Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

O tema de redação do Enem 2016 foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa”. Se ano passado o tema da redação do Enem (leia aqui) nos fez parar para pensar sobre o machismo e a violência contra a mulher no Brasil, o desse ano nos fez refletir sobre os vários discurso de ódio embasados em crenças religiosas que vemos por aí.

redação enem 2016 - 1

Entenda, por favor, que o problema aqui não é a religião, muito pelo contrário, vivemos em um estado laico onde temos abertura para professar a nossa fé em o que quer que seja. A palavra de ordem aqui é respeito! É, o problema aqui é a falta de respeito e, pior, as pessoas morrerem por causa da religião dos outros, corrigindo: por causa de atos covardes que são justificadas na religião.

Não são apenas os gatos pretos que sofrem – Tadinhos! – mas o ser humano, aquele que é de carne e osso, que tem sentimentos, desejos e sonhos como você e que perdem a vida porque alguém julgou que ele “merecia” aquilo de acordo com o livro “X”.

Redação do Enem 2016 mostra o quanto precisamos evoluir!

Que atire a primeira rosa quem nunca pecou – se fosse pedra já seria um grande pecado na minha visão. E quando digo pecado, você já definirá a palavra de acordo com a sua concepção religiosa, é ai que começa o grande problema: o que é pecado para você, pode não ser para mim. Quer entender melhor? Te desafio a ir lá na Índia e tentar matar uma vaca para ter carne no almoço, compro sua passagem até (mentira, porque eu não tenho dinheiro para isso.) Ou talvez você queira se arriscar a andar sem uma burca lá para o lado dos países islâmicos… Entendeu agora?

Parece que existem mais de 10 mil religiões no mundo. Boa sorte para você que for consultar todas para depois se achar no direito de dizer a tua é a certa. Abra um livro de história e verá quanto terror fanáticos religiosos são capazes de causar quando querem impor seu modo de vida aos outros, quantas perseguições e guerras, quantas mortes injustas e atos baseados apenas na religião (e, cá entre nós, atos políticos também).

Agora liga a TV ou vá ler um jornal e vê se não parece que está tendo um Déjà vu… Convenhamos gente, não existe qualquer explicação lógica que justifique essas coisas, nem mesmo se estivesse vivendo no século passado, algo que felizmente você não está, ou seja, apenas os erros que estão sendo repetidos. Quando encontramos no jornal um ato de violência “justificado” na religião percebemos que muito mais que o respeito, perdeu-se a empatia, o amor ao próximo e a tolerância.

redacao-enem-2016-2

Não podemos deixar que a religião venha tapar nossos olhos como um véu capaz de nos cegar diante de outra pessoa. Se você segue a Bíblia, o Alcorão ou Buda, se vai à missa aos domingos, ao terreiro ou ao templo, se consulta os espíritos, as cartas ou os orixás, se não crê em coisa alguma e está bem assim, independentemente de qualquer uma dessas coisas, eu sei que do outro lado da tela existe alguém que, como eu, é capaz de entender perfeitamente que nós somos iguais e temos o mesmo direito de professar a nossa fé sem ter medo de que o outro nos torne uma vítima de violência por isso.

Talvez o caminho de combate a intolerância religiosa seja saber que nada justifica uma agressão verbal, física ou moral e que o meu direito termina quando começa o do outro. Talvez o primeiro passo seja perceber que a minha religião é minha, ela se aplica a mim e não ao outro. E talvez, apenas talvez, a gente seja capaz de admitir que uma religião que atenta contra a vida de alguém, também atentará contra a minha vida.

Eu peço, mudem, não a religião, mas a forma de aplicá-la. Nunca é demais repetir: mais amor, por favor!

Imagens: Pinterest


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)