Receba nossos e-mails incríveis
NOVO App Clube Superela!! ♥
Pergunte e converse anonimamente
Relacionamento Sexo Autoestima Corpo Trabalho&Dinheiro Beleza Estilo Entretenimento Girl Power!
Escreva seu texto
Receba nossos e-mails incríveis

Leia temas do seu interesse:

Silvio Santos: mais um ícone brasileiro que teve atitudes machistas

Luisa Rodrigues

Colunista Superela

Mais textos

Nosso querido Silvio Santos é conhecido por ser um dos maiores ícones da televisão brasileira. Dono da SBT e um dos maiores apresentadores que esse país já teve, podemos dizer que ele é quase um ‘queridinho da nação’, por homens, mulheres e crianças. Porém, de uns tempos pra cá, as atitudes dele vêm me chamando a atenção.

Na verdade, tudo começou quando ele resolveu encurralar a jornalista Rachel Sheherazade em pleno troféu imprensa. E esse vai ser um dos exemplos de extremo machismo que o apresentador já cometeu.

Mas, antes de tudo: nossa, agora as feministas não estão poupando nem o Silvio Santos?

Silvio Santos

Não, uai. Nenhuma pessoa deve ser imune quando tratamos de assuntos como racismo, machismo, xenofobia e homofobia, por exemplo. E hoje, infelizmente (digo isso porque gosto do trabalho do cara de verdade), eu tô aqui para listar alguns exemplos de ações de Silvio Santos que provaram que nem mesmo o queridinho da nação consegue fugir das raízes machistas de nossa sociedade.

Acontece que, por ser uma celebridade MUITO famosa, Silvio tem uma influência muito grande, e um lugar de fala que atinge a milhões de brasileiros por dia. E, como sabemos, um dos maiores motivos de propagação de misoginia está nos diálogos que fazemos parte no dia-a-dia, e das opiniões e colocações presentes na mídia, principalmente as de canal aberto. Se ele faz isso de forma consciente ou não, não cabe a mim julgar. E não. Não é porque o cara já teve atitudes machistas que a gente deve ignorar o talento e carisma que ele tem.

O lance aqui  é tentarmos sempre melhorar. Ontem, o machismo era normalzão. Hoje, nem tanto. E amanhã, se Deus quiser, vai ser ainda menos tolerável. Então bora exercitar um olhar mais crítico sobre as coisas e comportamentos do dia-a-dia. Precisamos, também, aprender a olhar para nós mesmos e aceitarmos que não, o ‘mundo não tá muito chato’. A gente é quem tem que aprender a ser melhor mesmo. Então bora lá:

3 vezes em que Silvio Santos foi extremamente machista

1 – O caso Sheherazade

Durante a entrega do Troféu Imprensa 2017, Silvio Santos assediou a jornalista Rachel Sheherazade moralmente, e ao vivo. Para quem não sabe, Sheherazade é conhecida por ter opiniões fortes e delicadas sobre diversos assuntos, e expô-las em rede nacional durante o jornal.

Antes mesmo de receber o prêmio de melhor jornalista da internet, Rachel começou a receber “puxões de orelha” de seu patrão, Silvio Santos. Em resumo, ele afirmou que a jornalista deveria parar de fazer comentários políticos durante o jornal. Ela, sem graça, afirmou que foi contratada para isso, e eis que ele a responde com a seguinte frase: “Não, eu te chamei para você continuar com sua beleza, com sua voz, para ler as notícias, e não dar sua opinião”.

Além disso, ele tentou diminuir ainda mais a jornalista quando comentou que ela tentou um romance com o apresentador Danilo Gentili, mas falhou. Ela, ao responder que é mentira, e que está comprometida, ainda teve que ouvir o seguinte comentário do apresentador:  “ele deixa você trabalhar na televisão? Você merece (o prêmio), e merece ficar quietinha. É melhor pensar no seu novo casamento”.

Vamos lá: eu sou jornalista e, como profissional, não gosto da maneira como Sheherazade conduz seu trabalho. Acho que ela apresenta um discurso de ódio muito forte e grave. Como figura pública, ela deveria medir suas palavras por ser uma grande influenciadora das mídias. Não é à toa que ela ganhou o Troféu Internet de melhor jornalista, ué. Porém, ser humilhada em rede nacional por Silvio Santos não é uma coisa que ela mereça. Nem ela, e nem ninguém.

Mesmo não concordando com a forma como ela conduz seus trabalhos, não posso concordar com frases do tipo “você está aqui pela sua beleza e sua voz. Não pense, apenas leia o que está no teleprompter. É melhor ficar quietinha e pensar no seu futuro casamento”. Fala sério, né? Além de ser mulher, também sou jornalista. Isso poderia ter acontecido comigo tranquilamente.

Sororidade, manas. Empatia, minas. Bom senso, machistas de plantão. E cuidado com suas próprias opiniões, Silvio Santos.

2 – Sobre o 3 em 1 do Teleton: machismo, racismo e gordofobia

Sim. Foi um combo. “Ah, mas ele só estava brincando, o mundo tá muito chato mesmo”. Olha, me desculpe, mas brincadeira tem limites. Durante um bate-papo com um grupo musical de mulheres, Silvio Santos resolveu elogiar Daiane, uma das cantoras. Se eu parasse o caso por aqui, estaria tudo bem, certo? Só que não. Os comentários do apresentador foram os seguintes:  “você é muito graciosa. Embora sendo a única negra entre as brancas, é bonita. É bonita (…) Quem casar contigo vai ter dois prazeres: um na hora do bem bom, e outro na hora em que você sai de cima!”. 

Acontece que Daiane, assim como todas as outras 4 integrantes da banda, pesa em torno de 120 kg. E como a sociedade não perdoa, o resultado foi esse daí. Silvio Santos conseguiu proferir elogios em meio a comentários racistas e gordofóbicos. Talvez ele mesmo não tenha consciência disso, e tudo bem. Afinal, agora ele tem.

3 – Incentivando a rivalidade entre mulheres

Ontem, durante seu programa de domingo, ele perguntou à atriz Giovanna Chaves o motivo de ela estar brigada com Larissa Manoela, também atriz. Giovanna desmentiu o apresentador, e contou que respeita a colega profissionalmente. Não satisfeito, Silvio Santos infere que a suposta rivalidade entre as duas aconteceu porque “uma queria o namorado da outra”. Sem graça, a atriz desmente, mais uma vez, o boato, e diz que ela e o ex-namorado de Larissa Manoela são apenas amigos.

Por fim, Silvio ainda comparou Giovanna a Manoela, colocando os prós e contras de cada uma. Só para vocês terem uma ideia, um dos ‘prós’ de Larissa Manoela é que ela tem um ‘corpo mais desenvolvido’. Bem.. o vídeo fala por si, né.

Enfim…

Silvio Santos

Como já dissemos por aqui, o machismo, muitas vezes, está tão dentro de nós que é difícil percebê-lo. Silvio Santos é um dos meus apresentadores prediletos. Ele tem talento, carisma e me faz rir. Contudo, suas atitudes machistas vêm me assustando um pouco ultimamente. E um dos motivos pelos quais escrevo esse texto é para todos nós aprendermos a ter um olhar mais crítico sobre as coisas.

Não é pra descreditar o cara, boicotar a emissora, parar de assistir os programas dele e nem nada disso. O lance aqui é saber identificar os machismos do dia-a-dia e problematizá-los. E sim, isso é preciso. Muitas vezes eu mesma já fui considerada a ‘chata do rolê’, que problematiza tudo. Mas é assim que, aos poucos, a gente vai fazendo com que as pessoas se tornem cada vez mais tolerantes e respeitosas. Hoje foi a vez do Silvio Santos, semana passada tivemos aí José Mayer e Caio Blat, e sabe-se lá o que teremos amanhã.

O importante é ter.

Luisa Rodrigues

Colunista Superela

Mais textos

Leia temas do seu interesse:

Leia temas do seu interesse:

E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada!

Recebemos seu pedido de cadastro e enviamos a você um email com o link para você confirmar o recebimento dos nossos emails.

Por favor, acesse seu email e click no link de confirmação.


Click aqui para voltar ao site.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
OS MELHORES conteúdos do Superela
uma vez por semana no seu email!
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)