O que você procura?

Já sabemos há muito tempo, que ser mãe não é padecer no paraíso. Na verdade, acredito que nunca foi. Porém, nossas mães, tias e avós não admitiam isso umas para as outras (acho que nem para si mesmas, uó!).

Mesmo hoje em dia, pleno século 21, em que já conversamos abertamente sobre diversos assuntos, até então tabus na sociedade, como sexo, masturbação, mudança e aceitação de gêneros. Com a novela já não contando mais as mesmas historinhas da carochinha com um casal hétero e sua família margarina. Mesmo com a nossa clara ascensão no mercado de trabalho, na ciência e na política, ainda assim nos constrangemos ao desromantizar a maternidade, e todo o culto que ela traz.

Somos quase maioria nas faculdades, mercado de trabalho. Já votamos, discutimos política, contribuímos com o orçamento doméstico e a economia do país. Somos mães, profissionais, filhas e mulheres. E por muitas vezes, arrimos de família, sustentando sozinhas nossos filhos. Ainda assim, nossa herança patriarcal nos oprime, a ponto de nos culparmos ao falar sobre o peso da maternidade.

A verdade é que ser mãe, em sua maioria das vezes, cansa!

E mulheres, tudo bem falarmos isso em alto e bom som! Mesmo amando nossos filhos mais do que tudo, somos humanas. Mães não têm superpoderes, e muitas vezes também precisam de colo.

ser mãe 1

É ok admitirmos que por vezes temos vontade de sumir, fugir, gritar, sair correndo… É ok admitirmos que nos cansa ser responsável por alguém nas 24h do dia, e que de vez em quando seria bom dormir depois de bom um banho. Seria maravilhoso poder lavar a cabeça mais de uma vez por semana, fazer as refeições com toda a nossa comida no prato, assistir alguma programação adulta na TV (já que sua músicas “favoritas” costumam ser da Galinha Pintadinha, o show da Luna ou qualquer uma da programação infantil).

Tudo bem admitirmos que nem sempre estamos dispostas a largar ou dar uma pausa em nossas carreiras, na maioria das vezes em um momento que ela está em plena ascensão. Porque sabemos os olhares tortos, cobranças e inseguranças que enfrentaremos. Isso quando não nos culpamos em deixar nosso filhote na escolinha, ainda tão pequeno e carente de nós.

Tudo bem admitirmos que talvez a gente não esteja pronta para sermos mães. Mesmo quando nosso relógio biológico começar a nos deixar sem saída (sim, porque ele passa rápido e nos cobra rápido também) e ainda temos dúvidas. Muitas delas!

Então girls, vamos ser menos duras conosco! Vamos admitir, sem culpa, que precisamos de um momento só nosso. Que precisamos ficar sozinhas por algumas horas.

Se puder peça ajuda e desabafe, não tenha vergonha em dizer o que sente. Converse, explique e se permita se sentir mais leve. Pode ser uma semana, um dia, uma hora, mas se reserve um momento só pra si mesma, antes de ser mãe você é uma pessoa com desejos e vontades. Viaje, vá ao cinema, faça um happy hour com as amigas, assista um filme, leia sua revista favorita ou aquele livro que você comprou, e que há muito tempo te espera na estante. Coma um chocolate, assista a um programa de TV, vá a uma exposição… Seja qual for a sua vontade, o seu desejo. Permita-se sentir este prazer.

E relaxe, seu filho continuará te amando. E você continuará sendo a melhor mãe do mundo. Só que a sua maneira, de um jeito só seu. E o melhor de tudo: ser mãe feliz! 🙂

ser mãe 2

Gostou do texto? Compartilhe! Vamos ajudar outras mulheres a se libertarem da eterna culpa materna!

Imagem: Pinterest


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)