O que você procura?

Você saberia me dizer EXATAMENTE quanto dinheiro você tem no bolso agora? Quando eu digo bolso, estou dizendo de uma forma ampla, considerando o que tem na sua carteira e também o valor na conta do banco. Difícil responder sem errar para menos ou para mais, não é? E tudo bem. Quando falamos de planejamento financeiro, não significa controlar tudo o tempo todo.

É muito mais do que isso.

Pensa só: você planeja sua viagem de férias ou uma festa de casamento, certo? Fica lá pesquisando passagem aérea mais barata ou procura fornecedores de buffet com qualidade e preço justo. Por que então não fazer isso com o seu dinheiro? Um bom planejamento financeiro é a chave para o seu futuro!

Quizz express sobre a sua carteira

Seus hábitos financeiros podem estar atrapalhando seu crescimento (na vida profissional e também na pessoal) mais do que você imagina. Vamos parar para pensar melhor sobre alguns deles? Marque as alternativas que você reconhece no seu dia a dia:

  • Quando o salário cai, você paga todas contas mas não poupa um valor certo mensalmente;
  • Você sempre fecha o mês no aperto;
  • Frequentemente se vê enrolada com cartão de crédito ou cheque especial;
  • Às vezes deixa de sair com os amigos porque acabou a grana;
  • Faz compras que não precisa, apenas para aproveitar o preço mais em conta;
  • Esquece de quitar algumas contas em dia e acaba pagando multa;
  • Quando algum imprevisto acontece (como algum eletrodoméstico parar de funcionar), você não tem dinheiro para arcar com o custo.

Se identificou com mais de 3 situações? Meu bem, infelizmente preciso dizer que seu planejamento financeiro vai de mal a pior. Mas não se preocupe, eu trago verdades e também mostro a solução.

Planejar as finanças traz resultado

Veja bem: não tem poção mágica que vá solucionar tudo em 1 dia. Desconfie de receitas milagrosas! Você vai precisar sim de muita perseverança e dedicação para tirar suas finanças do vermelho.

Mas não se desanime. Todo esforço vai valer muito a pena, pode acreditar. Eu mesma já vivi momentos de tensão ao abusar do cheque especial quando era mais jovem. Quem nunca se viu numa furada por inexperiência?

Confesso que fiquei perdida no primeiro momento, mas depois respirei fundo e pus tudo no papel: quanto eu podia economizar todo mês e como conseguiria um dinheiro extra para quitar aquilo o quanto antes. Alguns meses depois, eu estava livre da dívida. Ô sensação maravilhosa!

Depois disso, eu defini algumas regras para não cometer o mesmo erro novamente. No meu caso, uma decisão fundamental foi não ter mais cheque especial vinculado à minha conta corrente. Dessa forma, não ia correr o risco de usar um dinheiro que na verdade não é meu.

Sabe porque deu certo e até hoje não me enrolei com as contas? Porque eu me planejei para isso e não abri mão do controle financeiro.

Isso significa que eu deixei de fazer o que eu gosto com medo de ficar endividada?

De forma alguma. Eu continuo saindo para festas com os amigos, indo ao happy hour com colegas de trabalho, viajando nas férias e saindo para jantar com meu marido. Eu faço tudo isso porque gosto e porque o meu planejamento financeiro inclui ter esses momentos de lazer.

Obviamente, eu faço tudo isso de forma organizada e sem sair jogando dinheiro pro alto como se eu fosse o Silvio Santos. Se você está passando um sufoco com as finanças, saiba que tudo tem solução. É real oficial.

Dito isso, bora correr atrás do prejuízo?

Como fazer um bom planejamento financeiro

Já que eu fiz o diagnóstico, também vou propor o tratamento para resolver a situação. Uma boa dica para começar é dividir seu salário de acordo com categorias. Como isso funciona na prática?

Bem, você pode reservar um percentual, digamos 15%, para ser economizado todo mês. Dica de amiga: assim que o dinheiro cair na conta, você já separa a quantia para evitar gastá-la com outras coisas.

Outra parte você deve calcular para pagar as contas essenciais, como água, celular, energia e aluguel. Nesse caso, é interessante que esses valores não ultrapassem 50% de quanto você ganha no mês.

Como eu já disse, é importante gastar com o que você gosta. Então, reserve cerca de 30% do seu salário para fazer coisas divertidas e que te deixam feliz. Esses percentuais podem ser ajustados, ok? Estou só dando uma direção aqui.

Você é quem vai conseguir definir o peso que cada categoria ocupa no seu orçamento. Mas, por favor, não abra mão de poupar um valor fixo todo mês. Suas economias feitas agora serão o alicerce para você construir um futuro promissor.

Quer mais dicas para fazer seu planejamento financeiro dar certo? Veja só:

Faça da tecnologia sua melhor amiga

Na hora de planejar suas finanças, que tal ter uma ajudinha da tecnologia? Hoje em dia, existem aplicativos de controle financeiro que são uma mão na roda para você não extrapolar os gastos.

Mantenha o foco

Assim como quem está de dieta, você vai conviver com as tentações frequentemente. O melhor a fazer é botar a cabeça no lugar e pensar nos seus ganhos lá na frente. Se não conseguir se segurar, sem problemas. Faça dessa recaída um aprendizado para não sair dos trilhos na próxima vez.

Defina metas

Você só vai saber onde vai chegar, se souber onde quer ir. Por isso, estabeleça suas metas desde o início. Você quer ter uma aposentadoria tranquila? Sonha em viajar o mundo todo? Quer fazer um curso fora do país? Se planejar direitinho, dá pra fazer isso e muito mais.

Mantenha os pés no chão

É claro que não dá para sonhar em comprar um iate em 6 meses ganhando um salário mediano. A não ser que você receba uma fortuna de herança, sonhos mirabolantes só vão servir para trazer frustração. Sonhe grande, mas não fuja da realidade.

Construa uma reserva financeira

Eu já disse e não custa repetir: economize dinheiro SEMPRE. Além de poupar, busque investimentos para fazer suas economias renderem de verdade. Os juros da poupança deixam a desejar? Sem problemas. Existem muitas outras opções interessantes no mercado para você escolher aquela que combina mais com seu perfil e seus objetivos.

Viu só como fazer um bom planejamento financeiro não é tão complicado? Com força de vontade, você vai se ver longe das dívidas e muito mais perto de conquistar tudo que sempre quis. Digo por experiência própria: fazer as pazes com seu bolso não tem preço!

Imagem: Reprodução


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)