O que você procura?

Todo mundo, uma vez na vida, já teve uma relação de amizade conturbada. Ou melhor, uma relação de amizade estranha. Você não se lembra como conheceu a pessoa (ou até se lembra), mas os laços foram criados e estão aí.

Só que ela é o tipo de pessoa que faz de tudo pra te jogar pra baixo. Seja de uma forma disfarçada de te dizer que ela é melhor que você em tudo e que você só está ao lado dela para ser inferior, seja jogando seus segredos dolorosos na roda e usando-os contra você para te constranger, seja de outra forma.

Essa pessoa é até bacana pra ir pros rolês e bater um papo sobre coisas levianas. Talvez ela tenha te ajudado em algo na vida e você a mantenha por perto por achar que precisa fazer isso por gratidão, mas ela é o tipo que só te usa para sugar sua energia.

Os encontros com ela são desgastantes, uma verdadeira competição. Ela nunca está realmente interessada em te ouvir e, quando surge algo interessante para fazer, também não lembra de te chamar. Sem você saber, ela exercita o veneno em outras rodas de amigos colocando você em voga, expondo os defeitos que ela acha que você tem, criticando coisas que nunca te disse, transformando a convivência numa grande quinta série.

Pois bem, esse é o tipo de pessoa que você não precisa manter na vida.

Tenha amigos - 1

Eu demorei muito tempo pra perceber isso. Perceber que algumas pessoas podem até ter feito sentido há algum tempo, mas não fazem mais. Além disso, nossos laços de amizade são completamente voluntários, ao contrário dos laços de sangue que, por muitas vezes, nos obrigam a sustentar relações que odiamos por conta da cartilha tradicional.

Não faz o menor sentido que seus amigos te ponham pra baixo quando, na dinâmica da amizade verdadeira, eles deveriam compartilhar com você momentos de compreensão e empatia. Não faz o menor sentido ter na vida pessoas tóxicas que não nutrem o mesmo sentimento de compaixão, identificação e amizade que você. Não faz o menor sentido se deixar levar por pessoas que só aprofundam o buraco de decepção entre vocês, por mais que pareça constrangedor o corte dessa amizade.

O que faz sentido é o afastamento, ainda que gradual. É a percepção de que manter pessoas assim na vida só vai atrair coisas piores pro seu dia a dia. É perceber que nosso humor e percepção do mundo são integrados pelas pessoas que mantemos ao nosso redor e, se somos nós quem as mantemos, nós também podemos afastá-las antes que provoquem grandes estragos na nossa vida.

Imagem: The Vampire Diaries / Reprodução


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)