Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Vamos falar de responsabilidade afetiva?

De início vamos quebrar o mito de que responsabilidade afetiva é a mesma coisa que reciprocidade amorosa ok? OK. Se alguém não gosta de você por exemplo, da mesma forma que você gosta dele ou dela, não há nada de errado ou absurdo nisso, afinal ninguém é obrigado a nada, muito menos a gostar de outra pessoa, então por favor paremos já com esse discurso de que se alguém não correspondeu as expectativas que você criou essa pessoa tá errada e te deve a famigerada responsabilidade afetiva. Ele/ela não te deve nada, apenas não gosta de você. Tá tudo bem, apenas lide com isso.

responsabilidade afetiva - 1

Pare.

Ah, mas fulano dizia que me amava…” agora sim podemos entrar de verdade nesse assunto, responsabilidade afetiva é sobre ser transparente sobre seus sentimentos, sejam eles bons ou não, sejam eles de amor ou solidão. Tudo bem não estar preparada para um relacionamento agora, as pessoas têm tempos diferentes e não devemos em hipótese alguma atropelas o desenrolar das coisas em nossa vida, mas qual a real necessidade de mentir a respeito disso?

Seria o comodismo para se manter em uma área segura, já que “é melhor aproveitar que fulano quer, pra depois ele/ela não encontrar outra pessoa lá na frente e eu acabar só“? Então se torna mais fácil fingir que quer ser e estar em algo, esperando que nasça um sentimento disso? Cada vez mais, vemos relacionamentos extremamente vazios e com a certeza de que pelo menos uma das partes irá sair ferido, tudo isso graças a falta de comprometimento e empatia ao sentimento do outro.

Não seja uma bigorna na vida de ninguém

A gente sabe como é horrível quando tentamos nos manter firmes e em paz, mas sempre tem aquele alguém que consegue nos colocar pra baixo. Muitas vezes não nos damos conta de que ele está ali do nosso lado, às vezes ele se encontra tão camuflado, e às vezes ele nem mesmo percebe que é um atraso na vida do outro, mas então, porque insistimos em ser o peso para o outro? É o famoso “pimenta nos olhos dos outros é refresco” né?

responsabilidade afetiva - 2

Não façamos com o próximo aquilo que não desejamos que façam com a gente, tenhamos maturidade e coragem o suficiente para sair de cena quando o papel já não nos couber. Tudo bem não gostar mais de alguém, mas por favor, não continue nisso por pena ou porque você é covarde demais para colocar um ponto final nisso.

Sejamos justos e nobres, vá embora se não for capaz de amar, vá embora se não souber o que quer. Se decida, mas não espere que o outro tenha todo tempo do mundo disponível, se decida se for querer ficar ou não. É simples, se for ficar, fique de verdade e sem jogos ou mentiras, se for embora, vá de uma vez. Aja como gente grande e vá.

O adeus não necessariamente significa um fim, talvez esse não seja o seu tempo, talvez vocês não estejam na mesma sintonia. Tudo bem também. Deixe o tempo responder, afinal só ele é capaz de nos ensinar isso, e quem sabe um dia você saiba o que quer, até lá se abstenha de brincar com os outros e ferir mais alguém.

Talvez o mesmo lhe impeça de ir, talvez você já esteja tão acomodada aqui, que não veja sentido partir em busca de uma nova jornada. Pare. Se coloque no lugar do outro e veja se ele realmente merece aquilo, olhe para dentro de você e admita para si ‘eu sou tóxico‘ e vá embora.

Costumamos ser egoístas demais para perceber todo o estrago que já causamos e no fim ainda temos a audácia de ir embora sem nem mesmo ajudar a varrer toda a bagunça. Não seja mais uma lembrança fatídica na vida de alguém. Se não souber o que quer, apenas queira ir embora da vida de quem te ama e deixe-o livre para quem realmente o queira.

responsabilidade afetiva - 3

Imagem: Pexels


Agora que você já sabe como ter responsabilidade afetiva, que tal responder uma pergunta no Clube?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)