice-versa. Para mim, a verdadeira receita de sucesso é executar uma atividade que você gosta e seja talentoso até que todos reconheçam seu potencial e você consiga chegar lá.

Na prática pode ser bem mais complexo para você saber suas habilidades, pois passamos a vida sendo advertidos pelos erros, sendo ignorados quando acertamos. A sociedade aponta o dedo para corrigir, mas não elogia ao acertar. Você já foi chamada na direção da escola por ser uma ótima aluna? O seu chefe já lhe chamou para uma reunião para apenas elogiar seu trabalho bem executado? Somos acostumados a prestar atenção no negativo, o que faz com que aprendemos a identificar e focar nos nossos defeitos sem analisar nossas qualidades e capacidades.

Qual a sua maior habilidade? Você sabe listar suas qualidades?

É provável que você tenha imensuravelmente mais facilidade para listar seus defeitos.

Obviamente, existem as raríssimas exceções de sujeitos com habilidades extraordinárias e acima da média, como Sigmund Freud, Nise da Silveira, Aaron Beck, Leonardo da Vinci, Marie Cure, Cora Coralina, entre outros gênios, como o já citado acima, Tom. Porém, eles não são a regra, são privilegiados que nasceram um a cada várias décadas. Mas é devido à grande dificuldade da maioria dos indivíduos em se conhecer e realizar suas metas que acabam idealizando como seres superiores aquelas poucas que conseguem um nível de realização.

Se você ainda não é bem sucedido (e isso não quer dizer estar ganhando um alto valor monetário), não pense que é inferior ou incapaz.

O fato é que falta escolher o caminho mais fácil para você chegar lá. Não se torture tentando ser algo que no dia-a-dia não te faz feliz. Não podemos ser felizes apenas sábado e domingo, sua vida se reduziria a mais ou menos 104 dias felizes por ano! E os outros 261 dias você viveria no automático sem sentir os pequenos prazeres que a rotina pode te oferecer.

O que quero dizer com isto? Primeiramente, decida do que você não quer (muitos irão pensar no seu atual emprego), e comece a listar as coisas que você gosta de fazer sem ganhar nada em troca. Você já imaginou que poderia se sustentar financeiramente fazendo algo que gosta?

Essa luz, demora até anos para aparecer, mas uma hora aparece e você precisa estar preparado e atento para não perder a chance de ser feliz trabalhando. Estude, faça práticas na sua área, se conheça muito, explore novas experiências, não tenha medo de errar e valorize seus talentos. Você não é diferente do seu ídolo, mas precisa se movimentar para chegar onde ele chegou. Se ele conseguiu, você também pode chegar lá. Lá? Lá é exatamente onde você pensou agora.

Imagem: Reprodução


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)