É possível ser feliz e bem-sucedida sim!

É possível ser feliz e bem-sucedida sim, mas primeiramente quero te convidar a refletir sobre o que é ser bem-sucedida. Vamos começar pensando no que é sucesso? Lendo o site do dicionário informal me deparei com vários significados e ilustrações interessantes para essa pergunta, postadas pelos leitores do site.
Escolhi esse enviado pelo leitor José Luiz:
“Significa ter êxito em alguma coisa; ter um resultado feliz em algo; conseguir chegar ao fim de uma empreitada”1.
Cada um tem a sua definição de sucesso e, por conseguinte a sua meta de sucesso definida ou não. Eu tracei algumas metas para minha vida e quando as alcancei, vivenciei a experiência de me sentir bem-sucedida. Um sentimento de alegria, de vitória, de alcançar o que se deseja ou ainda o sabor da realização. Uau! Me senti a tal!
Para que possamos ser bem-sucedidas precisamos definir o quanto é suficiente para nós aquela realização. Ou corremos o risco de não conseguirmos mais controlar a avalanche de atividades, projetos, planos e metas que absorveremos. Tornar-se-á uma batalha em que mais nada terá sentido. Uso o termo batalha, pois vai com certeza gerar um desgaste grande em várias áreas da sua vida.
E já presenciei profissionais no auge de suas carreiras, obrigadas a se afastarem de suas atividades, por estarem extremamente cansadas e estressadas. Não é uma decisão fácil, mas necessária à saúde. É um momento onde não se consegue organizar nada, simplesmente são forçadas por ordens médicas.
Se pensarmos que de forma estruturada, apesar de não ser um processo fácil, é sempre melhor realinhar o rumo da vida. Vamos refletir se buscar o seu sucesso é prazeroso ou te deixa sobrecarregada? Se nesse momento você se sentir no meio de uma “batalha”, é hora de mudar.
Antes que você seja obrigado a abrir mão do seu sonho ou projeto, se permita um momento de reflexão e reavaliação sobre a sua medida de sucesso. Pegue papel e lápis. Agora responda sem dar importância para A ou B. E nem se compare com qualquer musa fitness, übermodel ou artista.
- Qual a sua medida de sucesso?
- O que é ser bem-sucedida para você?
- O que você está disposta a arriscar para conseguir ser bem-sucedida?
O próximo passo para ser bem-sucedida
Já li uma vez que com base em um dia de 8 horas de trabalho, devemos considerar para estimativa de horas produtivas de 6 (seis) a 7 (sete). Mas isso não se aplica as mulheres que trabalham fora com certeza. Então aqui está a primeira barreira para ser bem-sucedida, o relógio.
Se você leu o artigo da mulher maravilha entendeu que a rotina é pesada. E quando você é uma profissional que gerencia pessoas, novas responsabilidades são exigidas. Então além da habilidade de lidar com tudo o que falamos antes, agora tens de se preocupar com mais algumas. Vamos falar de algumas:
- Capacidade de gerenciamento geral, para estar atenta ao que as pessoas da sua equipe estão fazendo. E principalmente se estão seguindo os processos e procedimentos definidos.
- Habilidade de comunicar uma visão e engajar a equipe em busca dos resultados. E desenvolver a escuta ativa, de forma a entender não apenas o que é dito. Mas principalmente entender o que não é expresso por palavras.
- Estabelecer metas desafiadoras e factíveis as pessoas do time. Fornecendo feedback constante sobre o desempenho delas. E criando uma equipe coesa e unida.
São muitas as responsabilidades e a tendência é querer ser perfeita em tudo. Mas isso não é possível e nem saudável. Muitas mulheres sucumbem diante de tanta pressão, por não conseguirem dizer não. Mas o NÃO será um grande aliado nesse momento. Pois não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo para começar. Algumas reflexões a fazer:
- Quais os seus objetivos? Eles estão em ordem de prioridade? Se você ainda não os tem, comece a esboçá-los hoje mesmo.
- Vale a pena lotar a agenda e participar de muitos eventos, simplesmente porque foi convidado? Reveja hoje mesmo sua agenda e elimine aqueles compromissos que fogem dos seus objetivos.
- Muitas assinaturas de revistas, newsletters, e-mails e etc. A quantidade de informação que precisas para atingir seu objetivo é adequada? Ou você caiu na armadilha de ter muita coisa para ler e não conseguir focar?
Ser bem-sucedida e feliz é possível, quando você consegue ter equilíbrio e sabe fazer escolhas. Não tenha medo de buscar as duas coisas, você é capaz. Empodere-se e siga seu sonho. Se for necessário redefinir a carreira, as metas, os projetos e abrir espaço na agenda, faça isso sem medo de recuar.
Recuar não significa que você abandonou algo, mas que adquiriu uma nova visão do que vale a pena para sua vida. Você ganhou uma nova medida de sucesso. Então recapitulando, saiba qual a sua medida de sucesso, defina o que fará para chegar lá, administre bem sua agenda, saiba usar o não a seu favor e principalmente pare de se comparar.
O meu sucesso é diferente do seu. Se precisar de ajuda, o SUPERELA ainda te dá uma força com um desconto de 10%, usando o cupom “SUPERELA2016”, em um dos nossos grupos de coaching online: o Agile Coaching, um curso para quem quer explorar o potencial profissional e precisa de resultados rápidos e o Carreira Ativa é para quem quer fazer um planejamento de carreira em qualquer fase da vida profissional.
Imagem: Pinterest