O que você procura?

Quantas vezes você já se perguntou se a tristeza que você estava sentindo era normal? Eu lembro que, por um período da minha vida, eu não entendia muito bem o que estava acontecendo e sentia que, talvez, aquela tristeza toda não era normal. Na minha cabeça, nem passava a ideia de que eu tinha depressão, mas tendo passa por essa experiência eu entendo a importância de ajudar outras pessoas a identificar quando estão apresentando sinais de doenças mentais.

Digo isso porque eu custei a entender que precisava de ajuda e que o que eu sentia não era normal. Ainda bem, eu fiz o tratamento e hoje não sou mais assombrada por esse cachorro preto, mas sei que muitas outras pessoas não sabem os sinais de doenças mentais e nem pensam que possam sofrer delas. Isso me deixa com o coração apertado, porque o suicídio vem crescendo no Brasil, nas últimas décadas, e ele é um resultado direto dessas disfunções.

Este domingo, dia 10, é conhecido como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e é impossível falar sobre suicídio sem abordar os sinais de doenças mentais. Saber como identifica-los, em si mesmo e nos outros, pode ser a chave para a melhora e – literalmente – salvar uma vida.

Vale colocar um ponto de atenção: todo mundo tem dias de insônia, de falta de fome e estresse. Passar por alguns desses sintomas é comum no mundo – o que determina um quadro depressivo, por exemplo, é quando pelo menos três ou mais desses sintomas fazem parte da sua vida diária e impossibilitam você de manter a sua rotina normal. Passar alguns dias tristes ou ter uma semana de sono ruim não qualifica você como uma pessoa depressiva.

Fique atenta a esses sinais de doenças mentais:

1.Você sente uma tristeza que não acaba

É uma sensação de tristeza aparentemente sem motivo e que não tem fim. Você acorda dia após dia se sentindo triste e deprimido. O seu humor, no geral, fica mais deprimido e você passa a ver as coisas com um viés negativo forte: parece que nada está bom, você não tem perspectiva nenhum e nada consegue te animar.

2.Você não tem vontade de fazer as coisas do seu dia a dia

É uma coisa você sentir preguiça de sair da cama no feriado ou quando sabe que o dia vai ser complicado no trabalho. É outra totalmente diferente quando você começa a se sentir tão ansiosa que entrar no metrô se torna uma tortura, você não consegue ficar próximo de multidões ou levantar da cama se torna uma tarefa muito complicada. Você se sente debilitada e sem vontade de fazer qualquer coisa, incluindo pequenas tarefas da rotina, como escovar os dentes ou trocar de roupa.

3.Você tem distúrbios do sono

São períodos de insônia muito aguda ou o oposto: você dorme muito e sente sono o tempo inteiro. São extremos. O sono está muito ligado às questões da mente e refletem um estado de espírito. Não à toa temos dificuldade para dormir quando estamos ansiosas ou nervosas com alguma coisa que vai acontecer. Prestar atenção no seu sono é um ponto importante ao identificar os sinais de doenças mentais.

4.Você tem alteração de peso…

Você perde peso ou ganha alguns quilos sem ter a intenção. É como se você nem percebesse que o seu corpo está mudando de peso até alguém comentar com você ou você perceber que as suas roupas não estão servindo mais.

5….E também de apetite

Falando em peso, o seu apetite também começa a sofrer alguns efeitos: você sente pouca fome, a comida não tem sabor, você não sente vontade de comer nada. Ou, ao contrário, sente uma vontade incontrolável de comer muito o tempo inteiro. Os quadros depressivos e de ansiedade, principalmente, trabalham com esses extremos em relação à comida.

6.Você não consegue se concentrar

O problema de foco é real: você não consegue focar nem nas pequenas tarefas do dia a dia. Você se distrai muito fácil, não consegue manter a concentração por mais do que alguns minutos e fazer qualquer tarefa vira um sacrifício enorme – isso fica muito claro, principalmente, no ambiente de trabalho.

7.Você se sente muito cansada, o tempo inteiro

E é um cansaço sem explicação. Nem dormir 12 horas seguidas faz com que você se sinta recuperada e bem descansada.

8.Você pensa em machucar ou em morrer com frequência

Esse é o principal sinal de alerta de que a sua saúde mental não vai bem. Pensar na morte é algo comum do ser humano – todo mundo pensa que vai morrer um dia. Mas é diferente quando você pensa em se machucar e acabar com a própria vida. Pensamentos suicidas e automutilação indicam uma fragilidade mental em um nível mais avançado e você precisa levar isso a sério. Busque ajuda em alguém que você confia, com um profissional ou disque 141 para falar no Centro de Valorização da Vida.

 

Cuidar da sua saúde mental deveria ter o mesmo peso que cuidar do corpo, e nós só vamos chegar nesse nível se começarmos a levar a sério a forma como nos sentimos no dia a dia. Você não precisa passar por isso sozinha – existem profissionais capacitados que estão dispostos a ajudar com o que você sente.

Não se esqueça que você pode buscar ajuda no CVV, o Centro de Valorização da Vida, discando 141, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se você precisa de mais informações sobre o assunto, vou listar alguns textos que podem te ajudar:

  1. Saiba como identificar um comportamento suicida

  2. Os 13 porquês do suicídio

  3. Teste: você consegue identificar se está com depressão?

 

Este texto foi útil?

Que tal ajudar a gente entender melhor sobre os sinais das doenças mentais? Conta para a gente os sintomas que você teve respondendo a pergunta abaixo!


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)