O que você procura?

Todo mundo é ansioso. Na verdade, todos “ficamos” ansiosos antes de algum acontecimento, né? Aquela ansiedade que a gente tem antes de uma prova, antes de uma reunião importante, antes de falar em público. Ela passa e, depois que dá tudo certo, vem a euforia e a sensação de dever cumprido.

Mas este não é o caso do ansioso que você ama. Ele não fica eufórico, muito menos tem a sensação de dever cumprido porque, pra ele, não há trégua. Não há pausas, não há fim – é cíclico.

Primeiro, se ele tem que fazer alguma das coisas daquela lista de cima, é o apocalipse. Segundo, se ele fez (conseguiu!) fazer o que deveria, vai ficar assim: “Ah, fui mal na prova. Tenho certeza!” ou “Estava todo mundo me olhando na reunião, só fiz cagada”. E, sobre falar em público? Impossível, soam as trombetas, o mundo vai acabar!

O ansioso que você ama não “fica” ansioso, ele é, porque aqui a ansiedade não é uma resposta do corpo, é uma doença. E, ao contrário do que pessoas desinformadas pensam, não somos atores, não somos preguiçosos, tímidos ou introvertidos, não “fazemos frescura” e não somos, definitivamente, vítimas. E olha, vou te dizer, isso é muito, muito cansativo.

Você ama um ansioso? Então leia isso aqui! 1

O ansioso vive num estado de vigília constante. As coisas, problemas, situações e afins, têm uma dimensão diferente pra ele. Normalmente, em tempos de crise, enxergamos tudo maximizado e estamos, ao mesmo tempo e simultaneamente (haha), preocupados com o que vamos fazer e preocupados com o que já fizemos.

No meio de toda essa preocupação, vem mais… Preocupação! Daí, ele se preocupa por estar tão nervoso e preocupado. E quando não está preocupado com nada (coisa rara), ele fica preocupado por não estar preocupado! Complicado, né?

Esse estado de atenção permanente não deixa a cabeça descansar. Quando ele acha que vai deitar e conseguir dormir pra recarregar as baterias, vem a insônia (porque a cabeça não para, a cacofonia de pensamentos não o deixa dormir, ele fica olhando no relógio pensando: tenho mais 6 horas para dormir; não, tenho mais 5 horas pra dormir…).

Você ama um ansioso? Então leia isso aqui! 2

Se não é a insônia, falando por mim, são os pesadelos. Ah, sim, vários deles, nos mais elaborados cenários, gente conhecida e desconhecida, todos personificando as preocupações. E aí acordo mais cansada do que quando deitei.

Há pouco estava ouvindo uma música, “Just feel better”, Santana com Steven Tyler. E tem um trecho que diz assim: “Eu tenho a chave da porta, mas ela simplesmente não abre”.

Às vezes, algumas portas não abrem porque não conseguimos encaixar a chave na fechadura. Confesso que já fiz isso de uma forma divertida, há muito tempo, voltando da balada, bêbada e rachando de rir, porque não conseguia acertar o bendito buraco e estava fazendo xixi nas calças.

Confissões à parte, às vezes a porta não abre porque não encontramos a chave perdida. Outras, porque tem muitas no molho e acabamos pegando a errada. Mas uma pessoa ansiosa geralmente está tremendo demais para conseguir encaixar a chave na fechadura. Enquanto isso, ela fica pensando na sua incapacidade, imaginando que deixou o fogo aceso e fantasiando todo o tipo de acontecimento catastrófico.

Você ama um ansioso? Então leia isso aqui! 3

Coisas para não dizer pra um ansioso

  • “Pensa positivo! Vai dar tudo certo!”
  • “Não pensa nisso, não se preocupa!”
  • “Ah, não é tão ruim assim, você está fazendo tempestade num copo d’água.”

Daí vem um e solta a pérola: “Desencana!”
Dizer pra uma pessoa que sofre de transtorno de ansiedade generalizada “desencanar” é acertar o dardo em cheio! Tá feita a má ação do dia.

Você ama um ansioso? Então leia isso aqui! 4

Ok, voltando aos conselhos: ele sabe. O ansioso sabe de tudo isso, provavelmente já ouviu estas recomendações dúzias de vezes e de várias pessoas diferentes. E ele sabe também que, na maioria das vezes, as pessoas dizem com a intenção de ajudar, de levantar o astral, de te por para cima.

Infelizmente, tudo pode ser dito na melhor das intenções, mas não funciona. Tipo, uma luz se acende e o ansioso indaga: “Oh, porque não pensei nisso antes?”! Acredite, ele pensou. E pensou em muitas coisas, infinitas coisas, e essas coisas acabam (também) fazendo parte da sua vasta coleção de preocupações.

Não tem um botão on/off pra desligar a crise.

Então, não diz nada, espera a tempestade passar. Ou fala, simplesmente: “você é um chato, mas eu te amo e estou aqui”.

Imagem: Pexels


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)