O que você procura?

Quem assistiu A Força do Querer na noite de terça-feira, dia 8, teve muitos motivos para chorar. Principalmente, porque o diálogo entre Ritinha e Ivana foi um dos momentos mais marcantes do capítulo.

A gente já contou bastante aqui no Superela sobre a história da Ivana, e como é importante ter numa novela um pouco mais sobre a luta diária dos transexuais. A trama tem feito isso muito bem – apesar de umas gafes aqui ou ali. O mais importante, no entanto, é incentivar um ambiente de aceitação – e foi o que o discurso de Ritinha mostrou, deixando todo mundo de olhos marejados!

Na cena (que você você pode ver na íntegra clicando aqui), Ritinha vê Ivana chorando no quarto e logo entra para consolá-la. Ela vê uma peça de roupa em cima da cama e pergunta se é de Ruy e Ivana responde que não, que a roupa é dela mesma. A sereia então comenta que não acha muito bonito quando uma mulher veste roupas de homem, mas que se é isso que Ivana quer, então não existe problema nenhum.

“E se tu quiseres [virar um menino]? O que os outros têm a ver com isso?”, disse Ritinha. “Eu não viro sereia? Eu me sinto muito mais eu, Ivana, quanto tô vestida com aquela cauda lá do que quando estou com essas pernas aqui”.

A gente precisa ser mais como Ritinha

Vamos esquecer por um minuto os problemas de rivalidade feminina que a novela apresentou e até o machismo que ela prega vez ou outra. Estamos falando aqui de aceitação. O que emocionou no discurso de Ritinha não é apenas a forma como ela mostrou para Ivana, tão claramente, que ela se sente muito mais feliz sendo ela mesma e não outra pessoa, mas também como ela mostra a beleza por trás das transformações.

Ivana pergunta para a cunhada o que ela acharia se tivesse uma amiga que nasceu menina, mas que, na verdade, é um menino – e o que ela faria se visse essa amiga de barba, depois de fazer uma transição.

“Eu acharia bonito. Que nem lagarta vira borboleta, boto vira homem… Eu gosto de tudo que vira outra coisa. Chore mais não”, completou ela.

A gente tem muito medo de tudo o que muda, tudo o que é diferente, tudo que a gente não conhece direito. Mas o coração de Ritinha foi muito verdadeiro ao mostrar que, apesar disso, as coisas que se transformam têm a sua beleza. Só porque Ivana quer usar um corpo com um gênero diferente não significa que ela via deixar de ser uma pessoa linda – e que essa beleza não tem nada a ver com a sua aparência.

Aceitação significa que a gente vê uma mudança e confia que ela vai trazer felicidade para aquela pessoa. Significa apoiar as suas escolhas, independentemente de opiniões, e reconhecer a liberdade de cada um de escolher o que é melhor para si. Pode ser que a gente tropece um pouco no caminho, que erre a rota algumas vezes… Mas nada disso tem importância, desde que sejamos aceitos.

Tudo o que Ivana busca é a aceitação. De si mesma e das pessoas que ela ama (principalmente da sua mãe, que parece a mais resistente de todas com essa história). A aceitação de si começa buscando ajuda e aprendendo cada dia mais sobre quem ela é e com o que ela se identifica. O reconhecimento dos outros vem de um lugar de amor: quem quer o bem de Ivana sabe que essa transformação é importante para que ela seja feliz.

Imagem: Reprodução / TV Globo


Quer participar da discussão? Conta pra gente o que você achou do discurso da Ritinha respondendo a pergunta abaixo:


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)