Receba nossos e-mails incríveis
NOVO App Clube Superela!! ♥
Pergunte e converse anonimamente
Amor Sexo Autoestima Corpo Vida Carreira & Finanças Beleza Estilo Vídeos
Escreva seu texto
Receba nossos e-mails incríveis

Leia temas do seu interesse:

/

10 formas de saber se você está num relacionamento abusivo

Gyl Rangel

Colunista Superela

Mais textos

Oi, amiga. Hoje nós vamos conversar sobre um assunto sério: relacionamento abusivo. Quero te ajudar a identificar se você está em um e, caso esteja, te ajudar a sair dele. Só pra deixar bem claro, eu vou usar como exemplo um casal hétero, sendo a mulher a vítima, por ser o mais comum, porém isso também vale para o inverso, sendo o homem a vítima, e também para casais homoafetivos.

Eu já ouvi muitos comentários maldosos sobre quem sofre algum tipo de abuso, de forma ignorante e desumana, julgando a vítima. Gente, nenhuma mulher gosta de sofrer abuso físico ou psicológico (leia mais aqui). Nenhuma mulher acorda, olha pro céu e diz; “que dia lindo, excelente pra eu levar uns tapas do homem que eu amo e que eu escolhi pra construir algo comigo!”

Então, por favor, parem de usar expressões do tipo: “mulher de malandro!”, “só apanha a segunda vez se quiser!”, “essa aí gosta de sofrer”. As coisas não são tão simples como parecem, então, em vez de julgar essa mulher vítima de agressão, seja ela física ou psicológica, entenda que ela não passa por isso porque gosta ou porque intencionalmente quer.

Normalmente ela ama o agressor ou nem ama mais, porém, não consegue encontrar uma saída para o relacionamento, ou depende financeiramente do mesmo, ou não encontra apoio de ninguém para sair dessa situação, então estejamos sempre dispostos a ajudar ao invés de julgar.

E existem alguns relacionamentos abusivos em que não existe agressão física, mas que agressão psicológica é tão presente e tão forte, que suas marcas são tão cruéis quanto de uma agressão física (leia mais aqui). Vou te fazer algumas perguntinhas pra você identificar se está em um relacionamento abusivo:

  1. Ele te bate?
  2. Ele faz com que você se afaste dos seus amigos e familiares tentando enfatizar que só ele é suficiente pra você, que você não precisa de mais ninguém que não seja ele?
  3. Ele fica com ciúmes sem motivos, acima do considerado normal, e coloca a culpa em você por isso?
  4. Você precisa pedir autorização pra sair?
  5. Ele ameaça sumir, se matar ou se machucar caso você o deixe?
  6. Ele tenta controlar o que você veste, o que você posta, suas amizades?
  7. Ele te obriga a fazer sexo contra a sua vontade? Não estou falando só daquela coisa violenta, falo de quando você não está afim e mesmo assim o cara fica insistindo.
  8. Ele te insulta, está sempre te colocando pra baixo, mexendo com sua autoestima.
  9. Ele ameaça você?
  10. Ele tenta te inferiorizar, enfatizando que se vocês terminarem, você não vai encontrar ninguém que queira você, porque só ele te aceita?

relacionamento abusivo

Querida amiga, se você respondeu “sim” para pelo menos uma dessas perguntas, você está em um relacionamento abusivo. A sociedade romantiza muito o amor, a ponto de nos fazer acreditar que somos capazes de suportar tudo por quem amamos.

Romance à parte, temos que entender nossas limitações como seres humanos, entender que, por mais que essa pessoa diga amar você, suas atitudes demonstram desequilíbrio e problemas emocionais que te prejudicam e que você não é obrigada a suportar.

O melhor amor que podemos ter é o próprio (leia mais aqui). Somente quando a gente estabelece nossos limites, o que estamos dispostas a aceitar, quando cuidamos e protegemos a nós mesmas, seremos capazes de proteger e cuidar de outras pessoas.

Aceitar uma agressão não é uma prova de amor, é uma prova de desamor por você mesma. Então, seja forte, peça ajuda e denuncie. Só assim você protegerá outras mulheres de passarem pelo mesmo. Juntas somos mais fortes!

Gyl Rangel

Colunista Superela

Mais textos

Leia temas do seu interesse:

/

Leia temas do seu interesse:

/

E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada!

Recebemos seu pedido de cadastro e enviamos a você um email com o link para você confirmar o recebimento dos nossos emails.

Por favor, acesse seu email e click no link de confirmação.


Click aqui para voltar ao site.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES conteúdos do Superela.
Você vai adorar ❤
Vamos ser amigas? :)
Warning: Unknown: Failed to write session data (wincache). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (D:\local\Temp) in Unknown on line 0