O que você procura?

A novela Força do Querer chegou ao seu tão esperado fim, e entre tantas reviravoltas, podemos tirar algumas lições com Ritinha, a sereia que conquistou o país. Entre erros e acertos (quem lembra daquela cena de briga entre mulheres, o melhor exemplo de rivalidade feminina?), a personagem com certeza nos deixou com uma lição de amor próprio: fique bem consigo mesma e vá atrás de um amor que acrescente.

A história de Ivan

A primeira prova que temos disso foi a cena incrível de Ritinha com Ivan, que ainda era Ivana na época, e que estava confusa sobre quem era e o que queria fazer com o próprio corpo. A personagem de Isis Valverde, vendo o conflito da amiga, disse que ‘ama coisas que se transformam’ e mostrou que mais importante do que agradar os outros, é se sentir em paz consigo mesma.

A cena foi tão emocionante que os fãs da novela usaram as redes sociais para divulgar o discurso de aceitação da personagem, um marco na luta da comunidade LGBTQ+, principalmente das pessoas transexuais, que ainda são muito incompreendidas.

A relação de Ritinha com Zeca e Ruy

Amor é amor e não precisa de justificativas ou regras. E Ritinha sempre soube ser fiel a si mesma. Ela sabia que gostava de Zeca, era apaixonada por ele, então fez o que qualquer pessoa apaixonada faria: começou um relacionamento.

Porém, ela também gostava de Ruy. Também era apaixonada por ele. E quis ficar com ele também. A gente não tá falando que isso é o mais correto perante a lei, ainda mais se a história envolver um casamento e uma das partes não sabe dessa outra relação, ok? (até porque a poligamia é proibida no Brasil) Mas é uma questão de ser sincera consigo mesma e de saber respeitar os seus sentimentos. O amor de Ritinha não tinha um preferido. Ela gostava dos dois e pronto.

Agora, a questão que fala muito mais de amor próprio nos relacionamentos de personagem é, de fato, a sua relação com Ruy e o seu final na novela. O casal acaba se desentendendo e, em certo momento da trama, Ritinha assume que ainda o ama, mas que não vai ficar com alguém que não lhe faz bem.

Essa escolha é muito difícil: às vezes, por medo de ficarmos sozinhas, aceitamos um relacionamento que é tóxico, mesmo que o sentimento seja verdadeiro. Não estamos falando de relacionamentos abusivos, mas de uma relação em que, apesar de se gostarem, as duas pessoas nunca estão em sintonia e não se sentem 100% confortáveis uma com a outra.

Nesse momento, escolher por assumir que o melhor é ficar sozinha pode ser muito complicado, mas também a melhor decisão, porque é um reforço de amor próprio: por amor a si mesma, a personagem escolhe o que é melhor – e, no fim das contas, o que é melhor para ela também é melhor para Ruy, porque foi uma escolha feita com base no amor.

Segundo as notícias, no fim da trama (episódio final vai ao ar nesta sexta-feira, dia 20), Ritinha decide não ficar com ninguém, o que pode ser considerado inédito em uma novela. Nessas tramas, o romance é sempre muito valorizado e ver uma personagem central abrindo mão dos seus possíveis relacionamentos para conquistar uma carreira incrível é maravilhoso e, mais uma vez, uma lição de amor próprio.

Quando a gente sabe que o amor existe, que se ama e que entende que ele não precisa de favoritos, fazer uma escolha como essa não tem uma sensação de perda, mas de realização. Ela viveu amores, teve um filho e agora vai nutrir a sua felicidade em outro lugar.

A gente acha essa trajetória maravilhosa. E você?


O que você achou do final de Ritinha em A Força do Querer? Dê a sua opinião respondendo a pergunta abaixo ou clicando aqui.

 

 


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)