Receba nossos e-mails incríveis
Amor Sexo Autoestima Corpo Vida Carreira & Finanças Beleza Estilo Vídeos
Escreva seu texto

Leia temas do seu interesse:

/ / / / /

Não quero ter filhos, e isso não é problema seu

Luisa Rodrigues

Colunista Superela

Mais textos

Um assunto hoje chamou minha atenção. A atriz Débora Nascimento, em entrevista para a Marie Claire publicada ainda nessa semana, afirmou não querer ter filhos. E é claro que a pergunta foi no seguinte contexto: você já está casada há 4 anos. Ser mãe está em seus planos? Até aí, tudo bem. Ela respondeu que não, a vida seguiu e tudo certo. Mas aí, minhas caras, aparecem os famigerados comentários no final da entrevista.

Não querer ter filhos é um direito nosso

ter filhos

Um dos comentários mais absurdos que li lá foi o seguinte:

ter filhos

Bem, quer dizer que, se eu não quiser ter filhos, não quero casar? Ter planos com o companheiro envolve, necessariamente, engravidar? Compromisso virou sinônimo de “tem que ter o rebento mesmo não querendo”. Presta atenção numa coisita: não é porque eu tenho um útero, e meu marido tem um pintinho cheio de esperma saudável, que eu sou obrigada a “fazer neném”, beleza? É uma graça que Deus deu a nós? Claro. Mas não usá-la não é pecado algum. É simplesmente uma vontade que deve ser respeitada.

Agora, mais uma pérola: não quer, ou não pode?

ter filhos

Não sei se vocês já perceberam mas, uma mulher que, por alguma situação, não consegue engravidar, se sente “incapaz”. Imagino que deva ser muito sofrido, e nunca na vida desejaria isso a ninguém. Mas ela não é melhor, nem pior, que uma moça que consegue. Não conseguir engravidar, além de ser sofrido, virou motivo de “vergonha”. Uma esposa não pode querer escolher algo tão horrível como não querer ter filhos, né? Na verdade, ela simplesmente não conseguiu, e aí resolveu falar para Deus e o mundo que a escolha foi dela. Me poupe, né. E mesmo se ela fosse estéril, eu nunca vi tantos fiscais do útero na minha vida.

Ela que é a egoísta?

ter filhos

Mulher que não quer ter filhos não AMA, ou é muito EGOÍSTA. Primeiro, mesmo tampando o nomezinho dele, já aviso que quem comentou isso foi um homem, tá? Então, meu querido: cê tem útero? Cê vai ficar carregando neném 9 meses na barriga? Não, né? E ela que é egoísta. Aliás, dependendo do caso, a mãe é quem vai cuidar dos filhos e você vai ficar aí bem na sua.

É claro que não vou generalizar a situação do pai mas, como já está sendo discutido ultimamente, um marido que ajuda a esposa com o bebê não é o super homem, e não merece palmas. Ele não está fazendo mais que sua obrigação.

Entenda: existem vários motivos para não querer ter filhos. Às vezes você acha que não nasceu para ser mãe (porque pasmem, acontece, e não tem nada de errado com isso), ou então não quer passar pelo processo. Querer curtir a vida a dois não é pecado, e a vida do casal também não vai ser menos feliz. Filhos demandam tempo e grana, e se você escolheu tê-los, não dá pra ser uma “mãe lixo” que não olha a criança direito. Tem gente que quer viajar mais, trabalhar sem culpa, e construir uma vida que não seja destinada a cuidar de alguém a não ser de si mesma, e do seu parceiro.

Sem dar pitaco então, por favor

ter filhos

Então.. um recado que eu gostaria de dar aos fiscais da vida alheia é: é você quem tá casado com ela? Ela é sua parente? Ela é você? Não, né. Ok, e ela decidir não ter filhos vai influenciar alguma coisa na sua vida? Não, né? Se você quiser ter filhos, vai ser impedida por um “furacão estéril Débora Nascimento” e vai decidir que agora não quer mais? Bem improvável, né?

E o mais importante: sair por aí xingando ela vai resolver o quê na sua vida? Deixa ela cuidar da família dela que você cuida da sua. Beleza?

Imagem: Pinterest

Luisa Rodrigues

Colunista Superela

Mais textos

Leia temas do seu interesse:

/ / / / /

Leia temas do seu interesse:

/ / / / /

E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!