O que você procura?

Tem muita mulher transando sem camisinha. MUITA. Mulheres solteiras, que namoram, que estão casadas. Mulheres que tomam anticoncepcional, que confiam na tabelinha sem estudar métodos de percepção da fertilidade, e até as que usam DIU ou SIU como método de contracepção.

Até parece que camisinha é só uma medida pra prevenir gravidez, do jeito que é normal descartar o uso do preservativo depois de começar uma relação mais estável. “Ah, se não for pra ter confiança no parceiro, pra que se relacionar?” é o argumento mais comum entre as comprometidas.

Eu entendo, porque já usei o mesmíssimo argumento pra justificar o meu comportamento de risco. No início da minha vida sexual eu não sentia prazer com penetração. Zero. Nada. Paredes vaginais totalmente insensíveis. Nem conhecia direito meu clitóris, tampouco.

Então, dizia pra mim mesma que transava sem camisinha com namorado pra “sentir alguma coisa”. Já que eu tomava a pílula mesmo, não precisava me preocupar. Na minha cabecinha de adolescente, fazia sentido: eu não queria engravidar, e o anticoncepcional mágico me protegia disso. Logo, não precisava usar camisinha.

Seria lindo, se não fosse trágico. Nesses anos de inconsequência (e falta de educação sexual de qualidade) eu ainda me agarrava ao fato de que estava tudo certo. Fazia exames todos os anos pra ver se tinha dado merda, e não, estava tudo ok. Eu continuava odiando a camisinha. No começo de novos relacionamentos, usava à contra gosto. Saía toda machucada. Culpava a camisinha. Logo confiava o bastante no moço envolvido e parava de usar camisinha de novo.

tem que usar camisinha - 2

Até que levei bronca da minha ginecologista linda da época. Entendi o lado dela, mas mesmo assim tinha muito receio de voltar a sentir dor e ficar toda assada depois de usar camisinha.

Mas tem que usar camisinha sim!

2 anos depois, muito estudos na área de sexologia aplicada, revisão de todas as doenças e infecções sexualmente transmissíveis e uma boa dose de amor próprio e autoestima depois, eu nunca, jamais, nunquinha, voltaria a transar sem camisinha. Transformei minha relação com o preservativo, e hoje eu acho é prático, seguro e limpinho.

Não sinto mais dor nenhuma, porque não deixo que meu tempo de excitação seja desrespeitado, então quando chega de fato a penetração, eu estou bem preparada pra isso. Alergia a látex que eu achava que tinha é inexistente (até porque eu sempre consegui usar luvas de látex normalmente, sem ter nenhuma irritação na pele).

A insensibilidade que eu tinha há 8 anos atrás? Não me pertence mais. Hoje eu realmente sinto prazer com a penetração. Anticoncepcional? Não, obrigada. Valorizo muito minha libido e minha sanidade mental pra suprimir a produção natural de hormônios do meu corpo de novo.

Pra te inspirar a mudar a sua relação com a camisinha também, trago notícias:

O Brasil tem mais de 656.701 casos confirmados de Aids (condição em que a doença causada pelo HIV já se manifestou). Use camisinha. Se já teve comportamento de risco, como fazer sexo casual sem preservativo, faça o exame pra detecção do HIV na rede pública. Veja o melhor local na sua cidade. É importante fazer uma segunda análise depois de pelo menos 3 meses, porque o vírus tem uma janela de incubação.

Vivemos em 2016 uma epidemia de sífilis no país. É uma doença causada por uma bactéria, que pode trazer problemas de fertilidade e até a morte, se não for tratada. Camisinha é o melhor método de prevenção.

Existem ainda diversas bactérias e vírus. Sugiro que pra te motivar de vez a usar preservativo, digite o nome de cada uma dessas infecções no Google e clique em “imagens”: gonorréia, cancro mole, herpes genital, crista de galo e clamídia.

tem que usar camisinha - 3

Sem contar também a tricomoníase (uma infecção sexualmente transmissível causada por um protozoário, que causa um corrimento amarelado e infecção urinária na mulher) e a candidíase (causada pelo excesso de cândida, um fungo). Ah! Tá lembrada do HPV (human papiloma virus) que pode causar desde verruginhas na vulva, feridinhas no colo do útero e até CÂNCER, né?

Pesquisando cada uma dessas doenças e infecções, um fator é sempre comum: a principal causa de contaminação é não usar camisinha. Sério, leve todos esses riscos em consideração. Sexo é maravilhoso, a melhor coisa pra se fazer nessa vida… Mas não existe sexo seguro. Mesmo usando preservativo direitinho, você ainda pode engravidar ou pegar algum desses vírus e bactérias.

O que nós podemos fazer é tornar o sexo MAIS seguro. Se certificar que está usando uma camisinha de tamanho adequado ao pênis do parceiro, colocada da maneira correta. Combinar um outro método anticoncepcional com o preservativo, se não quer engravidar (como o diafragma, método Billings ou sintotermal).

Eu realmente acredito que tornar o uso do preservativo algo não negociável é um ato de amor próprio. Você está verdadeiramente respeitando e protegendo o seu corpo, sem se submeter a situações de risco.

Então, ame-se. Dê pra quem você quiser (e que te mereça, hein?), mas não dê bobeira. Use camisinha!

tem que usar camisinha - 4

E se precisar de uma ajuda para dar um up na sua vida sexual, marque uma conversa comigo!

Imagem: Ginecologista Sincera

Área especial sobre Orgasmo Feminino

Sabia que a gente tem uma área especial sobre Orgasmo Feminino com muitas dicas, técnicas, fotos e vídeos?

Veja uma prévia do que espera por você

Você ainda poderá participar do nosso grupo fechado no Facebook e tirar dúvidas com uma Sex Coach, além de falar sobre o assunto com outras mulheres!
Vamos nessa? 😉

Acessar o especial Orgasmo Sozinha

@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤