Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Se tem uma pergunta que é feita com frequência no nosso Clube Superela, essa pergunta é: será que estou grávida? O medo de engravidar fora do tempo ou quando ainda temos tanta coisa para fazer é real, e muitas mulheres sofrem com a possibilidade de terem um bebê quando ainda não se sentem prontas para isso.

Provavelmente a questão ‘ estou grávida? ’ é uma das que mais ronda a mente feminina no dia a dia, até porque o perigo parece estar sempre presente, mesmo se tomamos a pílula anticoncepcional, mesmo se tomamos a pílula do dia seguinte.

Se você não pretende engravidar, é importante lembrar que a combinação de um método anticoncepcional com a camisa é a melhor opção para evitar qualquer risco. A pílula do dia seguinte é uma bomba hormonal e pode ter efeitos no corpo a longo prazo – desregular toda a sua menstruação é um deles – e não deve, em hipótese alguma, ser usada regularmente. Ela pode também perder o efeito conforme o corpo acostuma com a dose. Por outro lado, ter uma camisinha à mão não machuca ninguém e não tem efeitos colaterais.

Outra coisa que nós precisamos reforçar sempre é que não é responsabilidade da mulher se preocupar com uma gravidez. O homem tem tanta participação nisso quanto a mulher e, portanto, também deve se precaver, caso não queria se tornar pai. É importante que as mulheres não levem essa responsabilidade na cabeça e não se preocupem com isso sozinhas.

Conversamos, então, com a enfermeira obstetra Cinthia Calsinski sobre o assunto e selecionamos 11 coisas que você precisa saber para responder a pergunta: será que estou grávida?

Acho que estou grávida, e agora?: dúvidas e respostas

1.Gravidez não tem um sintoma exato

Para começar, vale a ressalva: não é toda mulher que tem enjoo de manhã e julga estar grávida. Os sintomas de uma gravidez variam de mulher para mulher e é possível que algumas não tenham nenhum sintoma até perceberem, por exemplo, que a menstruação está muito atrasada. “Algumas desconfiam devido ao aumento da frequência urinária, outras já sentem enjôo, dores na mama, algumas não sentem absolutamente nada”, explicou a enfermeira. Mas a gente não está falando isso para você ficar em pânico toda vez que transar, é mais uma forma de mostrar que só porque os seus seios estão doendo não significa que você está esperando um bebê e o mesmo serve para o inchaço no corpo ou a pele ‘mais brilhante’.

2.É impossível engravidar e continuar menstruando

Uma outra dúvida das nossas usuárias é se é possível engravidar, mas continuar menstruando normalmente. Não, gente, isso não rola. O que pode acontecer é você ter um sangramento chamado de nidição, que acontece quando o embrião fixa ao endométrio. Ainda assim, ele é diferente da menstruação, é mais escuro, como a borra do café, e pode durar entre 3 e 5 dias. Como são sangramentos distintos, é interessante você ter o costume de prestar atenção à sua menstruação para saber quando algo foge do comum. Ainda assim, Cinthia explica que fazer um teste de gravidez de farmácia (de urina  até três dias antes da data da sua menstruação podem comprovar se você está ou não grávida de verdade.

3.A gravidez é impossível se você toma a pílula direito

A pílula anticoncepcional é um medicamento como qualquer outro e, se você segue as recomendações médicas e toma o comprimido todos os dias, os riscos são mínimos. A eficácia da pílula é de 99%. Isso não muda se você esqueceu de tomar um dia no mês também. O problema acontece se você pula vários dias alternados – não dá para manter a eficácia se você não segue o tratamento de acordo. Você pode saber mais sobre o anticoncepcional clicando aqui.

4.Sexo sem penetração engravida?

Vamos supor que você está ali no bem bom com o seu namorado, não houve penetração (ou seja, o pênis não entrou na vagina), mas ele ejaculou fora. E agora, será que estou grávida? Depende. Se a ejaculação foi muito próxima da vagina, pode haver um risco, sim. Caso contrário, as chances são ínfimas. No corpo da mulher, um espermatozoide pode viver até 5 dias, mas fora dele (em contato com a pele da perna, por exemplo), ele vive no máximo alguns minutos.

5.Teve penetração, mas não ejaculação

“A preparação do sêmen ocorre em duas etapas. Na primeira, se misturam diferentes secreções sexuais, como esperma, secreção prostática e a secreção mucosa que está vindo da uretra, portanto não contém espermatozoides, e serve como lubrificação do canal durante a excitação. Durante o orgasmo é eliminado o sêmen, rico em espermatozoides. Assim, para a gravidez ocorrer é necessária a ejaculação masculina, apenas o líquido mucoso não leva à gravidez”, diz Cinthia. Traduzindo, aquele líquido pré-ejaculatório não possui espermas e, portanto, não pode engravidar.

6.Masturbação mútua engravida?

Não, não pode. A não ser que a ejaculação masculina seja muito próxima a vagina, não há riscos disso acontecer, pode ficar tranquila.

7.E transar sem camisinha na pausa da pílula?

Também não. A não ser que você não tome o medicamento corretamente e pule muitos dias, a chance de uma gravidez acontecer nesse caso é muitíssimo pequena. Ou seja, pode respirar aliviada também.

8.Seios doloridos e corpo inchado são um sinal de gravidez?

Sim, é um fato que isso é um sinal de ravidez, porém, como comentamos ali em cima, não existem sintomas comuns para todas as mulheres. Por isso, enquanto uma pode ficar muito inchada, outra pode ter dores nos seios e outra ainda pode sentir enjoos matinais. Qualquer que seja o caso, se existe a dúvida real e com fundamentos (ou seja, nada de neurose) faça um teste e tire a teima.

9.Acho MESMO que estou grávida. E agora?

Antes de mais nada: calma. Em segundo lugar, espere pelo momento certo para fazer o exame e não ter erro. O ideal é fazer o teste de farmácia até 3 dias antes da sua próxima menstruação. Por exemplo, se você vai menstruar no próximo dia 20, faça o teste entre os dias 15 e 17. Supondo que você deixou passar esse período, o melhor é fazer o teste de farmácia no dia que seria o primeiro da menstruação (o dia 20, no exemplo anterior).

O exame de sangue não exige um período exato, mas é necessário aguardar algumas semanas por conta dos hormônios presentes na corrente sanguínea e que são indicadores dessa condição. Esse teste pode ser qualitativo (que diz apenas se você está ou não grávida) ou quantitativo (que indica também o nível de hormônio hCG, produzido pelo corpo durante a gravidez, no sangue).

10.Fiz o teste de farmácia e deu negativo, posso respirar aliviada?

Depende. Como esse teste de urina mede a quantidade de hormônio hCG no sangue, pode ser que quando você o fez ainda não havia hormônio suficiente para medição, e isso resultou em um falso negativo. Se sua menstruação é regular, você transou sem camisinha e ela atrasou, espere mais alguns dias: o seu corpo pode ter apenas demorado mais para ovular. Caso a menstruação ainda assim não desça, refaça o teste para ter certeza.

11.Quando devo tomar a pílula do dia seguinte?

Como a Cinthia disse, a pílula do dia seguinte é um assunto polêmico e muito discutido no meio. Ela não é considerada um método anticoncepcional, mas sim um método emergencial: ou seja, deve ser ministrada apenas em casos de emergência e, de preferência, sob orientação médica. Ou seja, ela não pode fazer parte do seu dia a dia, até porque não tem qualquer eficiência contra doenças sexualmente transmissíveis.

 

No fim das contas, o principal é sempre usar proteção na hora da transa. Acidentes, acontecem, verdade, mas se você não quer ter filhos agora, é melhor prevenir do que remediar, já diz o ditado. Ficar preocupada com uma possível gravidez toda vez é cansativo e estressante e cria uma tensão na hora da transa. Cuide-se, peça sempre para o cara usar camisinha e conheça o seu ciclo menstrual: existem aplicativos incríveis que podem te ajudar com isso. Essa é a melhor forma de evitar sustos.

Imagem: Reprodução


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)
Recomendado para você...