O que você procura?

A gente comentou por aqui que se um não quer, então o outro tem que insistir para usar a camisinha. Por isso que a gente disse, tão claramente, que as mulheres podem, sim, levar uma camisinha na bolsa. Muitas pessoas acreditam que isso tem tudo a ver com a gravidez – e só com a gravidez –, mas os comentários no novo clipe de Pabllo Vittar mostraram que ninguém entendeu muito bem para o que a camisinha serve. Isso porque estamos em 2017.

No vídeo de Corpo Sensual, a drag queen Pabllo está em uma cena dentro do carro com o também músico Mateus Carrilho e mostra uma camisinha. Foi uma ação especial feita em parceria com o Ministério da Saúde, para incentivar as pessoas a usarem o preservativo e evitarem a transmissão de doenças.

Camisinha não evita só a gravidez

Um dos pontos levantados nos comentários do clipe é que Pabllo se veste como mulher, mas é um homem, e por isso não pode engravidar. Se ela não pode engravidar, qual o objetivo de usar uma camisinha? Pois bem. A gente tem duas coisas para analisar aí.

1.A falta de informação sobre o preservativo

Camisinha é importante para evitar uma gravidez porque é um dos métodos mais eficientes. Somado com a pílula anticoncepcional ou com algum outro método contraceptivo feminino, se torna a melhor maneira de não engravidar durante o sexo.

Nesse caso, é importante a gente reforçar um outro assunto aqui: a contracepção, isso é, a responsabilidade de não engravidar, não é só da mulher, mas do homem também. É fato que muitos dos comentários feitos no clipe foram de homens que levantavam a bola de não entender o porquê de uma camisinha, se a Pabllo não pode engravidar, mas a gente bem sabe que na hora H a responsa por uma gravidez é sempre colocada nas costas da mulher.

pabllo vittar corpo sensual camisinha

Por isso é tão importante a gente também se colocar numa posição de não transar sem camisinha e pedir isso do parceiro. Topar transar sem camisinha só para agradar o homem não vale a pena – principalmente porque, no caso de uma gestação inesperada, pode ter certeza que a culpada disso vai ser sua (ainda mais se o relacionamento for casual, ou se vocês tiverem transado uma vez só).

Homens e mulheres precisam ter em mente que uma gravidez não é algo exclusivo da mulher. Verdade, é ela que carrega o filho na barriga, porém o homem também é uma parte ativa na concepção. Se um não quer, dois não transam, não é esse o ditado popular?

Mais do que isso a camisinha é muito importante para evitar a transmissão de infecções. Segundo o relatório do próprio Ministério, hoje no Brasil o número de pessoas que vivem com o vírus HIV está estável – são 827 mil pessoas no país, e uma taxa de detecção de 19,1 pra cada 100 mil habitantes, com 41,1 mil novos casos todos os anos.

A estabilidade não significa que as pessoas pararam de contrair a doença, apenas o número de infecções e detecções se mantém num mesmo nível nos últimos anos. A questão do HIV é um dos mais sérios porque, diferente de outras infecções sexualmente transmissíveis, ela pode não se manifestar no corpo e a pessoa pode nunca saber que tem o vírus – e ainda passá-lo para outras pessoas, inconscientemente.

Outros problemas de saúde, como tricomoníase, herpes genital e HPV, também são transmitidas pelo sexo – e podem causar complicações ainda piores na vida de uma pessoa. O HPV, por exemplo, é um dos causadores de câncer de colo de útero e apesar de existirem vacinas contra essa infecção, é importante lembrar que a camisinha segue sendo igualmente importante na hora da relação.

2.A tal da homofobia

O segundo ponto que precisamos comentar aqui é que, em pleno 2017, a homofobia ainda rola solta. O vírus HIV é muito conhecido popularmente como uma ‘doença homossexual’, porque ela surgiu na comunidade gay, nos anos 1980.

Fato, uma relação entre dois homens (ou entre duas mulheres), não gera uma gravidez, mas isso não significa que essas infecções não são transmitidas entre esses parceiros – a AIDS é o maior exemplo disso. Então, sim, a camisinha é importante no relacionamento entre dois homens ou duas mulheres porque ajuda na prevenção de doenças tanto quanto na relação homem-mulher. A gravidez não é a única resultante de uma noite de sexo.

Fora isso, as pessoas fazem questão de pontuar que são dois homens se relacionando – sendo que um deles está vestido de mulher – e que isso é errado. Já que um dos lados não engravida, esse ‘romance’ não deveria nunca acontecer.

Numa época em que as pessoas estão se sentindo cada vez mais livres para serem quem são, é o mínimo que a gente entenda – e aceite – que amor é amor independentemente de gênero ou orientação sexual. Cada um é livre para fazer o que bem entender com a própria vida – e com isso, a gente quer dizer que as pessoas podem escolher por fazer aquilo que as deixem bem sem serem julgadas por isso.

Será que não é muito mais legal a gente deixar cada pessoa amar quem quiser, sem medo de ser feliz, e fazer o mesmo com a gente mesma? Liberdade é viver sem julgamentos, tanto com os outros, quanto com si mesmo.

O que a gente quer dizer com esse texto todo é que usar camisinha é importante e imprescindível SIM. Por mais que seja mais gostoso transar sem, ela precisa fazer parte da sua vida sexual. Mas, se você fizer questão de não usá-la porque está em um relacionamento longo, saiba dos riscos e, no mínimo, faça exames regularmente junto com o seu parceiro para garantir que vocês estão saudáveis.

Mesmo no sexo entre mulheres, apesar da falta de acessibilidade, existem maneiras de você se proteger sem deixar a transa sem graça – ou menos excitante. Você pode sempre fazer uso de lubrificantes, camisinhas com sabor e tornar todo o processo de colocar o preservativo uma parte das preliminares. O foco, porém, é sempre fazê-la parte da jogada, ok?


 

Área especial sobre Orgasmo Feminino

Sabia que a gente tem uma área especial sobre Orgasmo Feminino com muitas dicas, técnicas, fotos e vídeos?

Veja uma prévia do que espera por você

Você ainda poderá participar do nosso grupo fechado no Facebook e tirar dúvidas com uma Sex Coach, além de falar sobre o assunto com outras mulheres!
Vamos nessa? 😉

Acessar o especial Orgasmo Sozinha

@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤