Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

O último episódio da sétima temporada de Game of Thrones me deixou órfã. Precisava de uma nova série para dar um propósito às minhas horas vagas, que por sinal andam cada vez mais raras. Sem tempo de vasculhar o Netflix, decidi voltar à HBO para ver se alguma das séries atuais chamava a minha atenção. Foi quando descobri Insecure e minha vida mudou da água para o vinho.

A série tem em sua maioria personagens negros e vai além da cota de representatividade que algumas emissoras parecem achar suficiente. Ter um ou dois personagens negros não basta, ainda mais se eles sequer chegam ao final da série. Além disso, em Insecure os personagens têm papéis que fogem dos estereótipos geralmente atribuídos a atores negros como empregadas domésticas, seguranças, motoristas, etc. Em pouco mais de uma semana terminei as duas temporadas e fiquei determinada a encontrar outras séries atuais que tenham representatividade de verdade! Eis a seguir a lista dos que eu assisti e amei:

Séries atuais com representatividade de verdade

01. Insecure

Para que as séries e filmes tenham mais representatividade, é preciso que as minorias sejam ouvidas. Insecure é a prova concreta desta afirmação. Issa Rae não é só a protagonista que leva seu nome, mas também é a criadora, diretor a produtora da série. Foda, né? A comédia mostra como a história de Issa e Molly, duas mulheres negras que tentam lidar com a carreira e os relacionamentos, pode ser difícil e ao mesmo tempo incrivelmente hilária.

Apesar de não parecer uma sinopse inovadora, é interessante observar como as comédias românticas que estamos cansadas de assistir podem ser repaginadas quando vistas sob uma ótica não-branca. Ao invés de curtir a night com as amigas ouvindo o pop do momento, Issa vai para festas no estilo underground dissecar o novo álbum do Kendrick Lamar. Aliás, ela costuma lidar com suas crises de ansiedade criando free styles de rap escondida no banheiro do seu apartamento.

02. Dynasty

Dynasty é a nova série dos criadores de Gossip Girl e The OC, e é praticamente uma mistura da trama de Blair e Serena com a história de vingança de Emily Thorne, em Revenge. O remake da novela dos anos 80 conta a história do “1% do 1%”. Apesar da trama não ser novidade, desta vez o que Dynasty traz de novo é a representatividade, ao colocar as minorias dentro da elite.

Apesar da família Carringon, a principal da série, ser composta toda por personagens brancos, os irmãos Steven e Fallon têm relacionamentos que fogem do comum. Steven se interessa pelo sobrinho misterioso de Crystal, a nova esposa do pai Blake Carrington, enquanto Fallon vive um triângulo amoroso com dois personagens negros: o magnata Jeff Colby, maior concorrência do pai, e o motorista Michael Culhane, com quem mantém um relacionamento não tão secreto por cerca de três anos.

03. Stranger Things

Se você ainda não assistiu Stranger Things, provavelmente já foi introduzido à história por algum amigo viciado na série. Na primeira temporada, o grupo formado por Mike, Will, Dustin e Lucas sofre algumas mudanças quando Will some misteriosamente e Eleven, uma garotinha com super poderes aparece para ajudá-los. Enquanto o início da história foca no sumiço de Will e no portal para o Mundo Invertido, na segunda temporada os personagens secundários ganham maior relevância.

Cada um dos meninos ganha uma trama individual, para mim, a evolução de Lucas foi a maior. No Halloween, os meninos estão obcecados pelo filme Ghostbusters, lançado em 1984, e ele se recusa a se fantasiar de Ernie Hudson, o último a entrar no grupo, “só porque é negro”. Além disso, Lucas amadurece diante de seus novos interesses, mas isso eu não posso contar porque é um puta spoiler! Também conhecemos sua irmã mais nova Erica, que está sempre preparada para zuar as brincadeiras de nerd do irmão, e é uma das rainhas da segunda temporada de Stranger Things.

04. How To Get Away With Murder

Estamos cansadas de saber que Shonda Rhimes é a rainha da representatividade quando se trata de séries atuais. A produtora de televisão norte-americana é responsável pelas séries que a gente tanto ama como Scandal, Grey’s Anatomy e How to Get Away With Murder. Das três, eu escolhi a última pura e simplesmente por questões de favoritismo da autora do texto, mas se você estiver sem série para assistir é só procurar na famigerada Shondaland.

São tantos personagens com representações tão variadas que fica difícil escolher alguns. Da primeira à quarta temporada, as minhas histórias preferidas têm sido as de Annalise e Michaela. Prometo não dar spoilers a quem ainda está começando, mas é muito interessante ver como elas sempre são as âncoras do grupo e ainda têm de lidar com outras questões como relacionamentos interraciais e o mito da “agressividade da mulher negra”.

05. Dear White People

Dear White People é uma série que mostra a realidade de jovens negros na lata. A protagonista Sam White é uma aspirante a jornalista e militante de carteirinha, que faz de tudo para acabar com a injustiça social e racismo dentro do campus da Universidade em que estuda, majoritariamente branca e rica.

A série transforma tudo o que você já viu em textão no Facebook em uma comédia sarcástica porém reflexiva, que trata de assuntos desde colorismo à solidão da mulher negra. Falta muito para o lançamento da segunda temporada em abril?

Imagem de capa: Reprodução/ Netflix/ ABC/ HBO


Agora que você já tem uma lista de séries atuais para assitir,que tal ajudar uma amiga no Clube Superela? Você pode responder a pergunta abaixo ou clicar aqui .


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)