Não se acostume a receber menos que merece

A gente se acostuma. O tempo passa e a gente se acostuma a receber menos do que realmente merecemos. Se acostuma a aceitar que nem todo mundo que entra e se acomoda, vai ficar. Se acostuma a ceder quando, na verdade, quem deveria ser mais flexível são as pessoas ao nosso redor. Se acostuma a abaixar a cabeça para as adversidades da vida e se calar quando tudo que se quer fazer é gritar e pôr para fora todas as coisas que estão ali, incomodando e nos fazendo acreditar que nunca vai passar.
A gente se acostuma com o fato de tomar um não atrás do outro, seja no amor ou na busca incansável para se elevar na vida profissional e emocional. A gente se acostuma a fazer a parte do outro, quando, na verdade, deveriam estar fazendo parte da nossa vida, em retribuição pelas tantas coisas que já fizemos em seu favor. A gente se acostuma e já não mais espera a empatia das pessoas.
A gente simplesmente se acostuma com milhões de situações que não foram feitas para serem aceitas. Mas o cansaço do dia a dia e das imensas porradas que a gente toma, dia após dia, nos impede de tentar agir diferente. Eu nunca fui o tipo de pessoa que se acostuma e aceita sem questionar. Questiono muito tudo e todos, geralmente, mas de uns tempos para cá preciso admitir que desisti de questionar o porquê das coisas.
Parei hoje por um tempo. Tempo suficiente para refletir sobre tudo que fiz e conquistei nesses últimos 4 anos, e conclui que não recebi nem a metade do que deveria. No fundo, eu sei que a culpa não é minha na maior parte, porém, não deixo de me questionar se poderia ter feito diferente. A vida é uma montanha de arrependimentos e surpresas, só que não deveria ser só isso.
A vida deveria dar na mesma medida que tira. O destino deveria se encarregar de sempre trazer uma alegria após um período de tristeza. A vida pode ser mais. O amor pode ser mais. As conquistas podem ser mais do que o que temos recebido no momento.
Não se acostume! Se permita viver uma realidade que você não viveria em sã consciência porque não é o que esperam de você. Compre uma blusinha colorida e use em uma quarta-feira apenas porque você quis e não porque alguém pode ver. Sinta-se bonita com e sem maquiagem, pois você é linda de todas as formas. Corte o cabelo nos ombros se isso for te fazer bem e te trazer mais praticidade no dia a dia.
Faça uma tatuagem, ou coloque um piercing se isso for te fazer sentir atraente diante do espelho. Aprenda a cozinhar, mas nem que seja um tipo de ovo com nome chique e faça num dia de domingo. Viaje de forma inesperada. Saia com as suas amigas se isso for te tirar do tédio de ficar em casa vidrada na Netflix, ou faça uma maratona de séries. Se permita amar novamente, quando achar que já é a hora. Só não se acostume com o que você tem recebido e ache que é suficiente, pois você merece muito mais do que o mínimo que a vida está te oferecendo.
Imagem: Pexels