Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Uma coisa é óbvia: quanto mais obrigações e responsabilidades temos, mais exaustas estamos propensas a ficar. Mas tem hora que a coisa fica feia. Você por acaso já se perguntou o por que se sente cansada na maioria do tempo?

Eu mesma já passei por isso: dormindo as 8 horas, tomando cuidado para não me sobrecarregar mas mesmo assim, o nível do meu cansaço beirava ao absurdo. Na verdade, pode ser até um pouco assustador, mas são raras as vezes que nos sentimos realmente dispostas no dia-a-dia.

Mas afinal, por que você se sente cansada o tempo todo?

se sente cansada

Bem, quando a coisa sai fora do nível da normalidade, existem alguns fatores que podem estar provocando toda essa falta de disposição. A maioria é bem tranquila de resolver mas, obviamente, procure por um médico só para tirar a dúvida definitiva. E eu não digo isso porque sou a maior hipocondríaca do século 21 não. O negócio é que a gente deve sempre cuidar bem do nosso corpo, e isso significa fazer pelo menos um check-up por ano.

Mas, por enquanto, aqui estão alguns motivos que podem ser a razão do seu cansaço:

1 – Desidratação

se sente cansada

Quem aqui odeia o calor? Euzinha! E quem não tem o costume de beber água: euzinha também. O que que acontece: a desidratação é uma das causas mais comuns de cansaço. E nesse verão nosso, fazendo do asfalto uma churrasqueira gigante, é bem possível que você tenha uma leve desidratação se for como eu, esse ser que não bebe muitos líquidos.

se sente cansada

Então assim, dormiu direitinho, acordou, tomou café, entrou no chuveiro e ainda se sente cansada? Um bom primeiro passo é pensar o quanto de água você está tomando nos últimos dias. Alguns dos sintomas mais comuns nesse caso são a sede fora do comum, boca seca e fatiga. Mas né, eu não posso dar uma de ‘doutora google’ e te dar um diagnóstico aqui e, pelo amor de Deus, nem você. Então, se tá rolando uma suspeita de desidratação, procure um médico que possa lhe dar as orientações devidas.

Para evitar esse B.O, beba bastante líquido, principalmente água. De acordo com o maravilhoso Dtr. Drauzio Varella, tente ingerir, pelo menos, 2 litros por dia.

2 – Estresse

se sente cansada

Se você é uma pessoa que assume várias responsabilidades ao dia, a probabilidade de se estressar durante o dia é maior. Mas o que isso tem a ver com cansaço?

Bem, nossas glândulas suprarrenais produzem o Cordisol, popularmente conhecido como ‘hormônio do estresse’. Como ele está diretamente relacionado às atividades diárias, sua concentração no sangue varia durante o dia, sendo maior pela manhã, ao acordar, e menor ao longo do dia. E é aí que a sobrecarga vira a vilã da história.

Uma pessoa que fica muito tensa durante o dia costuma ter problemas para dormir, o que não ajuda em nada no dia seguinte. E aí começa um círculo vicioso onde a disposição para aguentar as pressões do dia-a-dia fica cada vez menor por não haver descanso físico e mental o suficiente. O nível de cortisol vai abaixar, e essa pessoa se tornará uma das vítimas que se sente cansada o tempo todo.

se sente cansada

Mas não fique preocupada, afinal, há solução para tudo nesse mundo. Se você se sente cansada demais, ou mega sobrecarregada, existem algumas opções que podem melhorar seu estado de espírito. Entre elas estão os exercícios físicos, que ajudam na produção da serotonina, e a meditação, que trabalha com sua capacidade de dialogar com sua mente e corpo. Além disso, existem vários cházinhos que são mega tranquilizantes, como a cidreira, melissa ou camomila.

Caso a situação esteja mais complicada, procure ajuda profissional, seja ela de um clínico geral, psiquiatra ou psicólogo. Aliás, você sabe que o Superela tem um time de profissionais sensacionais, né? Eles podem te ajudar, inclusive, à distância. Vai lá dar uma olhada e depois me conta aqui como foi sua experiência ;).

3 – Deficiência de vitamina B12

se sente cansada

Sabe quando você percebe que está esquecendo as coisas demais? Ou anda reparando que está com as pernas muito inquietas? Bem, isso pode ser o seu corpo pedindo por mais vitamina B12. Que que acontece: ela é uma das vitaminas mais essenciais para o organismo. Cada célula nossa precisa de pequenas quantidades dessa danada para que tudo possa funcionar bem, principalmente nossos neurônios.

Aí, fica até fácil entender o motivo pelo qual você se sente cansada o tempo todo. A deficiência dessa vitamina pode causar desde a fatiga simples, até um caso bem sério de depressão. Então é sempre bom dar uma olhada com um profissional para saber como proceder e, é claro, ter uma dieta que consiga suprir todas as necessidades do corpo.

se sente cansada

A vitamina B12 é encontrada em abundância nas carnes, peixes, ovos e laticínios. E aí um recado importante que posso dar é o seguinte: como ela não é encontrada em vegetais, quem for vegana deve procurar por orientações nutricionais para saber como proceder. Para isso, queria dizer apenas que, mais uma vez, nosso time de super profissionais também dá conta desse recado aí.

4 – Problemas de tireoide

se sente cansada

A tireoide produz hormônios que estimulam nossas células a trabalharem, garantindo um bom funcionamento do nosso corpo. No caso do hipertireoidismo, esses hormônios são produzidos em excesso, fazendo com que seu  metabolismo aumente. Daí, que que acontece? Você fica mais agitada que o normal, perde o sono e, consequentemente, se sente mais cansada que o normal.

Mas não é só. Se sua tireoide produz menos hormônios que o necessário (hipotireoidismo), aí seu metabolismo fica o quê? Mais lento. E aí tudo o que você quer é dormir. O-dia-inteiro.

se sente cansada

E é nessas horas que eu entro aqui, de novo, para falar que um check-up anual é bem importante. Com um diazinho aí de jejum e uma picadinha de leve, você vai conseguir saber se tá tudo certinho com o seu corpo. Na hora de pedir os exames, nunca se esqueça dos de tireoide, afinal, ela pode ser o motivo pelo qual você se sente cansada além da conta.

5 – Apneia do sono

se sente cansada

A apneia do sono é quando sua respiração é interrompida por mais de 10 segundos. Ela pode gerar roncos hiper potentes. Mas não precisa assustar. Quando ela rola de 7 a 20 vezes durante o sono, é normal. Depois disso já fica mais complicado.

Mas bem, como o ronco pode te acordar várias vezes pela noite, é comum que sua noite fique bem mal aproveitada. Se isso acontece demais com você, procure por ajuda profissional para saber como proceder.

Enfim, bora fazer um check-up?

se sente cansada

Então, por mais que a gente brinque e fale que estamos ‘um bagaço’ de tão cansadas, é sempre bom prestar atenção no corpo. Se você se sente cansada o tempo todo, significa que tem alguma coisa de errado por aí. Nada dramático, não precisa correr, achar que vai morrer e nem nada disso. Basta se cuidar, procurar por soluções e dar tempo ao tempo.

Cansar é normal. O que não pode é sentir isso toda hora, né não?

 

Imagem: Pinterest


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)