O que você procura?

O título da postagem pode parecer estranho, mas ele se originou de uma reflexão oriunda da minha própria imagem mais especificamente dos meus seios pequenos.

Como muitas garotas, lá pelos 11-12 anos minha mãe achou que eu deveria começar a usar sutiãs. Passei a utilizar aqueles de algodão para ir à escola e sair por aí. Minhas tias diziam que eu se eu não os usasse meus seios ficariam caídos e feios, e que os meninos iriam rir de mim.

seios pequenos

Tradução: Gorda! Feia!

E então o medo se instalou.

Aos 15 conheci o constrangimento. Minhas amigas todas já tinham seios medianos e grandes e eu… nada. Então os apelidos começaram a vir: tábua, despeitada, etc. Passei a colocar papel higiênico dentro dos sutiãs e só queria usar os de bojo. Quando minha mãe me comprava sutiãs de pano, era uma afronta a mim. Eu os deixava no fundo da gaveta e não os usava de jeito algum.

Eu sempre fui magra, embora minha mãe e tias tivessem seios de tamanhos razoáveis, eu não os tinha e nem chegaria a ter (digo isso porque agora com 19 meu tamanho do sutiã não se alterou em nada praticamente). Isso me causou uma insegurança tal que fazia com que eu me sentisse menos mulher, menos feminina e menos desejada. De fato, eu nunca fui o maior objeto de desejo dos garotos da minha sala, que era o que eu almejava quando era mais jovem.

De quatro para cá comecei um processo de aceitação maciço de mim mesma.

Mudei as roupas, os gostos. Comecei a usar batons escuros aceitando o tamanho dos meus lábios, que sempre quis que fossem menores. Furei o nariz que sempre achei feio, cortei o cabelo que na minha cabeça aos 15 anos era a única coisa bonita em mim.

Mas ainda existia o problema dos seios pequenos. Ah, como isso me incomodava. Até que um dia desses estava me arrumando e olhei para aquele acessório: o sutiã. Eu definitivamente não queria usá-lo. Me deu uma preguiça de colocá-lo naquele calor desgraçado, então me perguntei por que estava me obrigando a isso? Por que eu deveria usá-lo? A quem estava ofendendo se não o usasse?

Resolvi sair sem ele e foi um ótimo dia.

seios pequenos

Confortável e mais fresco, não pela falta do sutiã, mas pela quebra de uma barreira que eu sempre tive. Meus seios pequenos eram lindos. Afinal, qual era o problema em ter seios pequenos? Por que deveria querer adequar meu corpo a um padrão estético? O que era tão feio ali?

Não estou criticando quem faz uso de procedimentos estéticos para o aumento dos seios ou quem usa sutiã há-há-há. Apenas quero fazer uma reflexão sobre nosso próprio corpo e quem é que o dono deles de fato.

Você não é obrigada a fazer nada para ser mais aceitável aos olhos de ninguém!

Você não precisa ser magra, ter seios grandes ou um bundão para ser bonita aos olhos de outra pessoa. O mais importante é ser bonita para si mesma!

A única coisa que você precisa é olhar para si mesma e se amar. E se amar de uma maneira que ninguém mais vai te amar. Não se engane achando que esse é um processo rápido e indolor, vai doer e talvez nem todo mundo irá te apoiar nisso. Tem dias que você vai se odiar e todas as inseguranças vão parecer dez vezes maior!

Mas é um processo sem volta. Quando tomamos posse de nós mesmas, ninguém é mais capaz de nos fazer de território.

Imagem: visualhunt


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)