Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Ser mulher é maravilhoso, mas também tem alguns momentos bem complicados. Principalmente quando se fala em menstruação. Não existe uma mulher no planeta que nunca sofreu de cólicas ou enxaqueca durante o período menstrual, mas é possível que a TPM seja algo mais sério, dependendo dos sinais.

Sentir os seios doloridos ou ter um pouco de mudanças de humor durante a TPM é mais do que normal, faz parte da carga de hormônios que são jogados na corrente sanguínea por conta da menstruação. Mas é sempre bom lembrar que nada em exagero é saudável e se os sintomas estão muito além do normal, é melhor consultar um profissional.

E o que pode ser considerado um sinal de alerta na TPM? A gente explica abaixo:

1.Acne ou crescimento de pelos anormal

Problemas hormonais estão ligados à Síndrome do Ovário Policístico, caracterizada pelo excesso de andrógenos (hormônios masculinos) no corpo. Durante a TPM, essa síndrome causa muita acne antes da menstruação e crescimento de pelos em lugares anormais para uma mulher (como o rosto) ou queda de cabelo em excesso.

2.Menstruações progressivamente mais curtas

Segundo a ginecologista Shahin Ghadir explicou para a Glamour norte-americana, quando a mulher apresenta uma TPM cada vez mais branda e menstruações cada vez mais curtas, é um sinal de perimenopausa – o período que precede a menopausa. Mas quando esses sintomas aparecem em mulheres com menos de 40 anos, podem indicar uma disfunção ovariana prematura – que causa a menopausa antes do tempo.

3.Problemas emocionais que atrapalham a vida

Acredite ou não, mas existe um limite que determina até onde as mudanças de humor durante a TPM são aceitáveis. Se você sente que tem sensações ou emoções que são muito mais complicadas do que o comum, saiba que pode ser um sinal de que você tem algumas disfunções mentais ligadas à TPM. Você pode sentir essas emoções o tempo todo, mas elas se intensificam nesse período. Problemas para dormir, comer, levantar da cama trabalhar indicam depressão, por exemplo, ligada à essa condição.

4.Cólicas ruins demais

Todo mundo já sentiu um pouco de cólica antes ou durante a menstruação. O problema começa quando as dores são fortes de mais e pioram com movimentos do corpo (como andar), náuseas, vômito e até dormência nas pernas, você pode ter endometriose.

5.TPM o mês inteiro

Se os sintomas da sua TPM são comuns, mas começam duas semanas antes do período menstrual ou duram até depois de você menstruar, tenha certeza que eles não são relacionados com a menstruação em si, mas podem ter uma outra causa. Por exemplo, inchaço é normal durante esse período, mas também é um sintoma de intolerância a lactose. Por isso, faça como dizem os comerciais: a persistirem os sintomas consulte um médico.

 

A gente também não cansa de falar sobre a importância de toda mulher consultar um ginecologista periodicamente. Criar esse hábito é importante para diagnosticar qualquer doença logo no começo e garantir as chances de cura. Cuidar do corpo e prestar atenção em como ele reage durante a menstruação é muito importante para a saúde da mulher – é parte de ser empoderada!

Ah, e vale lembrar que, caso você precise de ajuda para anotar os sintomas durante a sua TPM, você pode contar com esses aplicativos incríveis sobre ciclo menstrual.


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)