O que você procura?

Sair de casa é um sonho de muitas de nós. Conseguir a independência, deixar o lar dos pais e construir o seu cantinho no mundo exatamente como você imaginou. Mas não é fácil. Eu mesma percebi isso na prática e ao ver a pergunta de uma das nossas usuárias no Clube Superela, percebi que é uma dúvida de muitas pessoas.

sair de casa

A primeira coisa que você precisa ter em mente ao sair de casa é o quanto você pode se bancar. É claro que isso depende da fase e do porquê você está fazendo essa mudança – não estamos falando aqui de alguém que muda de cidade por causa da faculdade, por exemplo. É importante ter um planejamento financeiro para aguentar o mínimo: pagar o aluguel, as compras de mercado e as contas da casa, para começo de conversa.

Por isso, fique de olho nestas dicas:

1.Crie uma poupança para quando sair de casa

Antes de sair de casa, faça as contas: estime o aluguel, o quanto você vai gastar com luz e água e compras básicas (como alimentação). O ideal é sempre arredondar esse valor para cima. Nessa conta, não entram os gastos que você terá com móveis e eletroeletrônicos, esse dinheiro deve ser pensado como a sua vivência, o seu dia a dia, já fora de casa. Os especialistas dizem que o ideal é você ter o equivalente a três meses de gastos na sua conta, para ficar tranquila nos primeiros momentos pós-mudança e ter um respaldo, qualquer eventualidade.

2.Aprenda alguns hacks básicos

Saber lavar a roupa é o principal. Sem os seus pais por perto e o conforto de não se preocupar com as tarefas de casa, você precisa aprender como fazer essas coisas sozinha. Você não precisa descobrir na marra como bater uma máquina de roupa: peça ajuda antes! Treine antes de fazer a sua mudança e sair de casa, peça a ajuda de quem é responsável por essa tarefa onde você mora atualmente. Vale a pena entender melhor sobre os produtos de limpeza que você vai precisar comprar e quando usá-los.

3.Treine a sua culinária

A tentação de comer miojo todos os dias é grande quando você começa a morar sozinha, assim como pedir comida o tempo inteiro. Mas isso pesa no bolso (e no estômago) e uma hora ou outra você vai querer cozinhar alguma coisa mais saudável do que sanduíches de queijo no tostex. Aprenda como usar uma panela de pressão (não é tão assustador assim) e como fazer algumas receitas básicas: arroz, omelete, um frango grelhado… O resto, você pode aprender na prática (e na marra), mas dá para sair de casa já sabendo alguma coisa para não cair no combo ovo frito com pão sempre que a fome apertar, né?

4.Saiba cuidar do orçamento

Agora, ao invés de gastar todo o seu salário coisas que você quer, você precisa separar uma boa parte do seu dinheiro para cuidar da casa. Isso significa que você precisa cuidar do seu orçamento, não importa como. Pode ser através de aplicativos de finanças, anotando em um caderno no estilo bullet jornal ou de alguma outra forma que funcione para você, mas isso vai se tornar uma necessidade para você conseguir equilibrar os seus ganhos com esses novos gastos.

5.Estabeleça regras

Isso vale para quando você decidir morar com outras pessoas. Divida tarefas de casa, converse sobre o que é legal e o que não é e como as contas serão divididas. Morar com as amigas pode parecer incrível até alguém esquecer de pagar a conta de luz e a energia ser cortada. Mesmo antes do primeiro dia, sente e converse com as suas colegas de quarto ou com o seu parceiro ou parceira e determine o básico para que a convivência funcione bem. E essas conversas precisam ser constates, ok? É normal a vivência trazer novas demandas e pontos a serem trabalhados.

6.Tenha paciência

É um sonho mudar de vez para um casa com a cara do Pinterest: toda decorada e com tudo do jeitinho que você sempre sonhou. Na prática, isso pode levar mais tempo e você vai escorregar bastante até se estabelecer de vez. Talvez você precise pedir ajuda dos seus pais no começo (entenda: pedir dinheiro ou ajuda para pagar algumas coisas), e tudo bem se isso acontecer. Mas fique calma e lide com uma questão por vez. Aos poucos, você se adapta e consegue montar o seu canto como imaginou.

Foto: Reprodução / Sex And The City


Que tal ajudar a nossa leitora, agora que você já sabe o que é preciso para sair de casa?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤