Como parar de se comparar aos outros em 3 passos

Ah, a busca pela perfeição! AAAAh, aquela sociedade simpática que cobra muito de nós. AAAAAAAh, a necessidade de se comparar aos outros para medir se você está bem ou não.
Bem, digamos que arranjar alguns modelos de inspiração é até bacana, mas a partir do momento que você começa a medir suas vitórias a partir das dos outros, a coisa fica feia. E por quê? Bem, quando você não consegue atingir o objetivo que almeja, o foco será nos seus defeitos com relação a quem você está comparando.
Deixa eu dar um exemplo: fulana já se formou, conseguiu um trabalho bem bacana e não descarta a ideia de casamento. E eu tô aqui, pegando meu diploma, esperando alguma empresa responder meus e-mails.
Saca só: não é porque vocês têm a mesma idade que tudo deveria acontecer da mesma maneira. Cada um tem o seu tempo, seu destino e seus talentos. Se comparar aos outros aos invés de olhar para si mesma e estabelecer suas próprias metas é muito tóxico.
Sem falar que essa prática, de vez em quando, faz nascer uma espécie de “invejinha branca“, o que não é nada bom. É tipo assim: se você estivesse na merda junto com todo mundo, seria menos pior. Mas como a sarjeta só tá disponível para você no momento, aí começa a rolar um desejo de que todo mundo poderia ocupar o mesmo lugar. E isso é péssimo porque acabamos transferindo energias negativas a quem não têm nada a ver com suas falhas.
O problema é que, desde novinhas, somos incentivadas a nos compararmos com os demais. Quem aqui nunca teve que aguentar a mãe falando: “noooossa, você deveria ser como sua priminha e ser mais organizada!“. Até mesmo nossas professoras usavam das notas boas de nossos colegas para dar altas lições de moral.
Então assim, eu sei que é foda parar de se comparar aos outros. Mas hoje eu vou ensinar como! Vem comigo:
Como parar de se comparar aos outros?
1 – Encontre os motivos das comparações e avalie sua autoestima
O primeiro passo para conseguir parar de se comparar aos outros é saber, exatamente, o que você considera em si mesma como defeitos e qualidades. Quando olhamos muito para outras pessoas, deixamos de olhar para nós próprias, o que faz com que queiramos atingir coisas que, na realidade, nem sabemos se queremos. E aí toda nossa felicidade fica dependendo de conseguir o que o outro já tem, e não de alcançar o que nós mesmas queremos.
Então agora é a hora de focar em si. O que você considera como defeito? E como qualidade? Quais são seus sonhos e objetivos? O que você acha que precisa para alcançá-los? E importantíssimo: o que está te atrapalhando de conquistá-los?
2 – Dê valor ao que você tem
Esqueça um pouco do que as outras pessoas têm. Bora concentrar naquelas coisas que nós temos que nos fazem super bem, e que ralamos horrores para conseguir. Você pode não ter uma casa de três andares, mas tem uma super aconchegante e com a sua carinha.
Você não tem aquele trabalho dos sonhos, mas ainda assim consegue ganhar um dinheirinho bacana. Além disso, nada impede de correr atrás do que se quer de verdade. É só pensar no que TE FARÁ feliz e realizada, e não na felicidade do outro e como você quer tê-la também.
Caso seja difícil se acostumar a valorizar o que tem (porque é normal), faça um diário da gratidão. Nele, tente colocar, pelo menos uma vez ao dia, as coisas que você se sente grata por ter. E aí vale tudo: família, amigos, carreira, grana, estilo e etc. Porque aí isso vai te ajudar a ver, por exemplo, que sua amiga é completamente realizada profissionalmente, mas não se dá bem com a maior parte da família, o que faz dela uma pessoa bem sozinha.
E aí, aos pouquinhos, você vai aprendendo o que realmente importa sem se basear nos outros!
3 – Enfim… seja sua própria competidora!
Depois de passar pelos primeiros dois passos, a último segredo para conseguir parar de se comparar aos outros é ser sua própria competidora!
Ao invés de focar em como ser melhor que fulano e ciclano, pense em como fazer para se superar cada vez mais. Estabeleça metas (financeiras, profissionais, pessoais) e se esforce ao máximo para alcançá-las. Deixe as outras pessoas servirem de inspirações para outras coisas que não se associam diretamente a suas conquistas.
Escolha figuras corajosas como referência para ter mais força de vontade para enfrentar seus problemas. Se inspire em pessoas que se amam bastante para aprender a cultivar o amor próprio. Pegue todas essas inspirações e adapte-as para sua forma de encarar a vida e siga em frente!
No final, você será uma pessoa bem mais feliz e realizada porque sabe exatamente do que precisa sem depender de medir a vida de ninguém para isso.
Imagens: Pinterest