Receba nossos e-mails incríveis
NOVO App Clube Superela!! ♥
Pergunte e converse anonimamente
Relacionamento Sexo Autoestima Corpo Trabalho&Dinheiro Beleza Estilo Entretenimento Girl Power!
Escreva seu texto
Receba nossos e-mails incríveis

Leia temas do seu interesse:

/ /

O que a superexposição de Kim Kardashian tem a ver com você

Marcela De Mingo

Colunista Superela

Mais textos

A gente pode achar que não, mas, se repararmos bem, a superexposição das mulheres na mídia é quase uma verdade universal. No mundo das celebridades e dos tabloides, não é incomum vermos matérias que dissecam cada detalhe da vida de cada uma das mulheres que são consideradas ‘importantes’ pelos meios de comunicação.

Kim Kardashian, uma das musas de corpo do Superela, passou por uma situação muito traumática na última semana – ela sofreu um assalto a mão armada no seu quarto de hotel – porém, mais importante do que o bem estar da socialite, as pessoas se preocuparam muito com como ela continua incrivelmente rica e bem sucedida.

Como isso se relaciona com superexposição? Por que as pessoas sabem tanto absolutamente tudo sobre ela que até mesmo um caso traumático como esse ganha as redes sociais de forma negativa, de crítica, e não relatando os fatos como são. Se o caso fosse o contrário e isso acontecesse com um homem, com certeza as reações não seriam as mesmas.

O case Jennifer Aniston é válido: a atriz, que vive sendo engravidada sem a sua autorização pelos tabloides mundo afora, tem cada andar seu vigiado e clicado a ponto de qualquer foto em que ela apareça com uma ‘barriguinha’ seja uma desculpa para ela ser chamada de ‘grávida’ pelas revistas.

Toda mulher famosa – os exemplos são tantos que nem cabem nos dedos das mãos – são vigiadas a todo momento pela mídia, como uma forma de reforçar uma ideia de que elas podem ser criticadas e usadas como exemplo para o resto do mundo. É a tal cultura machista que continua colocando o sexo feminino como um objeto perante a sociedade.

Claro, Kim Kardashian trabalha com a sua imagem e tem um reality show que mostra o seu dia a dia, então pode parecer difícil acreditar que ela, também, sofre de superexposição. Porém, mesmo assim ela tem controle sobre o que divide com o mundo, mas isso não impede de os rumores e detalhes mais sórdidos da sua vida serem explorados a todo momento.

Olhas as capas de revista de relança já é o suficiente para perceber como essa ideia é real. Famosas de biquíni, corpos sendo analisados, looks, vida pessoal, tudo gira em torno da imagem da mulher na mídia. Dificilmente uma mulher vira capa de revista por um feito profissional. E dificilmente um ator ganha o mesmo destaque uma mulher no mesmo contexto.

Nessa questão, o feminismo é sim muito importante. Isso porque ele prevê que homens e mulheres sejam vistos como iguais na sociedade e que o sexo feminino não se torno motivo de superexposição ou de análises que desmerecem o seu caráter em prol da sua aparência. Ou ainda que coloque sobre a mulher uma pressão absurda por conta de um padrão de beleza.

Aliás, falando em padrão, essa superexposição é, sim, uma forma de reforçar um tipo de beleza que é considerado ideal pelo todo. Quanto mais colocamos as mulheres nas capas de revistas, sites e Instagrams da vida reforçando que elas são magras, loiras e ricas, mais colocamos no mundo a noção de que todas devem tentar alcançar esse padrão e que só ele é o ‘certo’.

Ou seja, de bom, nada de positivo sai desse tipo de superexposição. Ah, e vale lembrar: quanto mais a gente consome esse tipo de conteúdo, mais ele alimenta a superexposição. O ciclo só continua assim, está na nossa mão mudar essa bagunça toda.

Imagem: Instagram/Giphy

Marcela De Mingo

Colunista Superela

Mais textos

Leia temas do seu interesse:

/ /

Leia temas do seu interesse:

/ /

E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada!

Recebemos seu pedido de cadastro e enviamos a você um email com o link para você confirmar o recebimento dos nossos emails.

Por favor, acesse seu email e click no link de confirmação.


Click aqui para voltar ao site.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)